Analytics / Big Data Google Cloud

Bigtable: armazenamento de dados para grandes cargas de trabalho

Escrito por Jéssica Cruz

Sua empresa precisa realizar o armazenamento de dados e analisar grandes cargas de trabalho na nuvem? O Bigtable, do Google Cloud, pode auxiliar na gestão de dados! 

O Bigtable é um banco de dados NoSQL escalonável e totalmente gerenciado para grandes cargas de trabalho analíticas e operacionais. Pode ser dimensionado para bilhões de linhas e milhares de colunas, permitindo armazenar terabytes ou até petabytes de dados.

Não é à toa que o Bigtable alimenta produtos do Google usados ​​por bilhões de pessoas, como Search e Maps. Sua empresa também pode utilizá-lo para armazenar e consultar seus dados, incluindo dados financeiros e de marketing, bem como séries temporais. Essas últimas são importantes para uso de dados em Intertet of Things (IoT), mercado orientado à conexão e dispositivos inteligentes. 

Se você tem em vista o armazenamento de dados e análises de grandes cargas de trabalho, o Bigtable é o caminho. Entenda a seguir como funciona este serviço do Google Cloud ajuda a impulsionar a estratégia de dados em sua organização.

O que é o Bigtable?

O Bigtable é um armazenamento de valores-chave que oferece suporte a alta taxa de transferência de leitura e gravação em baixa latência. Suporta milhões de solicitações por segundo.

Se você precisa aumentar as consultas por segundo, basta adicionar mais nós. O Bigtable é uma fonte de dados ideal para operações de estilo MapReduce e integra-se facilmente com ferramentas de big data existentes, como Dataflow e Dataproc para facilitar o trabalho de sua equipe de dados. 

O serviço também suporta padrão de API HBase de código aberto. Para começar, basta planejar o esquema com consultas e projetar uma chave de linha. Depois disso, crie uma instância do Bigtable usando a ferramenta CLI cbt

No Bigtable, você grava os dados uma vez e ele replica automaticamente onde necessário com consistência eventual, dando aos times de dados o controle para alta disponibilidade, isolamento de leitura e escrita de cargas de trabalho.

Quando usar o Big Table?

Os dados apresentam novos desafios aos programadores que necessitam torná-los acionáveis para os negócios das empresas. Mas como escolher um banco de dados, especialmente quando você está lidando com grandes quantidades de dados?

Suponha que um desenvolvedor precise construir um aplicativo de música que visa recomendar músicas aos seus usuários com base no que eles ouvem. O app pode simplesmente recomendar as melhores músicas aos usuários de acordo com gênero que eles mais ouvem, mas e se quiser ir além fornecer recomendações mais personalizadas utilizando machine learning? Esta poderia ser uma oportunidade para esse app se tornar um sucesso. 

Porém, a escala dos limites de seu banco de dados existente pode ser um desafio para o desenvolvedor, visto que é necessária uma enorme quantidade de dados para alimentar o algoritmo de personalização de música.

Um banco de dados que pode ser facilmente dimensionado permite muitas leituras e gravações por segundo com baixa latência. Assim, o Bigtable, um serviço totalmente gerenciado do Google Cloud, entra em ação! 

Este banco de dados NoSQL totalmente gerenciado e escalonável horizontalmente é projetado para suportar grandes cargas de trabalho analíticas e operacionais. Além disso, é otimizado para aplicativos que exigem muitas leituras e gravações por segundo, baixa latência e desempenho em escala.

Principais vantagens do Bigtable para o armazenamento de dados

Rápido e alto desempenho 

Suporta muitas leituras e gravações com a capacidade de realizar milhões de solicitações por segundo. É capaz de fazer isso com baixa latência na ordem de milissegundos. Uma aplicação potencial para o Bigtable poderia coletar dados globais sobre a qualidade do ar de milhares de sensores, por exemplo. O serviço consegue lidar com uma enorme taxa de transferência e tem o poder de ler esses dados de forma rápida e confiável.

Banco de dados altamente escalável

A taxa de transferência pode ser ajustada dinamicamente adicionando ou removendo nós. No Bigtable, um nó é um conjunto de recursos de computação que fornece até 10.000 consultas adicionais por segundo. Não há tempo de inatividade quando alterado o número de nós, permitindo escalar facilmente para atender às demandas de um lote grande de carga de trabalho e reduzi-la quando estiver concluída. 

Esta escalabilidade permite armazenar até petabytes de dados, o que pode ser útil se seu aplicativo estiver crescendo rapidamente e você precisar elevar a capacidade para atender os novos usuários. 

O Bigtable também trabalhar com replicação, onde uma instância pode ter clusters em até 8 regiões diferentes, garantindo a disponibilidade virtualmente ininterrupta, além da possibilidade de cada zona receber cargas de trabalho específicas.

Integração facilitada com ferramentas de big data

Com o uso do Bigtable para o armazenamento de dados, sua empresa conta com suporte para o padrão de API HBase de código aberto, facilitando a integração com o ecossistema Apache, incluindo Beam, Hadoop e Spark. Também se integra com outros produtos de big data do Google Cloud, como BigQuery, Dataflow e Dataproc.

Crie uma cultura orientada por dados e impulsione sua Jornada de Transformação Digital com a Geoambiente! Transforme-se numa empresa com Cultura Data Driven, onde a ciência de dados e analytics fazem parte da estratégia global e da cultura do negócio.

Nosso time é composto por especialistas certificados, sempre atualizados sobre os recursos, tecnologias e novos lançamentos do Google. Estamos presentes em todas as fases do projeto, desde a recomendação da API ideal, passando pela implementação e uso da plataforma até o acompanhamento de suporte mensal.

image-2

A Geoambiente é parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem. Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público).

Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio. Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.

Fale com os nossos especialistas

Sobre o(a) autor(a)

Jéssica Cruz

Data Engineer
Com formação em Banco de Dados e Certificação Google Professional Data Engineer, é especialista em engenharia e pipelines de dados, análise de dados e desenvolvimento de modelos de machine learning. 

Deixe um Comentário