Analytics / Big Data Google Cloud

Business Intelligence: entenda o que é e como implantar

Uma pessoa trabalhando em um laptop com um gráfico na tela que indica a adoção de Business Intelligence.
Escrito por Jéssica Cruz

Business Intelligence, conhecido pela sigla em inglês “BI”, é o primeiro estágio de evolução de uma empresa no uso dos dados no ambiente corporativo. Muito se fala que os dados são o novo “petróleo”, porém, as organizações são apenas capazes de tomar decisões com base em dados e serem mais assertivas depois de “organizar a casa”, como explicaremos adiante.

Mas por que o Business Intelligence se tornou tão importante para as empresas? Essa explicação passa pela evolução do Big Data, há 15 anos, um conceito fundamentado nos 3 V’s: volume (enormes quantidades de dados), variedade (dados estruturados e não estruturados) e velocidade (agilidade de processamento).

A partir do momento que as tecnologias avançaram para permitir que as organizações tivessem acesso a dados internos e externos, as equipes de negócios passaram a contar com ferramentas open source disponibilizadas na nuvem. Com isso, os times de negócio podem agora tomar decisões mais inteligentes com base em dados!

Os dados passam a ser democratizados entre os diversos departamentos, que agora podem realizar análises por meio de ferramentas de BI que acessam diretamente a base de dados corporativa. Marketing, compras, RH, insumos, enfim, todos os departamentos podem usar as técnicas e ferramentas de BI para serem mais estratégicos. 

Confira mais detalhes sobre o que é o Business Intelligence, como implantá-lo e como as ferramentas do Google Cloud se destacam no mercado!

O que é o Business Intelligence?

O Business Inteligence, ou Inteligência de Negócio, é uma prática que mescla coleta, tratamento e análise de dados, bem como o uso de ferramentas de visualização de dados para auxiliar as empresas com a tomada de decisões mais estratégicas e assertivas.

O processo de coletar, tratar e interpretar dados internos e externos permite extrair insights valiosos para os negócios. O objetivo é analisar grandes quantidades de dados para levar a decisões mais rápidas e precisas. Para isso, são aplicadas técnicas avançadas estatísticas e matemática, que possibilitam que os dados sejam interpretados para identificar padrões, tendências e correlações.

Estas análises são cada vez mais importantes para apoiar as empresas a compreenderem aspectos passados do mercado para a tomada de decisões no futuro, conseguindo prever cenários. Isso permite tomar decisões com menos riscos e mais assertividade, maximizando resultados na otimização de processos, eficiência operacional e conquista de vantagem competitiva. Dessa forma, as empresas se tornam data-driven, ou seja, direcionada pelos dados!

Como implementar o Business Intelligence?

Os dados muitas vezes vêm de fontes desintegradas, sendo que muitos estão em planilhas sem padronização. Esse cenário aumenta o tempo para gerar relatórios e visualizações, levando a decisões com menos clareza e fora do prazo esperado. 

Uma vez que os dados (estruturados ou não) estão organizados em um data warehouse, eles se tornam acionáveis. Isso quer dizer que as informações dos diversos departamentos da sua empresa, bem como dados externos, estarão disponíveis em um só lugar. 

Para tanto, é necessária também uma infraestrutura escalável e flexível, como ambientes na nuvem, que permitam o armazenamento e acionamento de dados por todos os atores de uma empresa. Assim, podemos dizer que o cloud computing viabiliza a aplicação do business intelligence em uma organização, a fim que as decisões sejam mais assertivas com base nos insights extraídos em tempo real a partir de dados. 

Se sua empresa já conta com um data warehouse, é possível extrair informações desses dados. Eles podem ser acionados a partir desse local centralizado, mesmo que  as fontes sejam diversas. Mas ainda há outras etapas seguintes para extrair o máximo de valor dos dados, desenvolver relatórios eficazes e fornecer a autonomia para os times de negócio sempre que precisarem acessar essas informações. 

Para avançar nessa jornada de maturidade analítica, ou seja, extrair valor dos dados, é necessária uma solução de Business Intelligence (BI). Trata-se de uma solução de coleta, tratamento e análise de dados. Essa ferramenta de BI fornece agilidade para que departamentos como marketing e comercial consigam analisar dados para tomar decisões. 

Vamos ao exemplo: por meio da solução de BI o departamento de marketing pode analisar dados sobre as campanhas por meio de relatórios e definir orçamentos e prioridades para as próximas ações.

Soluções de Business Intelligence (BI) do Google

A implantação de uma solução de BI permite que as informações sejam automatizadas. Assim, os dados podem ser acionados a qualquer momento pelos times de negócios por meio dessas soluções, que permitem a elaboração de relatórios de forma autônoma, sem depender da TI.  Portanto, há acesso democrático e fácil aos dados e melhores insights podem ser extraídos. 

Se você quer inovar e diferenciar sua empresa a partir dos dados, o Google oferece ferramentas poderosas de Business Intelligence. Confira dois exemplos de vantagens oferecidas por essas ferramentas:

– Ampliar a experiência do usuário de BI e transformar seus processos de negócios, permitindo uso eficiente de dados para informar ou automatizar sua tomada de decisão;

– Adaptar aplicação de BI conforme a estratégia de dados da sua empresa avança, contando com soluções escalonáveis, nativas da nuvem que permitem reagir rapidamente às mudanças nos requisitos. 

Forneça dados oportunos e confiáveis para potencializar experiências personalizadas para todas as partes da sua empresa! Conheça as soluções de BI do Google Cloud:

Looker

O Looker é uma plataforma de Business Intelligence (BI) que oferece suporte a diversas fontes de dados e métodos de implantação. Este recurso de visualização de dados da Google Cloud Platform (GCP) possibilita:

 – Tomada de decisões otimizadas: analise, visualize e tome decisões com base em insights confiáveis e atualizados. Tome decisões mais fundamentadas com uma arquitetura moderna no banco de dados e uma poderosa camada semântica que oferece métricas regidas em tempo real.

– Fontes integradas de dados: aproveite uma plataforma com integrações pré-criadas e APIs robustas para fornecer dados regidos por toda a organização, com insights integrados, fluxos de trabalho baseados em dados e aplicativos personalizados.

– Fluxos de trabalho baseados em dados: otimize processos de negócios e aumente a eficiência com fluxos de trabalho baseados em dados que podem simplificar e automatizar tarefas repetitivas anteriormente.

O Looker também oferece um forte controle e governança de dados, com a possibilidade de controlar o acesso aos dados entre os diferentes setores de uma empresa e de apoiar o autoatendimento, através do seu self-service Analytics.

Looker Studio 

O Looker Studio é uma solução de BI de autoatendimento com uso simplificado que permite relatórios e análises. É compatível com mais de 800 fontes de dados com um catálogo de mais de 600 conectores, descomplicando exploração de dados de diferentes fontes com apenas alguns cliques sem precisar de TI. Além disso, a versão básica do Looker Studio é gratuita.

Com esta solução, você pode visualizar seus dados de centenas de fontes por meio de gráficos, tabelas e relatórios altamente configuráveis ​​e compartilhar suas descobertas com sua equipe ou com o mundo.

BigQuery

O BigQuery é uma solução de big data do Google Cloud que vem revolucionando o Business Intelligence. Este data warehouse é utilizado por inúmeras empresas para analisar grandes massas de dados. Dispensa o uso de servidor e oferece análises em escala de petabytes para facilitar consultas SQL em grandes conjuntos de dados graças ao poder de processamento da infraestrutura do Google. Elimina a etapa de provisionamento de recursos, além de utilizar infraestrutura sem servidores oferecida pelo Google.

Utiliza escalonamento automático e agiliza o streaming de dados. Com ele, os analistas de dados podem se concentrar na análise para identificar visões relevantes para os negócios, sem precisar gerenciar a infraestrutura. Assim, o BigQuery é um serviço gerenciado, todo o trabalho pesado fica por conta dele. No fim do dia, sua empresa consegue utilizar dados com velocidade para extrair insights e conduzir o negócio com mais agilidade e eficiência, tomando ações imediatas.

Como a Geoambiente pode ajudar a impulsionar o BI na sua empresa?

A Geoambiente é Parceira Premier do Google há 10 anos. Apoiamos organizações de diversos segmentos a impulsionarem seus negócios a partir do Google Cloud. 

Ajudamos sua empresa a mapear as diversas fontes de dados disponíveis, sejam fontes internas, como bancos de dados de aplicações internas, e fontes externas, como dados de ferramentas de marketing, sistemas de terceiros, etc. 

Com base nessas fontes, realizamos um mapeamento que visa descobrir o uso dos dados nas diferentes áreas, de modo a oferecer soluções baseadas na nuvem do Google para desenvolver a maturidade analítica do cliente.

As soluções envolvem criar pipelines para juntar e organizar dados provenientes de diferentes fontes, implementação de governança de acesso aos dados e definição de ferramentas apropriadas para acesso em diferentes contextos. Esse último passo é fundamental no contexto empresarial, uma vez que há áreas técnicas que podem fazer consultas mais complexas e outras áreas que necessitam de ferramentas de visualização mais amigáveis, com dashboards prontos. 

Conte conosco para impulsionar a sua jornada de dados! Que tal começar agora?

image-2

A Geoambiente é Parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.


 Fale com nossos especialistas

Conteúdo recomendado:

Sobre o(a) autor(a)

Jéssica Cruz

Data Engineer
Com formação em Banco de Dados e Certificação Google Professional Data Engineer, é especialista em engenharia e pipelines de dados, análise de dados e desenvolvimento de modelos de machine learning. 

Deixe um Comentário