Análise GeoEspacial ESG

Certificações ESG para o mercado de biocombustível

Um carimbo de borracha com as palavras ESG - ambiental, social e governamental.

O mercado internacional de biocombustível está cada vez mais comprometido com uma transição energética baseada na adoção de fontes renováveis, limpas e sustentáveis. Para ampliar oportunidades de exportação, produtores e usinas de cana-de-açúcar devem se adequar a esses rigorosos padrões por meio de certificações de ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance).

Diante disso, as grandes produtoras e processadoras de cana-de-açúcar brasileiras estão investindo na obtenção dessas certificações. Elas atestam a produção de  biocombustível com menos emissões de gases de efeito estufa e comprometimento com a agenda socioambiental. 

As certificações abaixo são uma forma de atestar o trabalho e comprometimento de usinas e produtores com foco em sustentabilidade e a chancela para conquistar mercados importantes. A Geoambiente, empresa especializada em serviços de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, oferece consultoria às maiores empresas do setor sucroenergético do Brasil para apoiar no processo de certificação. 

Certificações ESG para bioenergia e biocombustíveis sustentáveis

RFS-2/EPA (Estados Unidos)

Trata-se de um programa americano de padrão de combustível renovável (Renewable Fuel Standard – RFS) para diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e impulsionar o setor de combustíveis renováveis do país, diminuindo a dependência do petróleo importado. Uma das regras do programa exige que o biocombustível não pode ser oriundo de culturas em áreas de desmatamento. 

Não se trata especificamente de uma certificação, mas de um programa que autoriza embarques no país somente de navios com etanol acompanhados de um relatório contendo material cartográfico  com as evidências de que aquele biocombustível não está relacionado às áreas  de desmatamento.

  • Serviço oferecido pela Geoambiente: evidenciar que não houve conversão de vegetação para cana-de-açúcar após a data limite por meio de mapas com base em imagens de satélite.
  • Mudança do Uso do Solo: data limite de conversão 19/12/2007
  • Produtos  oferecidos pela Geoambiente: relatório em inglês com mapas de uso do solo anteriores a dezembro de 2007

CARB (Califórnia)

O mercado de combustíveis da Califórnia (EUA) possui uma legislação ambiental extremamente rigorosa. A CARB (California Air Resources Board) é a agência governamental da Califórnia responsável por estipular regras para controle de poluição atmosférica. 

O programa CARB possui uma metodologia específica para cálculo da intensidade de carbono (CI) do biocombustível comercializado, que estima a emissão de gases de efeito estufa por litro de combustível até o desembarque na Califórnia. Uma das regras do programa exige que não haja queima de cana-de-açúcar na colheita para produção do etanol. 

  • Serviço oferecido pela Geoambiente: evidenciar que não houve colheita com queima de cana-de-açúcar.
  • Mudança do Uso do Solo: ausência de colheita com queima no talhão, no ano safra.
  • Produtos oferecidos pela Geoambiente: mapas de talhões sem evidências de queimada no ano safra de interesse.

ISCC (Europa)

A norma ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) é reconhecida no mercado europeu e define critérios vinculativos de sustentabilidade para a produção de bioenergia e biocombustíveis a partir da biomassa. A certificação ISCC garante que empresas e produtores de energia utilizem somente biomassa sustentável para a produção de energia.

De acordo com ISCC, a biomassa sustentável trata-se da biomassa líquida ou gasosa utilizada para produzir eletricidade e combustíveis. Ela também é sustentável se produzida a partir de matérias-primas agrícolas, ou resíduos de madeira, ou da agricultura. Na Alemanha, a definição é feita pelo BioSt-NachV e pelos requisitos do RED II. A certificação ISCC vale para todos os tipos de biomassa e bioenergia, bem como produtos derivados de  biomassa.

Serviço oferecido pela Geoambiente: evidenciar que não houve conversão de vegetação para cana-de-açúcar após a data limite. 

Mudança do Uso do Solo: data limite de conversão 08/01/2008

Produtos oferecidos pela Geoambiente:

  • Mapas do Uso do Solo de 2007.
  • Mapas atuais de Uso do Solo.
  • Relatório técnico com dinâmica de conversões e evidências de não supressão de área.
  • Limites dos talhões conforme o ISCC entregues no formato KML/KMZ.

METI (Japão)

A certificação autoriza a comercialização de etanol no Japão, de acordo com critérios definidos pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria (Ministry of Economy, Trade and Industry do Japão – METI). Os parâmetros de análises da certificação são desmatamento de vegetação e supressão de pastagem natural e/ou pastagem de alta biodiversidade.

  • Serviço oferecido pela Geoambiente: evidenciar que não houve conversão de vegetação ou pastagem para cana-de-açúcar após a data limite.
  • Mudança do Uso do Solo: data limite de conversão 01/04/2012
  • Produtos oferecidos pela Geoambiente:
    Relatório em inglês com mapas de uso do solo anteriores a abril de 2012 

Geoambiente: sua parceira nas certificações de ESG

A Geoambiente oferece diversos serviços de Sensoriamento Remoto agrícola para as empresas que buscam obter certificações ESG para atuar em importantes mercados internacionais. Conheça nossos serviços:

  • Certificação ambiental para a agroindústria: análises ambientais para suportar os processos de certificação na agenda ESG. Fornecemos relatórios, análises espaciais e mapas para as mais diversas certificações.
  • Monitoramento agrícola: monitoramento de soja e milho a partir de imagens de satélite, com identificação de data de plantio e alertas de senescência e de colheita. Monitoramento de cana-de-açúcar e determinação de idade e soca por Sensoriamento Remoto e computação em nuvem.
  • Serviços florestais:  inteligência artificial e detecção de mudanças, mapeamento de florestas plantadas e determinação de idade de plantio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa na jornada das certificações ESG, entre em contato com os nossos especialistas.

 

image-2

Com mais de 25 anos de experiência em projetos de Análise Geoespacial e Sensoriamento Remoto, a Geoambiente realiza as análises ambientais para suportar os processos de certificação e de comprovação de elegibilidade ambiental aplicados à produção das culturas de cana-de-açúcar, milho, palma-de-óleo, soja, algodão e outras oleaginosas.

Nossa experiência e processos automatizados resultam na capacidade de processar grande volume de dados com alta performance e em curto prazo.

 

Fale com os nossos especialistas

Sobre o(a) autor(a)

Ana Carolina Rezende

Engenheira Agrônoma com Mestrado em Sensoriamento Remoto e especialização em Agronegócios e Inovação Tecnológica. Especialista em projetos e certificações ambientais.

Deixe um Comentário