Notícias e Tecnologia

Waze para prefeituras: como otimizar a mobilidade urbana

Mobilidade urbana
Escrito por Thiago Sailer

Diante da emergência das mudanças climáticas, as cidades terão que lidar cada vez mais com eventos climáticos extremos, como chuvas intensas que podem ocasionar enchentes, alagamentos e riscos geológicos. Nesse contexto, a inteligência de geolocalização tornou-se uma grande aliada dos governos para enfrentar desafios climáticos e melhorar a mobilidade urbana.

O Waze, aplicativo de mobilidade do Google, ajuda a minimizar os impactos das enchentes na vida da população. O app tornou-se uma importante ferramenta para os motoristas que precisam driblar os riscos trazidos por chuvas intensas no trânsito.  

Dessa forma, diversos governos e prefeituras pelo mundo vem fechando parcerias com o Waze para ajudar a informar a população, trazer mais segurança no trânsito e otimizar a mobilidade urbana. É a tecnologia de geolocalização entrando em cena para ajudar órgãos públicos a tornarem as cidades mais sustentáveis e resilientes. 

 

Parceria entre Waze e Estado de São Paulo: mobilidade urbana na palma da mão

Um exemplo de como a tecnologia de geolocalização pode ajudar no planejamento e mobilidade das cidades brasileiras é a parceria fechada entre o governo do Estado de São Paulo com a plataforma Waze. O intuito do acordo é viabilizar a emissão de alertas sobre pontos de alagamento na plataforma de mobilidade utilizada por inúmeros motoristas no estado, garantindo a mobilidade urbana. 

Os motoristas paulistas agora contam com uma nova ferramenta para se locomoverem com mais eficiência no trânsito. Por meio do app de mobilidade, eles recebem alertas de pontos de alagamento nas vias de todo o Estado. A iniciativa é resultado de uma parceria do Governo de SP, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, e Waze. 

Funciona assim: o alerta é mostrado para os condutores que utilizam o Waze caso eles tentem atravessar uma área inundada. Assim, eles podem escolher se querem mudar a rota ou continuar dirigindo no mesmo trajeto. Com isso, os cidadãos passam a receber informações em tempo real sobre a situação de risco iminente, ajudando na prevenção e na redução dos danos causados pelos desastres. 

De acordo com o governo estadual, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil informa a central do aplicativo sobre as áreas de incidência de chuvas. Isso possibilita  a emissão de alertas automáticos aos usuários, que podem ver as informações de emergência sobre as rotas afetadas por excesso de precipitações na tela do celular.

Parcerias como essa serão cada vez mais essenciais para promover mais qualidade de vida aos cidadãos e tornar as cidades mais seguras para todos. Desse modo, a tecnologia geoespacial torna-se uma ferramenta para ajudar os governos a prestarem melhores serviços aos usuários e melhorar a mobilidade urbana.

 

image-2

A Geoambiente é Premier Partner do Google há mais de 10 anos, com mais de 1000 clientes atendidos e projetos desenvolvidos. Nosso time é composto por especialistas certificados, sempre atualizados sobre os recursos, tecnologias e novos lançamentos do Google.

 

 

Conheça a o nosso trabalho

 

Sobre o(a) autor(a)

Thiago Sailer

Head de Google Maps
Formado em Geografia e especialista em gestão comercial para as soluções da Google Maps Platform.

Deixe um Comentário