Analytics / Big Data Google Cloud

Dataplex: o que é e como pode ajudar na gestão de dados

Escrito por Jéssica Cruz

Sua empresa quer construir uma plataforma de análise de dados flexível, inteligente e segura? O Dataplex, malha de dados inteligente do Google Cloud, ajuda as empresas a distribuir dados em data lakes, data warehouses e data marts otimizando a gestão de dados.

A plataforma é ideal para organizações que buscam atender a um conjunto diversificado de usuários que precisam de dados disponíveis em várias ferramentas para análise e machine learning.  Esse cenário é extremamente difícil de gerenciar, pois o desafio está em administrar as conexões entre todas essas ferramentas de análise, replicar critérios de governança e segurança e equilibrar vários modelos de preços. 

Se você tem em vista impulsionar suas análises, o Dataplex é ideal! Entenda a seguir como funciona o recurso e como ele ajuda na gestão de dados.

Dataplex: o que é e como funciona?

O Dataplex é uma malha de dados inteligente que pode ajudar sua companhia a unificar a distribuição de dados, automatizar a gestão de dados e potencializar análises em escala. Assim, é possível padronizar e unificar políticas de segurança de metadados e a classificação de dados para controles consistentes em dispositivos de armazenamento e inteligência de dados usando os melhores recursos de IA e ML do Google.

O recurso também ajuda a automatizar a descoberta de dados, coleta de metadados, gerenciamento do ciclo de vida e qualidade dos dados. Isso torna os dados acessíveis com segurança para análise e aplicação de data science por meio de uma variedade de ferramentas nativas e de código aberto do Google Cloud. Independente de onde os dados estejam, o Dataplex oferece uma visão única para organizar a curadoria segura e analisar seus dados.

Ao mesmo tempo, o Dataplex propicia a flexibilidade de armazenar dados onde se achar adequado e permite usar as melhores ferramentas de análise para o trabalho. Ou seja, você não precisa mais construir ou gerenciar a estrutura que mantém sua plataforma de análise de dados unificada.

Por que usar o Dataplex?

Os dados das empresas estão distribuídos entre data lakes, data warehouses e data marts. Com o Dataplex, sua equipe de dados pode:

  • Descobrir e selecionar dados;
  • Centralizar sem movimentar os dados;
  • Organizar os dados de acordo com necessidades; 
  • Gerenciar, monitorar e controlar dados de forma centralizada;
  • Padronizar e unificar metadados, políticas de segurança, governança, classificação e gerenciamento do ciclo de vida de dados, mesmo que os dados estejam distribuídos.

Recursos oferecidos pelo Dataplex

Governança unificada: padronização e unificação de metadados, políticas de segurança, governança e classificação de dados para consistência nos dados distribuídos.

Descoberta simplificada de dados: automatização na descoberta de dados, da classificação e do enriquecimento de metadados de dados estruturados, semiestruturados e não estruturados, armazenados no Google Cloud e em outros locais, com inteligência de dados integrada. 

Organização de dados e gerenciamento do ciclo de vida: organização lógica de dados que abrangem vários serviços de armazenamento em domínios específicos para empresas usando data lakes e zonas de dados do Dataplex. Com um clique é possível gerenciar, organizar, classificar e arquivar seus dados. 

Segurança e governança centralizadas: gerenciamento de políticas centrais, monitoramento e auditoria para autorização e classificação de dados em silos de dados. Simplifique a propriedade de dados com monitoramento e governança globais. 

Qualidade de dados e linhagem integradas: automatização da qualidade de dados em dados distribuídos e acesso a dados confiáveis. Utilize a linhagem capturada automaticamente para entender, rastrear dependências e resolver problemas de dados com eficácia. 

Linhagem de dados de ponta a ponta: compreenda facilmente de onde vêm seus dados e as transformações pelas quais eles passam. Processado automaticamente para fontes de dados do Google Cloud e extensível para fontes de dados de terceiros.

O Google Cloud oferece diversos recursos, como o Dataplex, para impulsionar o uso de dados em escala e aplicação da IA em sua empresa. Veja também como soluções como Duet AI, BigQuery, Looker, Spanner ajudam a democratizar a IA na sua companhia!

image-2

A Geoambiente é parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem. Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público).

Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio. Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.

Fale com os nossos especialistas

Sobre o(a) autor(a)

Jéssica Cruz

Data Engineer
Com formação em Banco de Dados e Certificação Google Professional Data Engineer, é especialista em engenharia e pipelines de dados, análise de dados e desenvolvimento de modelos de machine learning. 

Deixe um Comentário