Analytics / Big Data Google Cloud

Looker: conheça a ferramenta de BI do Google e como usá-la

Apresentação de gráficos e tabelas que simbolizam o Looker, ferramenta de BI do Google
Escrito por Karen Ferraz

A grande maioria das empresas não possui times de cientistas de dados e, sim, analistas altamente qualificados que conhecem os dados. Para permitir que qualquer pessoa analise, explore e crie visualizações de dados e as compartilhe com um simples link, a Plataforma Google Cloud oferece o Looker, recurso de BI do Google que proporciona análises intuitivas e de autoatendimento.

Com o Looker, as organizações podem criar experiências de dados que capacitam os usuários e reduzem a dependência de equipes de dados em até 99%.

Nos últimos anos, o Google investiu consideravelmente no desenvolvimento de tecnologias e soluções de Big Data e conquistou a liderança nesse segmento. A empresa possui o buscador mais utilizado no planeta, cuja inteligência e assertividade são desejadas pelas empresas de todos os segmentos.

Os provedores de nuvem concorrentes ficam muito atrás das capacidades fornecidas pela Plataforma Google Cloud, a nuvem pública do Google, em inteligência artificial e análises de dados, recursos indispensáveis para acelerar a jornada em direção à transformação digital.

Para apoiar os clientes a construir arquiteturas de dados modernas com análises em tempo real e potencializar suas aplicações de missão crítica baseadas em dados, o Google Cloud oferece o Looker, uma ferramenta de dados indispensável para sua empresa analisar e acessar dados, bem como realizar ações confiáveis com base em dados atualizados. Entenda a seguir como funciona.

Looker: o BI da Google Cloud Platform

O Looker é uma plataforma de Business Intelligence (BI) do Google em várias nuvens que oferece suporte a diversas fontes de dados e métodos de implantação. Este um recurso de visualização de dados da Google Cloud Platform (GCP) permite:

  • Otimizar a tomada de decisões:
    Analise, visualize e tome decisões com base em insights confiáveis e atualizados. Tome decisões mais fundamentadas com uma arquitetura moderna no banco de dados e uma poderosa camada semântica que oferece métricas regidas em tempo real.
  • Entregue experiências baseadas em dados:
    Aproveite uma plataforma com foco na API para fornecer dados regidos por toda a organização, com insights integrados, fluxos de trabalho baseados em dados e aplicativos personalizados.
  • Impulsione os negócios com fluxos de trabalho baseados em dados
    Otimize processos de negócios e aumente a eficiência com fluxos de trabalho baseados em dados que podem simplificar e automatizar tarefas repetitivas anteriormente.
Interface do Looker, a plataforma de BI do Google. Exposição de gráficos e tabelas.

Jornada multicloud com o Looker

Para simplificar sua jornada multicloud, o Looker foi adquirido pelo Google no ano passado. A ferramenta foi desenvolvida para várias nuvens. Com o recém-lançamento do Looker para Microsoft Azure, os usuários podem escolher hospedar sua instância do Looker na GCP, AWS, Azure ou no local.

Como parte do Google Cloud, o Looker oferece suporte à hospedagem em nuvens públicas, como AWS, e se conecta a fontes de dados como Redshift, Snowflake, BigQuery e mais de 50 outros dialetos SQL compatíveis. Tudo para que você possa vincular vários bancos de dados, evitar o bloqueio de banco de dados e manter ambientes de dados em várias nuvens.

A plataforma de BI do Google é integrada a várias nuvens de ponta a ponta. Assim, você pode facilmente conectar, analisar e visualizar dados no Google Cloud, Azure, AWS, bancos de dados locais ou aplicativos ISV de SaaS com a mesma facilidade em grande escala e com a confiabilidade e confiança do Google Cloud.

image-2

A Geoambiente é Parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.


 Fale com nossos especialistas

Veja também:

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário