Análise GeoEspacial Google Earth Engine

Google Earth Engine: análise de dados geoespaciais em escala utilizando a nuvem do Google.

Google Earth Engine
Escrito por Karen Ferraz

O Google Earth Engine (GEE) é serviço exclusivo do Google Cloud para as empresas poderem analisar petabytes de imagens de satélite e centenas de datasets de clima, florestas, solos, agricultura, topografia, urbanização e outros, utilizando modelos de machine learning. A plataforma possui capacidade de processamento de imagens de satélite em escala planetária, possibilitando às empresas realizar diversas análises com base em dados regionais e globais.

Ele permite a visualização de dados fornecidos por meio do Catálogo de dados do Earth, com a opção de aplicar zoom, ajuste de configurações de visualização e inclusão de camadas de dados. Entenda a seguir como o Google Earth Engine, um catálogo de dados públicos armazenado na nuvem, com APIs geoespaciais e um servidor de aplicativos, pode beneficiar sua empresa!

Google Earth Engine: o que é?

O GEE é uma plataforma de computação da web hospedada na nuvem do Google que oferece acesso a um catálogo imenso de imagens de satélite e conjuntos de dados geoespaciais. Esses dados abrangem: o catálogo Landsat do EROS (USGS / NASA), MODIS, e Sentinel-2 imagens, além de dados de precipitação, elevação, temperatura da superfície do mar e dados climáticos.

Não se trata apenas de um serviço de imagens! O GEE oferece inúmeras APIs para JavaScript e Python para possibilitar que desenvolvedores executem diversas análises sobre qualquer lugar da superfície terrestre.

É importante não confundir o Google Earth Engine com o Google Earth Pro. O Google Earth Pro é uma ferramenta que pode ser utilizada por todos para navegar pelos dados de satélite, mas não permite manipular esses dados ou executar análises complexas com eles.


Quais as vantagens oferecidas pelo Google Earth Engine?

  • Oferece uma plataforma interativa para desenvolvimento de algoritmos geoespaciais em escala;
  • Catálogo com +70 petabytes de imagens de satélite disponíveis para análise (multiespectral e multitemporal: quase em tempo real e também com períodos mais longos);
  • +30 anos de imagens históricas de diferentes sensores;
  • Conjunto de dados públicos;
  • Permite aplicação de análises orientada a dados;
  • Recursos de análise auto escaláveis;
  • Disponibiliza um conjunto de API para a facilitar a construção de aplicações que utilizam a análise espacial;
  • Facilita desafios que envolvem grandes conjuntos de dados geoespaciais;
  • Processamento de imagens de satélites com computação em nuvem, o que dispensa a necessidade de baixar imagens, economizando horas e dias de trabalho;
  • Resultados imediatos com apenas algumas linhas de código;
  • Exportação dos dados do GEE para o Google Drive;
  • Ambiente de desenvolvimento integrado online para visualização de análises espaciais complexas por meio da API Javascript;
  • Manipulação de camadas (layers) para alteração de visualização (cores, efeitos etc.).

Como o GEE pode auxiliar as empresas?

O Google Earth Engine reúne dados de toda a superfície terrestre para permitir análises espaço-temporais, tanto a nível regional como global. Estamos falando de uma tecnologia muito mais avançada do que sistemas geográficos convencionais, com um banco de dados geoespaciais gigantesco.

A partir do poder computacional da nuvem do Google, o GEE é capaz de realizar análises em escala com rapidez, permitindo a exploração dos resultados por meio de uma gama de APIs e interfaces de visualização.

Uma limitação que muitos cientistas de dados encontram na hora de analisar uma grande área de estudo é a disponibilidade e armazenamento de dados detalhados e contínuos e a acessibilidade do poder computacional para executar a análise. Tudo isso consome muitos recursos e é justamente o diferencial do Google Earth Engine! A plataforma oferece ampla gama de dados globais que podem não apenas ser acessados, como usados em cálculos próprios por meio de APIs baseadas em JavaScript, Python e REST.

Com o Google Earth Engine, sua organização é capaz de:

  • Aumentar a velocidade de obtenção dos insights, com acesso a mais de 50 petabytes de dados prontos para análise e poder de processamento analítico inigualável.
  • Reduzir custos e configuração de infraestrutura com um ambiente totalmente gerenciado e integrado com o Google Cloud Platform.
  • Fazer parte de um ecossistema de especialistas que há mais de uma década capacita cientistas de dados geoespaciais, acadêmicos e ONGs. 

Para obter mais informações sobre o Google Earth Engine, fale com os especialistas da Geoambiente!

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, é parceira premier do Google Cloud e revendedora oficial do Google Earth Engine.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário