Se você é varejista e possui loja física, seus clientes podem retirar seus pedidos lá? Em busca de agilidade, muitos consumidores gostam de fazer suas compras online, mas preferem retirar seus pedidos na loja mais próxima.
O Google indica que pesquisas por lojas “perto de mim” ou “perto de mim agora” saltaram significativamente nos últimos anos. Essa é a prova de que os clientes valorizam rapidez e conveniência na hora de comprar.
A tendência “Buy Online and Pick up in Store” (BOPIS), ou compre online e retire na loja, explodiu durante a pandemia e veio para ficar. Para oferecer o serviço Pick up In Store (ou retirada na loja) é fundamental montar uma boa estratégia. A boa notícia é que os recursos de geolocalização da Plataforma Google Maps podem ajudar!
Leia mais: Pickup in Store: como implementar recurso “compre online e retire na loja” do Google Maps
O que é Pick up In Store?
O Pickup In Store é um recurso de compra online com retirada na loja cada vez mais popular. Esta funcionalidade é bastante útil para os varejistas na hora de ajudar os clientes a encontrarem a loja mais próxima para a retirada do pedido.
Com apoio da Plataforma Google Maps, os varejistas podem implementar o Pickup In Store, ou coleta na loja, e permitir a retirada nas lojas de produtos comprados no e-commerce.A inteligência de geolocalização da plataforma permite que os varejistas ajudem os clientes a encontrar a loja mais próxima para a retirada do pedido.
Como agilizar a retirada do produto na loja?
A aplicação de Pickup in Store do Google Maps possibilita que o consumidor tenha a opção de escolher em qual loja quer retirar um pedido, oferecendo mais conveniência na hora de comprar online e retirar na loja
De modo geral, a Plataforma Google Maps auxilia os clientes a encontrar facilmente a melhor loja de retirada e realizar um checkout simplificado. Dessa maneira, essa solução de coleta ajuda a otimizar o processo de retirada na loja e traz inúmeros benefícios, como:
- Indicação da melhor loja de retirada, a partir da localização do consumidor;
- Eliminação de custos com frete, um fato decisivo para a compra, sem abrir mão da conveniência;
- Simplificação do checkout com recursos de autocompletar, que sugere endereços possíveis enquanto o usuário digita sua localização, diminuindo as chances de erros de endereço;
- Visualização e gerenciamento da logística, desde os centros de distribuição, passando pelos pontos-de-venda, até chegar na localização dos consumidores;
- Personalização de experiências.
A coleta em loja física pode reduzir custos?
Sabemos que, o custo de frete tem sido um fator decisivo para determinar a compra, em uma pesquisa da Opinion Box , 67% pessoas informaram que o frete grátis é o item mais importante para se avaliar durante a aquisição de um produto ou serviço. Ainda na mesma pesquisa, 44% ressaltaram que o prazo de entrega mais rápido, está a frente até da qualidade do produto para seguir com a compra.
Tendo isso em vista, para controlar esses custos e equilibrar margens, os varejistas apostam na digitalização de operações de logística a fim de otimizar processos e eliminar custos. Em paralelo, investem em novos serviços multicanais de atendimento e entrega, como entregas rápidas e serviços que permitem ao cliente comprar online e retirar na loja.
Retirar produto em loja pode impulsionar suas vendas
Com a estratégia de Pick up Store, além de fechar a venda antes mesmo do cliente ir até sua loja, os varejistas apostam na praticidade, previsibilidade de estoque e ainda sim redução de custos logísticos, fazendo com que o cliente tenha o controle do seu prazo e retirada do produto adquirido.
Mas a estratégia não deve parar por aí! Além de otimizar processos de entrega, o varejista deve ter em mente a importância de oferecer descontos atrativos para o cliente que prioriza essa modalidade, além de utilizar estratégias de cross sell, oferecendo produtos complementares ao já adquirido.
Uma vez que a modalidade Pickup In Store é uma forma de eliminar custos com frete, barateando o valor final pago pelo cliente, este pode ser um chamariz para atrair novos clientes e, consequentemente, impulsionar vendas nos pontos físicos.
Quer saber como implementar o Pickup in Store: confira aqui todas as dicas.
A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas.
Somos parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.
Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.