Análise GeoEspacial Google Earth Engine

Qual a diferença entre Google Earth Pro e Google Earth Engine?

Google Earth
Escrito por Mario Fomaca Jr.

Muitas empresas que lidam com mapas, rotas e análises geoespaciais contam com os recursos de inteligência de geolocalização do Google Cloud. Dentre essas soluções, estão o Google Earth Pro e Google Earth Engine.

O Google Earth Pro é uma versão ainda mais avançada do já conhecido Google Earth, um aplicativo de software geoespacial que mostra um globo virtual e possibilita análises e captura de dados geográficos. Assim, o Google Earth Pro é recurso que pode ser utilizado por empresas e profissionais que precisam lidar com mapas e rotas complexas.

Já o Google Earth Engine (GEE) é um serviço exclusivo do Google Cloud que permite às empresas analisar petabytes de dados geoespaciais, processar imagens de satélite e centenas de datasets de clima, florestas, solos, agricultura, topografia, urbanização e outros, além de contar com a possibilidade de uso de modelos de machine learning, e muito mais.

Entenda a diferença entre essas soluções e saiba qual delas pode trazer mais valor para seu negócio!

Leia mais: Como governos têm usado o Google Earth Engine na prevenção de desastres

Google Earth Pro: o que é e como funciona?

O Google Earth Pro potencializa o poder do Google Earth com recursos pensados para empresas. O software pode ser baixado gratuitamente e oferece um conjunto mais abrangente de dados geoespaciais, como imagens de alta resolução, paisagens urbanas em 3D, mapas rodoviários detalhados, imagens panorâmicas de ruas, pontos de interesse e informações como recursos naturais e clima e negócios.

Podemos dizer que o Google Earth Pro amplia o poder do Google Earth com recursos projetados para empresas. A inteligência do Google Earth Pro disponibiliza dados de 99% do planeta. E o melhor: esses recursos estão disponíveis gratuitamente para as companhias.

Empresas de setores como logística, varejo, e-commerce, governo e serviços financeiros se apoiam no poder do Google Earth Pro para utilizar esses recursos de geolocalização associados a seus sistemas para transformar seus negócios.

Confira alguns benefícios de usar o Google Earth Pro:

  • Criação de mapas gratuitamente usando dados espaciais disponíveis;
  • Visualização de qualquer lugar da Terra com apoio de imagens de satélite, mapas, terrenos, construções em 3D, de galáxias em espaço sideral até os cânions do oceano;
  • Rico conteúdo geográfico, com possibilidade de salvar lugares visitados e compartilhamento;
  • Acompanhamento de mudanças globais com décadas de imagens históricas;
  • Medidas de área, raio, comprimento e edifícios 3D.


Google Earth Engine: o que é e como funciona?

O Google Earth Engine é uma plataforma de computação da web hospedada na nuvem do Google que oferece acesso a um catálogo imenso de imagens de satélite e conjuntos de dados geoespaciais. Estamos falando de dados como catálogo Landsat (USGS / NASA), MODIS (Terra / Aqua) , e Sentinel-1, 2, 3 e 5P, além de dados de precipitação, elevação, temperatura da superfície do mar e dados climáticos, e muito mais. Assim, podemos acessar um imenso catálogo de dados públicos e privados armazenados na nuvem, que com diferentes APIs e um servidor de aplicativos, podem beneficiar sua empresa!

Oferece um catálogo com +90 petabytes de imagens de satélite disponíveis para análise (multiespectral e multitemporal: quase em tempo real e também com períodos mais longos). Além disso, disponibiliza um histórico de +30 anos de imagens de diferentes sensores.

Vai muito além de um serviço de imagens: o Google Earth Engine proporciona inúmeras APIs para JavaScript e Python para possibilitar que desenvolvedores executem diversas análises sobre qualquer lugar da superfície terrestre integrando também com outras ferramentas Google Cloud, como BigQuery e Vertex AI.

Confira as vantagens de usar o Google Earth Engine (GEE):

  • Plataforma interativa para desenvolvimento de algoritmos geoespaciais em escala;
  • Aplicação de análises orientadas a dados;
  • Disponibiliza um conjunto de API para a facilitar a construção de aplicações que utilizam a análise espacial;
  • Facilita desafios que envolvem grandes conjuntos de dados geoespaciais;
  • Processamento de imagens de satélites com computação em nuvem, o que dispensa a necessidade de baixar imagens;
  • Resultados imediatos com apenas algumas linhas de código;
  • Ambiente de desenvolvimento integrado online para visualização de análises espaciais complexas por meio da API Javascript.

Qual a diferença entre o Google Earth Pro e o Google Earth Engine?

Muitas pessoas confundem o Google Earth Engine com o Google Earth Pro, mas a diferença deve ficar clara. O Google Earth Pro é uma ferramenta que pode ser utilizada por todos para navegar de forma imersiva pelos dados de satélite, visitar lugares e até calcular distâncias, porém, ele não permite a manipulação desses dados ou executar análises complexas com eles, podendo apresentar também erros em suas medições.

Já o Google Earth Engine é uma plataforma baseada na nuvem do Google que oferece ampla gama de dados globais que podem não apenas ser acessados, como usados em cálculos próprios por meio de APIs baseadas em JavaScript, Python e REST. Isso quer dizer que a principal diferença entre os dois está na possibilidade de processar os dados disponíveis em grande escala e com rigor científico!

O GEE é uma tecnologia muito mais avançada do que o Google Earth Pro justamente pelas funções de análise, sem contar que possui um imenso banco de dados geoespaciais.

Por ser mais avançado, o Google Earth Engine não está disponível gratuitamente como o Google Earth Pro. Os preços podem ser acessados no site do Google, com condições especiais de contratação por meio de Google Partners, como a Geoambiente.

Com o GEE, sua empresa pode realizar análises em escala com rapidez, permitindo a exploração dos resultados por meio de uma gama de APIs e interfaces de visualização.

Muitos cientistas de dados têm dificuldade de analisar uma grande área de estudo devido à disponibilidade e armazenamento de dados detalhados e contínuos e a acessibilidade do poder computacional para realizar o estudo. Essas análises consomem muitos recursos computacionais, e é aqui que entra a mágica do Google Earth Engine! Por ser um serviço de cloud, a plataforma proporciona um alto poder computacional requerendo apenas uma conexão de internet estável, sem a necessidade de armazenar e processar os dados de forma local.

Então, se sua empresa precisa ampliar a velocidade de obtenção dos insights, com acesso a grandes quantidades de dados prontos para análise e poder de processamento analítico, e ainda reduzir custos e configuração de infraestrutura, a plataforma ideal é o Google Earth Engine. O GEE conta com um ambiente totalmente gerenciado e integrado com o Google Cloud Platform!

Para obter mais informações sobre o Google Earth Engine, fale com os especialistas da Geoambiente!




A Geoambiente é Parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.

Sobre o(a) autor(a)

Mario Fomaca Jr.

Geospatial Specialist
Com formação em Engenharia Agrícola e mestrado em Sensoriamento Remoto, é especialista em projetos de processamento digital de imagens e dados de satélite, agrometeorologia, machine learning, AI e desenvolvimento de algoritmos para o processamento de dados obtidos via satélite.

 

Deixe um Comentário