Google Cloud IA / Machine Learning

Google Next’23: confira as novidades em Google Cloud, IA generativa e analytics

Google Next'23
Escrito por Karen Ferraz

Há poucos meses, o Google apresentou diversas novidades em seu evento de tecnologia Google Next’23. O destaque ficou por conta de lançamentos de IA generativa, o que foi reforçado pelo CEO do Google, Sundar Pichai, ao afirmar que a big tech vem adotando uma abordagem “AI-first” nos últimos sete anos.
Ele ainda ressaltou que será através da IA que o Google cumprirá sua missão para a próxima década. E isso se traduz em investimentos nas melhores ferramentas, modelos básicos e infraestrutura.

“Hoje, estamos usando IA generativa para reimaginar a experiência e eliminar mais o trabalho da pesquisa. Chamamos isso de Experiência Gerativa de Pesquisa (SGE). SGE usa IA avançada. Para ajudá-lo a obter a essência de uma pesquisa generativa de IA, estamos nos baseando em anos de insights e desenvolvimento de tecnologia para aproveitar e implantar IA em escala. O Google Cloud é a forma como fornecemos esses mesmos insights, ferramentas e plataformas para ajudar todos vocês a inovar também”, declarou o CEO durante o evento.

Confira abaixo os principais lançamentos apresentados no Google Next’23.

Leia mais: Google Next’23: veja os principais anúncios para o Google Workspace

Duet AI no Google Cloud

Apresentado em maio no evento Google I/O, o Duet AI está transformando a forma como os usuários trabalham com o Google Cloud. A tecnologia promete aumentar a produtividade, oferecer vantagens competitivas aos clientes, melhorando seus resultados financeiros.

Especificamente para o Google Cloud, o Duet AI agora oferece assistência de IA em mais superfícies, fornecendo o poder da IA generativa na nuvem para impulsionar o desenvolvimento de aplicativos, operações, gerenciamento e migração de banco de dados, análise e visualização de dados e segurança cibernética.

De acordo com o CEO, o Duet AI no Google Cloud presta assistência especializada em todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software. Isso inclui todas as etapas: geração de código, citação de fontes, cobertura de testes, design e publicação de APIs, migração e modernização de aplicativos e outras.
O Duet AI permite que os desenvolvedores utilizem linguagem natural para compreender rapidamente códigos e APIs complexos, em linha com as melhores práticas de codificação e agilidade nos testes de unidade.

Brad Calder, vice-presidente e gerente geral da plataforma e infraestrutura técnica do Google Cloud destacou: “O código e a assistência por chat do Duet AI estão disponíveis nos ambientes de desenvolvimento, como o console do Google Cloud, Cloud Workstations e Cloud Shell Editor”.
As novidades apresentadas do Duet AI no Google Cloud incluem:

Desenvolvimento de software: o Duet AI proporciona assistência especializada em todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software, possibilitando que os desenvolvedores estejam imersos no processo por mais tempo, minimizando a mudança de contexto para ajudá-los a serem mais produtivos. Além de completar e gerar código, pode ajudar na refatoração de código e na construção de APIs usando prompts simples em linguagem natural.

Operações de aplicativos e infraestrutura: a equipe de TI pode conversar com o Duet AI em linguagem natural em vários serviços diretamente no Console do Google Cloud, para obter rapidamente informações “como fazer” a respeito de configuração de infraestrutura, práticas recomendadas de implantação e recomendações de especialistas sobre custo e desempenho otimização.

Análise de dados: o Duet AI no BigQuery fornece assistência contextual para escrever consultas SQL, bem como código Python, gera funções completas e blocos de código, sugere automaticamente conclusões de código e explica instruções SQL em linguagem natural e pode gerar recomendações com base em seu esquema e metadados. Esses recursos podem permitir que as equipes de dados se concentrem mais nos resultados para os negócios.

Acelerando e modernizando bancos de dados: o Duet AI no Cloud Spanner, AlloyDB e Cloud SQL ajuda a gerar código para estruturar, modificar ou consultar dados usando linguagem natural. Também estamos trazendo o poder do Duet AI para o Database Migration Service (DMS), ajudando a automatizar a conversão de código de banco de dados, como procedimentos armazenados, funções, estímulos e pacotes, que não poderiam ser convertidos com tecnologias de tradução padrão.

Operações de segurança: o Duet AI também está chegando a produtos de segurança, incluindo Chronicle Security Operations, Mandiant Threat Intelligence e Security Command Center, que podem capacitar profissionais de segurança para prevenir ameaças com mais eficiência, reduzir o trabalho em fluxos de trabalho de segurança e aprimorar talentos de segurança.

Vertex AI: uma plataforma ainda mais completa

O Vertex AI, do Google Cloud, continua a ser uma virada de jogo no setor, especialmente com a IA generativa agora integrada a ele. Além de oferecer a melhor infraestrutura com o Google Cloud, o Google busca ofertar uma plataforma de IA mais abrangente – Vertex AI – que permite aos clientes construir, implantar e dimensionar modelos de machine learning.

De acordo com a empresa, houve um grande aumento do uso dessas soluções, com o número de projetos de GenAI de clientes crescendo mais de 150 vezes entre abril e julho deste ano. Os clientes têm acesso a mais de 100 modelos de base, incluindo versões de terceiros e de código aberto populares, em nosso Model Garden. Todos otimizados para diferentes tarefas e tamanhos, incluindo texto, bate-papo, imagens, fala, código de software e muito mais. Também oferecemos modelos específicos do setor, como o Sec-PaLM 2 para segurança cibernética, que capacita provedores de segurança globais como a Broadcom; e Med-PaLM 2, voltado a empresas líderes de saúde e ciências biológicas, incluindo Bayer Pharmaceuticals, HCA Healthcare e Meditech.

A pesquisa corporativa e as conversas no Vertex AI agora estão disponíveis para o público geral, permitindo que as organizações criem aplicativos de pesquisa e bate-papo usando seus dados em apenas alguns minutos, com codificação mínima, gerenciamento e segurança de nível empresarial integrados. Além disso, o Generative AI Studio dentro de Vertex AI oferece ferramentas fáceis de usar para ajustar e personalizar modelos, tudo com cibersegurança. Isso inclui ferramentas de desenvolvedor como Text Embeddings API, que permite aos desenvolvedores criar aplicativos sofisticados com base na compreensão semântica de texto ou imagens, e Reinforcement Learning from Human Feedback (RLHF), que incorpora feedback humano para personalizar e melhorar o desempenho do modelo.

Durante o evento, foram reveladas novidades que expandem os recursos da Vertex AI:

Atualizações do PaLM 2, Imagen e Codey: a capacidade do PaLM 2 foi atualizada para 32k. Agora, é possível processar facilmente documentos de formato mais longo, como artigos de pesquisa e livros. O apelo visual do Imagen também foi melhorado, ampliando o suporte para novas linguagens no Codey.
Ferramentas para ajuste: para PaLM 2 e Codey, foi disponibilizando o ajuste do adaptador para o público geral, o que pode ajudar a melhorar o desempenho do LLM com apenas 100 exemplos. Também foi introduzido um novo método de ajuste para Imagen, chamado Style Tuning, para que as empresas possam criar imagens alinhadas às diretrizes específicas de sua marca ou outras necessidades criativas com uma pequena quantidade de imagens de referência.

Novos modelos:
foi anunciada a disponibilidade do Llama 2 da Meta e do Falcon LLM do Technology Innovative Institute, um popular modelo de código aberto, bem como o anteriormente anunciado Claude 2 da Anthropic. No caso do LLama 2, o Google é o único provedor de nuvem que oferecerá ajuste de adaptador e RLHF.

Extensões Vertex AI: os desenvolvedores podem acessar, criar e gerenciar extensões que fornecem informações em tempo real, incorporam dados da empresa e tomam medidas em nome do usuário. Isso abre infinitas novas possibilidades para aplicações de IA generativa que podem operar como uma extensão da sua empresa, possibilitadas pela capacidade de acessar informações proprietárias e agir em plataformas de terceiros, como seu sistema CRM ou e-mail.


Colab Enterprise: este serviço gerenciado combina a facilidade de uso dos notebooks Colab do Google com recursos de segurança e conformidade de nível empresarial. Os cientistas de dados podem usar o Colab Enterprise para acelerar de forma colaborativa os fluxos de trabalho de IA com acesso a toda a gama de recursos da plataforma Vertex AI, integração com BigQuery e até mesmo conclusão e geração de código.

“Sabemos que os dados de uma organização são um dos fatores mais importantes para o desempenho do modelo, e é por isso que facilitamos o ajuste desses modelos. Na verdade, somos o único provedor de nuvem que oferece suporte ao Llama 2 com ajuste de adaptador e aprendizado por reforço com feedback humano (RLHF). Isso permite que as organizações ajustem o Llama 2 com seus próprios dados corporativos, continuando a manter total controle e propriedade de seus dados”, afirmou o Google.

Análise de dados em escala mais simples com uma base unificada de dados e IA

Os dados estão no centro da geração de IA. Sendo assim, o Google revelou novos recursos que ajudarão a promover insights e alavancar a produtividade das equipes. Essas inovações ajudam as organizações a aproveitar todo o potencial dos dados e da IA ​​através de uma base unificada. Com o Google Cloud, as empresas agora podem executar seus trabalhos em qualquer lugar e trazer ferramentas de IA e machine learning diretamente para seu ambiente de negócios, o que pode reduzir o risco e o custo da movimentação de informações.

Além do lançamento do Duet AI, que auxilia engenheiros e analistas de dados no BigQuery, Looker, Spanner, Dataplex e nossas ferramentas de migração de banco de dados, a empresa anunciou outros recursos em analytics:

BigQuery Studio: um ambiente de trabalho único para engenharia de dados, análise e fluxo de demandas otimizado, o BigQuery Studio auxilia a impulsionar a eficiência das equipes. As novas integrações aos modelos básicos da Vertex AI ajudam as organizações a capacitar seus data lakehouses com inovações para análise entre nuvens, governança e compartilhamento seguro de informações.

AlloyDB: o Google apresentou o AlloyDB AI, parte integrante do AlloyDB, serviço de banco de dados compatível com PostgreSQL. O AlloyDB AI oferece um conjunto integrado de recursos para criar facilmente aplicativos GenAI, incluindo consultas vetoriais de alto desempenho que são até 10x mais rápidas que o PostgreSQL padrão. Além disso, com o AlloyDB Omni, você também pode executar o AlloyDB praticamente em qualquer lugar. Isso inclui Google Cloud, AWS, Azure ou por meio do Google Distributed Cloud.

Parceiros de nuvem de dados: o ecossistema de dados abertos do Google Cloud é um trunfo para as estratégias de IA generativa dos clientes, e o Google continua a expandir a variedade de soluções disponíveis no Google Cloud. Parceiros, como Confluent, DataRobot, Dataiku, Datastax, Elastic, MongoDB, Neo4j, Redis, SingleStore e Starburst estão lançando novos recursos para ajudar os clientes a acelerar e aprimorar o desenvolvimento de IA generativa com dados. Eles também estão adicionando mais informações ao Analytics Hub, que podem ser usadas para construir e treinar modelos de geração de GenAI. Isso inclui dados confiáveis ​​da Acxiom, Bloomberg, Dun & Bradstreet, TransUnion, ZoomInfo e muito mais.




A Geoambiente é Parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário