Análise GeoEspacial

Governo do Estado lança Mapeamento da Cobertura Vegetal da Bahia

Escrito por geoamb

Governo da Bahia lança o Mapeamento da Cobertura Vegetal do Estado, executado por Consórcio de empresas de Geotecnologias, sob a liderança da GEOAMBIENTE.

Acompanhe o release abaixo publicado na MundoGeo.

Estado da Bahia possui três biomas terrestres, com seus diversos tipos de vegetação nativa: o Cerrado, a Caatinga e a Mata Atlântica

Durante o evento de assinaturas de decretos e lançamentos de projetos que aconteceu no último dia 5 de junho, visando o fortalecimento da gestão ambiental no estado, o governador Rui Costa lançou a portaria conjunta entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), instituindo o Mapeamento da Cobertura Vegetal da Bahia.

A atividade permeia um sistema automatizado de gestão florestal, que acompanhará as atividades de desmatamento e de reflorestamento nos três biomas baianos, sendo instrumento de gestão florestal nos termos da Lei no 10.431, de 2006, e do Decreto Estadual no 15.180, de 2014.

O estado da Bahia, nos seus quase 600 mil quilômetros quadrados de extensão territorial, possui três biomas terrestres, com seus diversos tipos de vegetação nativa: o Cerrado, a Caatinga e a Mata Atlântica.

coberturavegetalbahia

Segundo a diretora-geral do Inema, Márcia Telles, auxilia o importante e fundamental monitoramento da vegetação nativa. “É necessário acompanhar o processo de uso e ocupação do solo, que resulta em variados tipos de alterações no território e, consequentemente, nos ambientes naturais. Entretanto, os mapeamentos da cobertura vegetal anteriores de nosso estado ou estão em escalas incompatíveis com as atuais necessidades de aplicação da política ambiental ou encontram-se defasados”, afirmou a diretora.

Algumas ações que serão diretamente aprimoradas com o novo mapeamento, por meio da qualificação e consequente celeridade das análises, são as atividades de licenciamento, fiscalização, monitoramento, gestão de unidades de conservação, da biodiversidade e dos recursos hídricos, além servir de insumo para projeção de cenários de expansão de setores econômicos.

Para a realização dos trabalhos foram contratados dois consórcios de empresas especialistas na área: o Consórcio Geobahia – liderado pela GEOAMBIENTE, que executou o mapeamento da vegetação nativa em todo o estado; e o Consórcio Geo Senografia-Viasat, que apoiou a validação dos produtos do mapeamento.

Os produtos estarão disponíveis para a consulta pública por meio do sistema SIGweb Geobahia.

Sobre o(a) autor(a)

geoamb

Deixe um Comentário