Google Cloud Infraestrutura / Devops

Vantagens do Google Cloud para armazenar os dados do seu negócio

Armazenamento
Escrito por Karen Ferraz

O armazenamento de dados em nuvem é dos métodos mais eficientes para se guardar informações online. Ao migrar os dados para o Google Cloud, as empresas passam a armazená-los remotamente e contar com diversos benefícios para impulsionar os negócios.

Não perca: Baixe nosso ebook sobre 4 passos para migrar workloads para Goog Cloud

Resumidamente, o armazenamento de dados no Google Gloud permite:

– Reduzir custos com hardware, provisionamento e armazenamento local;

– Velocidade no provisionamento de recursos, já que o armazenamento pode ser escalado a qualquer momento;

– Gerenciamento de informações para cumprir com requisitos de conformidade e segurança.

Os principais diferenciais da maior plataforma de nuvem do mundo para armazenar dados abrangem escalabilidade, segurança, velocidade, sem contar os recursos de backup e recuperação de desastres. Confira mais detalhes abaixo.

Leia mais:
5 fatos que comprovam que o Google Cloud é o melhor provedor de nuvem pública

1. Armazenar dados com segurança

Migrar o armazenamento de dados on-promise para a nuvem pode ser uma decisão difícil para muitas empresas. Por isso, antes de escolher um provedor, é crucial certificar-se de que o serviço oferece alta segurança.

O Google Cloud é um conjunto de serviços de computação em nuvem executado na mesma infraestrutura utilizada internamente pelo Google para os próprios produtos de consumo, como Gmail, YouTube e Pesquisa Google, que apresentam altíssimos níveis de segurança.

A nuvem do Google armazena seus dados em servidores redundantes, portanto, mesmo se um dos data centers da gigante de tecnologia colapsar, seus dados serão gerenciados por outros data centers, o que os torna seguros e supervisionados.

Além disso, o Google mantêm cópias de seus dados em diferentes data centers, o que significa que mesmo que os dados sejam perdidos ou corrompidos no servidor, o backup estará lá.

2. Recuperação de desastres

O Google Cloud oferece recursos de recuperação de desastres (disaster recovery) para que uma organização evite perdas de dados em caso de desastres que acometam sua infraestrutura. Com a nuvem do Google para armazenar dados, você tem a opção de manter um data center secundário do outro lado do planeta e ainda obter o mesmo desempenho que seu data center tradicional.

Imagine que seu data center seja afetado por um incêndio ou uma enchente. Você pode evitar completamente a perda de dados tendo a nuvem como seu destino secundário de recuperação de desastre.

Dessa forma, é possível fazer o “failover” perfeito de toda a operação para uma cópia secundária durante um desastre e depois o “failback” quando o problema for resolvido, mesmo em um local diferente, caso necessário.

See what's new from Google Cloud in June 2021

3. Backup de dados

Ao utilizar o Google Cloud para armazenar dados, você conta com recursos como Cloud Storage para fazer o backup de qualquer quantidade, eliminando riscos de perda dos mesmos. O backup é importante para garantir a integridade dos dados e cargas de trabalho em caso de ameaças internas e externas, aprimorando sua estratégia de proteção de dados.

A vantagem de fazer o backup na nuvem, por meio do Cloud Storage, está relacionada não apenas à possibilidade de reduzir o espaço ocupado no backup do data center, mas também ao custo-benefício oferecido e critérios de conformidade garantidos pela GCP. Esses backups podem ser reutilizados em caso de recuperação de ransomware, clones de teste/dev e análise.

4. Sincronização de dados

Com este recurso, você pode sincronizar os dados armazenados no Google Cloud com qualquer dispositivo. Assim, é possível acessá-los de qualquer dispositivo e de qualquer parte do mundo.

Com as credenciais adequadas, basta logar no serviço de armazenamento a partir de qualquer dispositivo para acessar todos os dados que foram armazenados no ambiente. Não há necessidade de copiar dados de um dispositivo para outro, mesmo assim, é necessária uma boa conexão com a internet para ter acesso a todos os seus arquivos.

5. Escalabilidade

O armazenamento de dados no Google Cloud é totalmente escalonável e flexível graças à sua completa infraestrutura de data centers. É possível aumentar a capacidade computacional de aplicações, sites e outros recursos de TI e expandir o armazenamento de forma simples e ágil, de acordo com a necessidade.

A escalabilidade é um fator competitivo na hora de se adaptar ao comportamento do cliente e atender rapidamente à demanda de consumo. Por exemplo, quando o acesso a um site ou app de e-commerce aumenta exponencialmente durante à Black Friday.

Além disso, não é necessário mover nenhum dado de um local para outro, pois o espaço extra será adicionado ao seu ambiente de armazenamento. Sem contar que você pode ampliar ou reduzir o uso do espaço da plataforma conforme uma campanha específica ou sazonalidade do mercado.

Desse modo, o Google Cloud otimiza rotinas operacionais e permite que os times de TI concentrem-se em projetos relevantes para o negócio e acompanhem as principais tendências em tecnologia, sem precisar atualizar a infraestrutura de nuvem, administrar redes ou realizar backups.

image-2

A Geoambiente é Parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.


 Fale com nossos especialistas

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário