5 vantagens de usar o Google Cloud para armazenar os dados do seu negócio

Armazenamento0 2

O armazenamento em nuvem é dos métodos mais eficientes para se guardar dados online. Ao migrar os dados para o Google Cloud, as empresas passam a armazená-los remotamente e contar com diversos benefícios para impulsionar os negócios.

Não perca: Baixe nosso ebook sobre 4 passos para migrar workloads para Goog Cloud

Resumidamente, o armazenamento de dados no Google Gloud permite:

– Reduzir custos com hardware, provisionamento e armazenamento local;

– Velocidade no provisionamento de recursos, já que o armazenamento pode ser escalado a qualquer momento;

– Gerenciamento de informações para cumprir com requisitos de conformidade e segurança.

Os principais diferenciais da maior plataforma de nuvem do mundo abrangem escalabilidade, segurança, velocidade, sem contar os recursos de backup de dados e recuperação de desastres. Confira mais detalhes abaixo.

Leia mais:
5 fatos que comprovam que o Google Cloud é o melhor provedor de nuvem pública

1. Segurança

Migrar o armazenamento de dados on-promise para a nuvem pode ser uma decisão difícil para muitas empresas. Por isso, antes de escolher um provedor, é crucial certificar-se de que o serviço oferece alta segurança.

O Google Cloud é um conjunto de serviços de computação em nuvem executado na mesma infraestrutura utilizada internamente pelo Google para os próprios produtos de consumo, como Gmail, YouTube e Pesquisa Google, que apresentam altíssimos níveis de segurança.

A nuvem do Google salva seus dados em servidores redundantes, portanto, mesmo se um dos data centers da gigante de tecnologia colapsar, seus dados serão gerenciados por outros data centers, o que os torna seguros e supervisionados.

Além disso, o Google mantêm cópias de seus dados em diferentes data centers, o que significa que mesmo que os dados sejam perdidos ou corrompidos no servidor, o backup estará lá.

2. Recuperação de desastres

O Google Cloud oferece recursos de recuperação de desastres (disaster recovery) para que uma organização evite perdas de dados em caso de desastres que acometam sua infraestrutura. Com a nuvem do Google, você tem a opção de manter um data center secundário do outro lado do planeta e ainda obter o mesmo desempenho que seu data center tradicional.

Imagine que seu data center seja afetado por um incêndio ou uma enchente. Você pode evitar completamente a perda de dados tendo a nuvem como seu destino secundário de recuperação de desastre.

Dessa forma, é possível fazer o “failover” perfeito de toda a operação para uma cópia secundária durante um desastre e depois o “failback” quando o problema for resolvido, mesmo em um local diferente, caso necessário.

See what's new from Google Cloud in June 2021

3. Backup de dados

Ao utilizar o Google Cloud, você conta com recursos como Cloud Storage para fazer o backup de qualquer quantidade de dados, eliminando riscos de perda dos mesmos. O backup é importante para garantir a integridade dos dados e cargas de trabalho em caso de ameaças internas e externas, aprimorando sua estratégia de proteção de dados.

A vantagem de fazer o backup na nuvem, por meio do Cloud Storage, está relacionada não apenas à possibilidade de reduzir o espaço ocupado no backup do data center, mas também ao custo-benefício oferecido e critérios de conformidade garantidos pela GCP. Esses backups podem ser reutilizados em caso de recuperação de ransomware, clones de teste/dev e análise.

4. Sincronização de dados

Com este recurso, você pode sincronizar os dados armazenados no Google Cloud com qualquer dispositivo. Assim, é possível acessá-los de qualquer dispositivo e de qualquer parte do mundo.

Com as credenciais adequadas, basta logar no serviço de armazenamento a partir de qualquer dispositivo para acessar todos os dados que foram armazenados no ambiente. Não há necessidade de copiar dados de um dispositivo para outro, mesmo assim, é necessária uma boa conexão com a internet para ter acesso a todos os seus arquivos.

5. Escalabilidade

O armazenamento de dados no Google Cloud é totalmente escalonável e flexível graças à sua completa infraestrutura de data centers. É possível aumentar a capacidade computacional de aplicações, sites e outros recursos de TI e expandir o armazenamento de forma simples e ágil, de acordo com a necessidade.

A escalabilidade é um fator competitivo na hora de se adaptar ao comportamento do cliente e atender rapidamente à demanda de consumo. Por exemplo, quando o acesso a um site ou app de e-commerce aumenta exponencialmente durante à Black Friday.

Além disso, não é necessário mover nenhum dado de um local para outro, pois o espaço extra será adicionado ao seu ambiente de armazenamento. Sem contar que você pode ampliar ou reduzir o uso do espaço da plataforma conforme uma campanha específica ou sazonalidade do mercado.

Desse modo, o Google Cloud otimiza rotinas operacionais e permite que os times de TI concentrem-se em projetos relevantes para o negócio e acompanhem as principais tendências em tecnologia, sem precisar atualizar a infraestrutura de nuvem, administrar redes ou realizar backups.


Geoambiente - Google Cloud Premier Partner

A Geoambiente é parceira premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Quer saber como podemos ajudar a transformar seu negócio também?   


Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

5 mitos sobre a estratégia multicloud
Google Maps
Google Cloud
Google Cloud
Google Cloud
multicloud
Cloud Run: desenvolva aplicações em contêiners sem servidor no Google Cloud
Anthos
Google Next
multicloud
GoogleCloud
DataFlow
Google Maps
Google Cloud