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Black Friday: impulsione suas vendas com as soluções de Google Maps e Google Cloud

BlackFriday 2024: impulsione suas vendas com as soluções do Google Maps e Google Cloud
Escrito por Karen Ferraz

A Black Friday, temporada de vendas que antecede o Natal, é um período em que os varejistas devem se preparar. Para suportar o alto volume de acessos, a infraestrutura tecnológica deve ser escalável e oferecer uma experiência do usuário positiva nos sites e aplicativos. Além disso, é crucial entregar uma experiência personalizada na jornada do consumidor, permitindo que ele encontre o que está procurando e fique satisfeito.

Para ajudar os e-commerces a se prepararem para esse período, o Google lança a terceira edição do estudo “Flashback 2023”, que analisou mais de 35 milhões de dados dos 25 maiores varejistas do Brasil para identificar os principais acertos e oportunidades em sites e aplicativos. Os dados foram coletados entre 1 de novembro a 2 de dezembro de 2022.

Confira os principais insights do estudo e veja como as soluções do Google Maps e do Google Cloud podem impulsionar suas vendas na próxima Black Friday!

Leia mais: Paper – E-commerce a Processos Logísticos: Inteligência geoespacial é a chave para construção de experiência omnichannel no varejo

Black Friday: experiência do usuário acelera vendas

Para analisar a experiência, o Google simulou compras reais e avaliou o processo com base em 60 pontos que avaliaram usabilidade, infraestrutura, logística e atendimento. Os principais resultados foram:

Apenas um e-commerce usou a geolocalização para oferecer uma experiência personalizada e eficiente em ambas as plataformas na Black Friday

O impacto da localização nas vendas: muitos consumidores já gastaram um bom tempo escolhendo produtos em um e-commerce e só na hora de pagar descobriram que a empresa não entregava na região. Para evitar essa insatisfação, é recomendável que as lojas virtuais ofereçam o recurso de geolocalização logo no início da compra. O recurso também permite que consumidores decidam se querem retirar na loja física, reduzindo assim o custo do frete e o tempo de espera. E o principal: o site ou app deve-se comunicar com clareza, perguntando se o usuário aceita ou não compartilhar a localização.

Google Maps para reduzir custos de frete e aumentar as vendas do seu negócio: a boa notícia é que o Google Maps oferece recursos baseados em dados de localização que ajudam a reduzir os custos com frete e construir experiências de compra memoráveis! A plataforma proporciona várias soluções para modernizar processos logísticos de ponta a ponta, impactando diretamente na redução dos custos de frete. Algumas empresas que apostaram na ferramenta obtiveram reduções de até 20% no tempo de entrega e aumento de 30% na produtividade dos motoristas por hora, barateando gastos com frete.

Nenhum e-commerce permitiu identificar o local de entrega ou detalhes do frete usando recursos além de endereço ou CEP

Na falta de CEP, quem se perde é a venda: ao solicitar o CEP para que o consumidor tenha informações sobre o local de entrega ou calcule o frete, os e-commerces inevitavelmente deixam de alcançar consumidores  que vivem em áreas que não possuem um sistema de endereçamento convencional, como ruas sem nome, comunidades e zonas rurais. 

Conheça o Plus Codes do Google Maps: é uma solução ideal para que os e-commerces lidem com entregas em locais que não possuem nomes de rua. Trata-se de uma tecnologia inclusiva que funciona como um endereço para quem não tem um endereço padrão. Além de viabilizar o acesso desses usuários ao consumo, essa tecnologia também facilita o sistema logístico dos e-commerces.

Apenas 2 dos 17 e-commerces oferecem pelo menos três opções de entrega em ambas as plataformas

Quanto mais opções de entrega, mais satisfeito o cliente: tipos de entrega como agendamento e pick-up store são opções de envio que quase nenhum e-commerce está disponibilizando. Muitas lojas estão se adaptando com o aumento exponencial das vendas on-line. Porém, para não desgastar a experiência de compra do usuário no final da jornada, é fundamental oferecer acessibilidade, disponibilizando sempre a maior quantidade de meios possíveis para que a mercadoria chegue de forma rápida e segura em qualquer lugar do Brasil.

Comece a usar a aplicação “Pickup In Store” do Google Maps: é uma das possibilidades que os varejistas podem implementar em suas lojas, permitindo aos consumidores comprar online e retirar nas lojas físicas. A coleta na loja de produtos comprados no e-commerce é uma forma de oferecer mais conveniência aos cliente por meio de uma experiência personalizada. 

E-commerces demoram mais de uma semana para realizar entregas

Rapidez é decisiva para a experiência de compra: o prazo de entrega é um dos fatores mais decisivos na hora de conquistar o cliente. Uma pesquisa indica que para 49% dos consumidores, a rapidez é o fator mais importante na entrega dos pedidos, superando o preço (33%). Mas poucos e-commerces têm levado isso em conta. Em São Paulo, por exemplo, onde as entregas são consideradas as mais rápidas, a demora excede 7 dias. E para quem não tem porteiro e utiliza entrega agendada, por exemplo, isso pode levar até 45 dias. Para sair na frente da concorrência,é preciso rever esses processos e garantir mais agilidade.

Como melhorar a produtividade nas entregas com a Solução de Mobilidade do Google Maps: permite às empresas de e-commerce, logística e delivery oferecerem uma experiência positiva aos motoristas e entregadores, garantindo o sucesso das operações. Trata-se de um conjunto de APIs e SDKs que são utilizados para proporcionar uma melhor experiência e uma maior economia para os serviços de entregas e viagens sob demanda (On Demand Rides and Deliveries) e para os entrega planejada de última milha (Last Mile Fleet Solution).

Somente 3 e-commerces têm chatbots com linguagem natural

A conversa no chatbot não precisa ser robótica: o Brasil é um dos países que mais criam chatbots em comparação ao mercado mundial. Mas será que essa ferramenta está realmente ajudando os consumidores? Para que esse serviço seja realmente vantajoso para o consumidor, esse contato precisa ser ágil, em linguagem natural, e claro, mais eficiente.

Conheça o Dialogflow: trata-se da plataforma do Google Cloud que facilita a criação e implementação de chatbots e voicebots. O Dialogflow é uma inteligência artificial (IA) de conversação realista, conhecido por simplificar o desenvolvimento do processamento de linguagem natural. Este recurso do Google Cloud permite criar um chatbot com base nas regras de Processamento de Linguagem Natural (da sigla NPL, em inglês).

Confira o case:

 




A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

 

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Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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