Google Cloud Infraestrutura / Devops

Backup em nuvem para empresas: conheça as soluções do Google

Backup
Escrito por Karen Ferraz

A nuvem é um recurso poderoso para se realizar o backup de qualquer quantidade de dados, eliminando riscos de perda dos mesmos. Esses backups são cópias de segurança de informações e arquivos de uma organização mantidos no ambiente cloud e que podem ser reutilizados em caso de recuperação de ransomware, clones de teste/dev e análise.

As empresas lidam diariamente ameaças internas e externas, e fazer o backup em nuvem é um caminho para aprimorar a estratégia de proteção de dados. O benefício de fazer o backup na nuvem para empresas está ligado não apenas à possibilidade de reduzir o espaço ocupado no backup do data center, mas também ao custo-benefício oferecido e critérios de conformidade garantidos pelo provedor de cloud.

Assim, o backup é essencial para garantir a integridade dos dados e de cargas de trabalho. Veja a seguir como funcionam as soluções de backup do Google Cloud e como elas podem ajudar sua empresa.

Leia mais: Machine learning para empresas: veja como implementar com o Google Cloud

Backup em nuvem: como funciona? 

O backup em nuvem para empresas é uma forma de armazenar informações em ambientes virtuais e garantir que seus colaboradores e equipes de trabalho consigam armazenar e recuperar toda a informação relativa às suas atividades de trabalho.

Ele é uma ótima opção quando se trata de grandes volumes de dados. Os tipos de informações que podem ser armazenados em backups de dados incluem aplicativos de software, documentos, planilhas, conjuntos de dados e qualquer outra informação digital.

Diferentemente do backup on premise, no qual os dados são armazenados no local fisicamente, o backup em nuvem envolve uma cópia de segurança de arquivos e dados em um ambiente virtual, ou seja, um servidor remoto oferecido por um provedor de nuvem.

O backup de dados na nuvem é importante para reduzir o risco de perda de dados. Isso pode ocorrer devido a vírus, malware, falhas de hardware ou sistema ou até mesmo por falhas humanas. Uma estratégia de backup de dados é fundamental para proteger sua empresa contra a perda de informações importantes e os custos associados ao tempo de inatividade causado pela perda.

A vantagem do backup na nuvem para empresas está na recuperação automática de dados por meio de um servidor externo e ilimitado. Os provedores de serviços em nuvem possuem diversos parceiros para realizar o backup e armazenar suas informações em discos rígidos redundantes em vários locais remotos, permitindo-lhes acessá-las com segurança usando uma conexão à Internet e, em alguns casos, como casos de emergência, através de dispositivos físicos.

Dessa forma, as empresas recorrem a serviços de um provedor especializado para lidar com atividades de backup de dados, como compra de discos rígidos, criação de sistemas de segurança de dados e configuração de permissões de usuário.

Google Cloud: backup em nuvem e prevenção de desastres

Os dados são armazenados no Google Cloud com segurança nos data centers do Google, mantendo a integridade de informações e operações. Os dados na nuvem do Google são todos criptografados, estejam em trânsito ou armazenados.

A plataforma oferece diversos recursos de prevenção de perda de dados, como backup, e ferramenta antifraude para proteger informações e contas de usuários. Conheça o Backup e DR, serviço de backup e recuperação de desastres do Google Cloud.

 

Conheça o Google Cloud Backup e DR

Trata-se do serviço gerenciado de backup e recuperação de desastres (DR) para proteção centralizada e consistente de dados de aplicativos.

Veja as vantagens de usar o Google Cloud Backup e DR:

  • Gerencie seus backups e restaurações em um único lugar;
  • Proteja as cargas de trabalho e as gerencie um painel central. Atenda casos de uso críticos, como recuperação de dados corrompidos, perda de dados, recuperação de ransomware ou clonagem de banco de dados para teste/desenvolvimento;
  • Acabe com inatividade com a recuperação instantânea e sob demanda;
  • Aumente a confiança com backups incrementais consistentes para aplicativos. Este serviço oferece objetivos de tempo de recuperação (RTO) e objetivos de ponto de recuperação (RPO) baixos. Restaure rapidamente dos backups para retomar as operações comerciais;
  • Reduza o espaço necessário para armazenar backups;
  • Evite armazenar dados duplicados desnecessariamente com a abordagem “permanente” com eficiência de espaço. Após o backup inicial, são armazenadas apenas mudanças incrementais, o que economiza custos e acelera o tempo de restauração.

Recursos do Backup e DR

Backups incrementais: o backup incremental permanente baseado em rastreamento de blocos alterados de maneira eficiente diminui o tempo necessário para o backup, minimiza o impacto nos servidores de produção e otimiza a largura de banda e o uso do armazenamento para RPO baixo e os custos.

Montagem e recuperação instantâneas: ative e acesse as VMs e os bancos de dados do VMware Engine de backups armazenados no Cloud Storage para RTO baixo. Não é necessário mover os dados de backup para o armazenamento dinâmico para acessá-los.

Backups de bancos de dados com aplicativos: garanta que os bancos de dados sejam silenciados antes da captura de dados para backups consistentes com aplicativos que podem ser recuperados rapidamente. Os registros de transações também são salvos em backup a cada 15 minutos, o que permite a recuperação a qualquer momento.

Redução da carga operacional: reduza os requisitos de armazenamento das VMs do Compute Engine e do VMware Engine, já que os discos seletivos podem ser excluídos do backup.
Compatibilidade com diversos bancos de dados: backup e recuperação com reconhecimento de aplicativos para bancos de dados, como IBM Database2, Microsoft SQL Server, MongoDB, MySQL, Oracle, SAP ASE, SAP HANA, SAP IQ, SAP MaxDB e PostgreSQL.

O Google Cloud Backup e DR é uma solução que traduz o compromisso mais amplo do Google Cloud de se tornar a infraestrutura em nuvem mais fácil de gerenciar, mais rápida e menos dispendiosa, ao mesmo tempo que ajuda você a construir um negócio mais resiliente. Ao centralizar a administração de backup e aplicar tecnologias de ponta de armazenamento e gerenciamento de dados, eliminamos grande parte da complexidade, do tempo e dos custos tradicionalmente associados à proteção de dados corporativos.




A Geoambiente é Parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário