Aplicações Cloud Native Google Cloud

Como modernizar sistemas legados com a nuvem do Google?

Escrito por Karen Ferraz

Com a pandemia, diversos setores foram pressionados a escalar rapidamente a infraestrutura de TI e os sistemas de aplicações para atender a demandas por digitalização, uma vez que as pessoas passaram a consumir e utilizar mais serviços digitais enquanto a força de trabalho passou a trabalhar de casa. Nesse contexto, nenhuma tecnologia foi tão importante quanto a nuvem pública para auxiliar as organizações a minimizar os impactos da pandemia do coronavírus com a modernização de sistemas legados.

Desse modo, a nuvem pública tornou-se a plataforma viabilizadora da transformação digital das empresas. Isso porque elas anteciparam seus cronogramas de iniciativas digitais e impulsionaram a migração para a nuvem pública em um esforço de modernizar ambientes, aumentar a agilidade dos negócios, responder a um contexto híbrido e se adaptar a novas realidades trazidas pela pandemia.

A prova disso é que os investimentos globais com serviços de nuvem pública atingirão US$ 396 bilhões este ano e saltarão 21,7%, para US$ 482 bilhões em 2022, segundo o Gartner.

“O impacto econômico, organizacional e social da pandemia continuará a servir como um catalisador para a inovação digital e a adoção de serviços em nuvem”, declarou Henrique Cecci, diretor de pesquisa sênior do Gartner. “Isso é especialmente verdadeiro para casos de uso como colaboração, trabalho remoto e novos serviços digitais para oferecer suporte a uma força de trabalho híbrida.”

Leia mais: 5 fatos que comprovam que o Google Cloud é o melhor provedor de nuvem pública

Como modernizar sistemas legados com a nuvem pública?

Nos últimos anos, muitas organizações utilizavam a nuvem apenas como um espaço experimental, contudo, a pandemia eliminou qualquer resistência em adotar uma estratégia de migração mais robusta em busca de resiliência, agilidade, escalabilidade de sistemas e adaptabilidade. Porém, a jornada de migração deve ser guiada por uma estratégia bem definida para que a nuvem pública viabilize os objetivos do negócio.

Para maximizar o valor dessa rota em direção ao cloud, a consultoria Accenture recomenda os seguintes passos:

1. Migrar e escalar

Mova seus sistemas legados para nuvem com rapidez e segurança, escolhendo a infraestrutura correta para as necessidades da sua empresa. Para isso, é necessário envolver toda a empresa, e não apenas a TI. As outras áreas, principalmente os negócios, devem participar do processo e entender a nuvem como habilitadora de iniciativas inovadoras e como um caminho para ganhar eficiência.

A nuvem deve ser encarada como um meio, e não um fim, para que cada sistema legado ou carga de trabalho seja migrado conforme o planejamento estratégico, tendo em vista os benefícios que serão alcançados em cada etapa. A recomendação é priorizar ganhos rápidos — indo muito além de redução de custos —, colocando em primeiro lugar as migrações com maior potencial de inovação e geração de valor. Assim, esses ganhos podem ajudar a financiar migrações complexas.

2. Aproveite a nuvem para inovar

Utilize ao máximo os recursos dos grandes provedores de nuvem para inovar processos, produtos e serviços e busque uma relação de parceria ao longo da jornada de transformação digital.

Nos últimos anos, o Google investiu consideravelmente no desenvolvimento de tecnologias e soluções de Machine Learning e Big Data e conquistou a liderança nesse segmento. Não é à toa que a empresa possui o buscador mais utilizado no planeta, cuja inteligência e assertividade são desejadas pelas empresas de todos os segmentos.

Os outros provedores de nuvem ficam muito atrás das capacidades fornecidas pela Plataforma Google Cloud, a nuvem pública do Google, em inteligência artificial e análises de dados, recursos indispensáveis para acelerar a jornada em direção à transformação digital.

Alguns desses componentes oferecidos pelo Cloud incluem, por exemplo, o BigQuery. A ferramenta permite executar análises baseadas em imensas cargas de dados para obter insights em tempo real e direcionar os negócios.
Quando se trata de inteligência artificial, o Google oferece uma plataforma de IA completa, a Vertex AI, que ajuda os engenheiros de machine learning a criar e implantar modelos com base em sua popular biblioteca de deep learning TensorFlow, baseada em código aberto.

3. Modernizar e acelerar

Iniciar a migração para a nuvem não quer dizer que sua empresa se tornou “nativa” de cloud. Para tanto, é necessário modernizar a partir do desenvolvimento de aplicativos e soluções voltados para um ambiente em nuvem.

A ordem é utilizar ao máximo o potencial de experimentação da nuvem, pois ela permite criar ambientes quase que de forma instantânea, experimentar ideias, testar protótipos e acessar informações em tempo real para direcionar os negócios.

Por isso, a modernização de sistemas legados precisa ser bem estruturada, pois não é possível fazer tudo do dia para a noite. A estratégia deve considerar os objetivos da empresa, ao passo que se conquista flexibilidade para se adaptar a esse novo contexto.

Por que a Google Cloud Platform?

A Plataforma Google Cloud (GCP) abrange um pacote de modelos de serviços de computação em nuvem oferecido pelo Google. É uma das líderes de mercado quando se trata de infraestrutura em nuvem, sistema de gerenciamento de base de dados e serviços desenvolvidos com base em inteligência artificial.

Vantagens modernizar sistemas legados com a migração para a nuvem do Google:

  • Cobertura global: utiliza a rede de fibra óptica global privada do Google, que oferece interconectividade direta entre os data centers;
  • Migração em tempo real: com o Google Cloud você pode migrar cargas de trabalho de uma máquina virtual para outra sem interrupção;
  • Segurança: fornece os mesmos níveis de segurança dos serviços próprios do Google, como Gmail, Docs e pesquisa;
  • Preço: precificação de serviços por segundo, com descontos para instâncias de longa duração. Não exige assinatura, ou seja, você paga pelo uso.

 

 

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário