Como modernizar sistemas legados com adoção da nuvem pública do Google?

0 2

Com a pandemia, diversos setores foram pressionados a escalar rapidamente a infraestrutura de TI e os sistemas de aplicações para atender a demandas por digitalização, uma vez que as pessoas passaram a consumir e utilizar mais serviços digitais enquanto a força de trabalho passou a trabalhar de casa. Nesse contexto, nenhuma tecnologia foi tão importante quanto a nuvem pública para ajudar as organizações a minimizar os impactos da pandemia do coronavírus.

Desse modo, a nuvem pública tornou-se a plataforma viabilizadora da transformação digital das empresas. Isso porque elas anteciparam seus cronogramas de iniciativas digitais e impulsionaram a migração para a nuvem pública em um esforço de modernizar ambientes, aumentar a agilidade dos negócios, responder a um contexto híbrido e se adaptar a novas realidades trazidas pela pandemia.

A prova disso é que os investimentos globais com serviços de nuvem pública atingirão US$ 396 bilhões este ano e saltarão 21,7%, para US$ 482 bilhões em 2022, segundo o Gartner.

“O impacto econômico, organizacional e social da pandemia continuará a servir como um catalisador para a inovação digital e a adoção de serviços em nuvem”, declarou Henrique Cecci, diretor de pesquisa sênior do Gartner. “Isso é especialmente verdadeiro para casos de uso como colaboração, trabalho remoto e novos serviços digitais para oferecer suporte a uma força de trabalho híbrida.”

Leia mais: 5 fatos que comprovam que o Google Cloud é o melhor provedor de nuvem pública

Como modernizar sistemas legados com a nuvem pública?

Nos últimos anos, muitas organizações utilizavam a nuvem apenas como um espaço experimental, contudo, a pandemia eliminou qualquer resistência em adotar uma estratégia de migração mais robusta em busca de resiliência, agilidade, escalabilidade de sistemas e adaptabilidade. Porém, a jornada de migração deve ser guiada por uma estratégia bem definida para que a nuvem pública viabilize os objetivos do negócio.

Para maximizar o valor dessa rota em direção ao cloud, a consultoria Accenture recomenda os seguintes passos:

1. Migrar e escalar

Mova seus sistemas legados para nuvem com rapidez e segurança, escolhendo a infraestrutura correta para as necessidades da sua empresa. Para isso, é necessário envolver toda a empresa, e não apenas a TI. As outras áreas, principalmente os negócios, devem participar do processo e entender a nuvem como habilitadora de iniciativas inovadoras e como um caminho para ganhar eficiência.

A nuvem deve ser encarada como um meio, e não um fim, para que cada sistema legado ou carga de trabalho seja migrado conforme o planejamento estratégico, tendo em vista os benefícios que serão alcançados em cada etapa. A recomendação é priorizar ganhos rápidos – o que vai muito além de redução de custos –, colocando em primeiro lugar as migrações com maior potencial de inovação e geração de valor. Assim, esses ganhos podem ajudar a financiar migrações complexas.

2. Aproveite a nuvem para inovar

Utilize ao máximo os recursos dos grandes provedores de nuvem para inovar processos, produtos e serviços e busque uma relação de parceria ao longo da jornada de transformação digital.

Nos últimos anos, o Google investiu consideravelmente no desenvolvimento de tecnologias e soluções de Machine Learning e Big Data e conquistou a liderança nesse segmento. Não é à toa que a empresa possui o buscador mais utilizado no planeta, cuja inteligência e assertividade são desejadas pelas empresas de todos os segmentos.

Os outros provedores de nuvem ficam muito atrás das capacidades fornecidas pela Plataforma Google Cloud, a nuvem pública do Google, em inteligência artificial e análises de dados, recursos indispensáveis para acelerar a jornada em direção à transformação digital.

Alguns desses componentes oferecidos pelo Cloud incluem, por exemplo, o Biq Query. A ferramenta permite executar análises baseadas em imensas cargas de dados para obter insights em tempo real e direcionar os negócios.
Quando se trata de inteligência artificial, o Google oferece uma plataforma de IA completa, a Vertex AI, que ajuda os engenheiros de machine learning a criar e implantar modelos com base em sua popular biblioteca de deep learning TensorFlow, baseada em código aberto.

3. Modernizar e acelerar

Iniciar a migração para a nuvem não quer dizer que sua empresa se tornou “nativa” de cloud. Para tanto, é necessário modernizar a partir do desenvolvimento de aplicativos e soluções voltados para um ambiente em nuvem.

A ordem é utilizar ao máximo o potencial de experimentação da nuvem, pois ela permite criar ambientes quase que de forma instantânea, experimentar ideias, testar protótipos e acessar informações em tempo real para direcionar os negócios.

Por isso, a modernização precisa ser bem estruturada, pois não é possível fazer tudo do dia para a noite. A estratégia deve levar em conta os objetivos da empresa, ao passo que se conquista flexibilidade para se adaptar a esse novo contexto.

Por que a Google Cloud Platform?

A Plataforma Google Cloud (GCP) abrange um pacote de modelos de serviços de computação em nuvem oferecido pelo Google. É uma das líderes de mercado quando se trata de infraestrutura em nuvem, sistema de gerenciamento de base de dados e serviços desenvolvidos com base em inteligência artificial.

Vantagens ao migrar para a nuvem do Google:

  • Cobertura global: utiliza a rede de fibra óptica global privada do Google, que oferece interconectividade direta entre os data centers;
  • Migração em tempo real: com o Google Cloud você pode migrar cargas de trabalho de uma máquina virtual para outra sem interrupção;
  • Segurança: fornece os mesmos níveis de segurança dos serviços próprios do Google, como Gmail, Docs e pesquisa;
  • Preço: precificação de serviços por segundo, com descontos para instâncias de longa duração. Não exige assinatura, ou seja, você paga pelo uso.


Geoambiente - Google Cloud Premier Partner

A Geoambiente é parceira premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Quer saber como podemos ajudar a transformar seu negócio também?   



Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

5 mitos sobre a estratégia multicloud
Google Maps
Google Cloud
Google Cloud
Google Cloud
multicloud
Cloud Run: desenvolva aplicações em contêiners sem servidor no Google Cloud
Anthos
Google Next
multicloud
GoogleCloud
DataFlow
Google Maps
Google Cloud