Google Cloud Infraestrutura / Devops

O que é a migração para a nuvem? Guia inicial

Nuvem flutuando em cima de uma placa de circuito, representando cloud computing e migração para a nuvem.
Escrito por Tiago Pinheiro

A nuvem é uma plataforma de inovação para empresas dos mais diversos setores. Não é à toa que a migração para a nuvem é uma iniciativa importante. Para impulsionar seus negócios, as empresas estão apostando em uma infraestrutura de TI cada vez mais suportada por plataformas de nuvem capazes de possibilitar o crescimento e o gerenciamento de riscos, além de apoiar iniciativas inovadoras e entregas de novos serviços e aplicativos. 

Segundo o Gartner, os gastos mundiais dos consumidores finais com serviços de nuvem pública aumentarão 20,4% em 2024. As previsões também são de crescimento para todos os segmentos do mercado de nuvem no período: infraestrutura como serviço (IaaS) expandirá 26,6%, seguida pela plataforma como serviço (PaaS) com 21,5%. 

A migração para nuvem consiste na transferência de aplicativos, dados, infraestrutura, segurança e outros itens para um ambiente de computação em nuvem. Aqui explicamos tudo que você precisa saber sobre esta etapa inicial tão importante para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado. 

O que é migração para a nuvem?

Quando as empresas decidem migrar para a nuvem, elas precisam passar ativos de TI do ambiente local (on premise) para o ambiente na nuvem fornecido por um provedor. A migração envolve a transferência de dados, aplicativos e cargas de trabalho de TI de servidores locais para a nuvem pública. Além disso, a migração para a nuvem também pode incluir o processo de transferir dados e aplicativos de um provedor de nuvem para outro.

Uma vez que a migração é concluída, os sistemas permanecem como estão ou passam por otimizações e modernização contínuas. 

Quais são os tipos de migração para a nuvem?

Há diferentes tipos de migrações para a nuvem e a escolha depende dos objetivos da empresa. Conheça os tipos de migração: 

Saída completa do data center

Consiste em passar todos os aplicativos, serviços e conjuntos de dados de um ou mais data centers para uma nuvem pública. Dependendo do tamanho da organização, uma saída completa do data center pode ser um processo longo que demanda mais de um ano de planejamento, teste e execução. 

Migração de uma nuvem para outra

Se uma empresa deseja mudar de provedor, ela pode recorrer aos serviços de fornecedores terceirizados para ajudar no processo. 

Migração de aplicativos ou conjuntos de dados 

Muitas empresas podem optar por migrar somente alguns softwares, serviços ou conjuntos de dados de servidores locais para a computação em nuvem. Esta é uma forma de obter mais eficiência e facilitar o gerenciamento desses. O que as organizações mais migram para a nuvem pública: business intelligence, análise de dados, gerenciamento de recursos do cliente (CRM), aplicativos de machine learning e inteligência artificial e conjuntos de dados.

Migração de cargas de trabalho 

Esse tipo de migração segmentada pode envolver apenas um tipo específico de carga de trabalho (recursos executados na nuvem que consomem algum tipo de recurso, como capacidade de computação ou capacidade de armazenamento). Alguns exemplos: ambientes de desenvolvimento, criação e gerenciamento de documentos, bancos de dados distribuídos, modelagem 3D ou codificação de vídeo.

Como migrar para a nuvem?

Depois que sua organização já decidiu o tipo de migração para a nuvem e o que migrar, é hora de iniciar o processo de migração para o provedor de sua escolha. A migração possui várias etapas: avaliação, planejamento, migração e otimização/modernização. 

A recomendação é seguir uma estratégia de migração holística de ponta a ponta a fim de reduzir os riscos, controlar custos e simplificar o caminho para o sucesso na nuvem. Além disso, a migração pode ser feita com apoio somente dos times internos ou de parceiros certificados pelo provedor, que oferecem suporte técnico nas diferentes etapas. 

Assim, no caminho da migração você avalia, planeja, implanta e otimiza.

Avaliação (Assess)

Realiza-se o inventário dos aplicativos existentes. Exemplo: aplicativos de responsabilidade da sua empresa, apps proprietários que devem atender aspectos regulatórios, apps que possuem outros requisitos como dados dos clientes devem ser armazenados no país, requisitos de recursos do sistema (para estimar custos na nuvem) e dependência dos apps (para que na migração lift and shift você mova as VM’s em conjunto com as dependências). A ferramenta Stratozone do Google ajuda nesse levantamento. 

Planejamento (Plan) 

Inclui a criação da infraestrutura de nuvem básica para seus aplicativos e planejamento da forma como eles serão movidos. Nessa fase, são realizados: classificação dos aplicativos como fácil ou difícil de mover ou não serão movidos; desenvolvimento de uma estratégia de migração priorizada; definição de como seus recursos serão organizados na Cloud e como seus acessos serão controlados.

Implantação (Deploy)

Aqui você projeta, implementa e executa os processos de implantação para mover seus workloads para a Cloud. O Google oferece algumas ferramentas para auxiliar nessa implantação:

  • Migrate for Compute Engine: permite mover servidores físicos ou VMs para o Google Compute Engine
  • VMware Engine: possibilita migrar workloads baseados no VMware sem alterações nas suas ferramentas ou processos
  • Migrate for Anthos: atualiza workloads diretamente em contêineres no GKE

Otimização (Optimize)

 Nesta fase, você começará a aproveitar ao máximo a tecnologia cloud native, como:

  • Desempenho e escalabilidade
  • Alta disponibilidade
  • Custo
  • Abertura de portas para integração de aprendizado de máquina e inteligência artificial para seus aplicativos.

Google Cloud: computação em nuvem com assistência da IA

Com a assistência da IA no Google Cloud, a criação de uma rede com sub-redes, a migração de bancos de dados locais legados para bancos de dados abertos e a criação e implantação de aplicativos web utilizando a infraestrutura de nuvem pública tornou-se mais fácil do que nunca. 

Com o Duet AI, um colaborador com tecnologia de IA no Google Cloud, um engenheiro de rede pode utilizá-lo para aprender sobre VPCs, sub-redes e como se conectar a suas redes locais rapidamente. Um engenheiro de banco de dados simplifica a migração e moderniza a infraestrutura da empresa e um arquiteto de nuvem estabelece rapidamente os padrões organizacionais adequados para o sucesso de aplicativos da web a longo prazo.

Vantagens de contar com um parceiro certificado 

Inovação contínua na nuvem

Muitos clientes procuram a Geoambiente para maximizar seus recursos de TI a partir da modernização da infraestrutura. Porém, rapidamente as empresas percebem que é possível ir muito além e contar com apoio de um parceiro certificado para implantar novas soluções baseadas em cloud capazes de impulsionar receitas e novos modelos de negócio. Esses projetos envolvem iniciativas de analytics, gerenciamento de dados, produtividade, modernização de aplicações e outras.

Desenvolvimento de estratégias digitais

Para potencializar ainda mais sua estratégia digital com o apoio do Google Cloud, nossa equipe de especialistas pode ajudar na tomada de decisões com base nas necessidades de negócio e nas habilidades do seu time. Desse modo, apoiamos nossos clientes com um roteiro personalizado de migração para a Cloud, que inclui recomendações de tecnologias e planos de implementação, incentivando um “mindset” orientado a cloud desde o início.

Migração segura

Apoiamos nossos clientes em todas as etapas da jornada de transformação digital e da computação em nuvem. Do desenvolvimento do projeto às provas de conceito, a Geoambiente acompanha quantitativamente os resultados da tecnologia Cloud. A migração pode ser feita de toda uma infraestrutura ou apenas de um projeto pontual que a empresa deseja rodar em nuvem.

Parceria de longo prazo

Por meio do nosso suporte, essa infraestrutura é constantemente avaliada e pode ser revisada segundo as necessidades do negócio. Assim, a Geoambiente visa garantir que os clientes tenham sucesso a longo prazo e possam contar com a nossa ajuda ao longo da jornada de transformação digital.

Agora que você já conhece as informações iniciais sobre computação em nuvem, confira o webinar realizado por nossos especialistas sobre a jornada de migração e conte com a Geoambiente para guiar a transformação digital da sua empresa.

 

image-2

A Geoambiente é Parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.


 Fale com nossos especialistas

Sobre o(a) autor(a)

Tiago Pinheiro

Analista de Sistemas Sênior
Especialista em análise e desenvolvimento de sistemas GIS. Formação em Ciências da Computação e certificação Professional Cloud DevOps Engineer.

Deixe um Comentário