5 fatos que comprovam que o Google Cloud é o melhor provedor de nuvem pública

Google Cloud3

A adoção da computação em nuvem é umas das principais forças motrizes para as empresas atualmente, à medida que elas passam a migrar seus aplicativos dos data centers locais para a nuvem pública em busca de inovar, cortar custos e aumentar a agilidade.

O modelo de Infraestrutura como Serviço (IaaS), ou seja aquele em que uma empresa escolhe um provedor terceirizado para hospedar e manter sua infraestrutura central (incluindo hardware, software, servidores e armazenamento) apresenta diversas vantagens. E isso inclui a hospedagem de aplicativos em um ambiente altamente escalonável, onde se paga apenas pela infraestrutura utilizada.

Leia mais: Geoambiente e Google promovem webinar sobre Google Cloud para setor público. Assista

Mas a decisão de migrar para serviços em nuvem geralmente esbarra em preocupações com a segurança e a soberania dos dados. Mas qual a melhor escolha dentre os provedores disponíveis no mercado?

Na hora de escolher o provedor de nuvem mais adequado para a jornada de transformação digital, o Google Cloud destaca-se como a melhor opção, especialmente para organizações que buscam bons recursos de IA e aprendizado de máquina, flexibilidade, economia e segurança. Sabemos que essa escolha nem sempre é fácil.

Por isso, nós da Geoambiente, parceiros premier do Google Cloud, apresentamos aqui todas os diferenciais deste provedor. Confira a seguir as vantagens que fazem do Google Cloud o melhor provedor de nuvem pública!

Leia mais: On Premise x Cloud: qual é a melhor opção para o seu negócio?

1. Rede global privada

O Google possui uma das maiores redes privadas de fibra ópticas do mundo. Ao todo, essa rede se estende por 24 regiões, com 73 zonas e 144 pontos de presença distribuídos em mais de 200 países.

A gigante de tecnologia detém um backbone privado entre todos seus data centers, que estão localizados em diversos países, incluindo Brasil.

Mas o que isso quer dizer? Suportado por uma rede global, o Google Cloud oferece escala e velocidade aos seus clientes e uma latência baixa na hora de processar dados e transmitir informações em tempo real. Outro ponto de destaque é a segurança.

2. Preços competitivos e faturamento

A robustez e escala da infraestrutura do Google permite que a empresa trabalhe com margens de preço mais competitivas. Desse modo, é possível obter descontos para cargas de trabalho de longa duração que virão deduzidos em sua fatura.

O faturamento é calculado com base na utilização (mínimo de 10 minutos) e não exige assinatura. Ou seja, você paga pelo tempo utilizado de computação, sendo que o pagamento é realizado somente após o período de cobrança.

Alguns provedores concorrentes requerem pagamentos prévios para que os usuários tenham acesso aos descontos, enquanto outros apenas concedem os descontos com pré-pagamentos correspondentes a 12 meses de uso.

Por isso, o modelo de faturamento do Google é um grande atrativo para as empresas, já que não precisam comprometer seus fluxos de caixa. Isso significa que não há pagamentos antecipados, custos iniciais e gastos com licenças. A previsibilidade com esses gastos também é maior, de forma que é possível limitar o consumo de cargas de trabalho.

3. Soluções para impulsionar a transformação digital

Na última década o Google investiu consideravelmente no desenvolvimento de tecnologias e soluções de Machine Learning e Big Data e conquistou a liderança nesse segmento. Não é à toa que a empresa possui o buscador mais utilizado no planeta, cuja inteligência e assertividade são desejadas pelas empresas de todos os segmentos.

Nesse sentido, os outros provedores de nuvem ficam muito atrás das capacidades fornecidas pela Plataforma Google Cloud em inteligência artificial e análises de dados, recursos indispensáveis para acelerar a jornada em direção à transformação digital.

Alguns desses componentes oferecidos pelo Cloud incluem, por exemplo, o Biq Query. A ferramenta permite executar análises baseadas em imensas cargas de dados para obter insights em tempo real e direcionar os negócios.

Quando o assunto é inteligência artificial, o Google oferece uma plataforma de IA completa, a Vertex AI, que ajuda os engenheiros de machine learning a criar e implantar modelos com base em sua popular biblioteca de deep learning TensorFlow, baseada em código aberto.

4. Ampla infraestrutura e segurança

O Google Cloud é um conjunto de serviços de computação em nuvem executado na mesma infraestrutura utilizada internamente pelo Google para os próprios produtos de consumo, como a Pesquisa Google, o Gmail e o YouTube, que apresentam altíssimos níveis de segurança.

O provedor possui um time de engenheiros dedicados à manutenção da segurança e aplica todas as medidas necessárias para manter a proteção de software e hardware e garantir a integridade de dados e do acesso de usuários.

Apesar de muitos mitos que ainda pairam sobre a nuvem pública, os riscos de segurança nessa infraestrutura são considerados baixos. Isso porque a GCP oferece uma segurança muito superior aos data centers corporativos, por exemplo, graças à profundidade e à amplitude dos mecanismos de segurança implementados pela empresa.

A GCP oferece a melhor segurança para proteger sistemas, dados e usuários devido à sua infraestrutura global que conta com cinco camadas de proteção de dados. A empresa é líder global em segurança cibernética, e possui soluções de detecção de ameaças baseadas em IA, sem contar que a plataforma atende a rigorosos regulamentos de segurança (compliance).

5. Engenharia open source

O Google se destaca por ser líder mundial em tecnologias de código aberto, especialmente contêineres, graças à sua função central no desenvolvimento de Kubernetes para orquestração e a malha de serviço do Istio, que estão rapidamente se tornando tecnologias padrão.

Desse modo, a provedora é dona de uma rica história de projetos de código aberto do Android, Kubernetes e Hadoop e de um grande ecossistema de desenvolvedores que vêm impulsionando a inovação tecnológica com base no código aberto.

Outro diferencial é que os engenheiros do Google participam de diversos projetos e iniciativas de co-desenvolvimento como parte de sua cultura de inovação, que busca incentivar a transformação digital de seus clientes.


Geoambiente - Google Cloud Premier Partner

A Geoambiente é parceira premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Quer saber como podemos ajudar a transformar seu negócio também?   




Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Google Maps
Google Cloud
Nuvem
Google
Google Cloud
Google lança novos recursos de customização para o Maps no mobile
5 mitos sobre a estratégia multicloud
Google Cloud
Google Cloud
Google Cloud
multicloud
Cloud Run: desenvolva aplicações em contêiners sem servidor no Google Cloud
Anthos
Google Next
multicloud