Google Cloud Infraestrutura / Devops

Nuvem pública: por que o Google Cloud é o melhor provedor?

Google Cloud
Escrito por Karen Ferraz

A adoção da computação em nuvem é umas das principais forças motrizes para as empresas atualmente, à medida que elas passam a migrar seus aplicativos dos data centers locais para a nuvem pública em busca de inovar, cortar custos e aumentar a agilidade.

A adoção da computação em nuvem é umas das principais forças motrizes para as empresas atualmente, à medida que elas passam a migrar seus aplicativos dos data centers locais para a nuvem pública em busca de inovar, cortar custos e aumentar a agilidade.

O modelo de Infraestrutura como Serviço (IaaS), ou seja aquele em que uma empresa escolhe um provedor terceirizado para hospedar e manter sua infraestrutura central (incluindo hardware, software, servidores e armazenamento) apresenta diversas vantagens. E isso inclui a hospedagem de aplicativos em um ambiente altamente escalonável, onde se paga apenas pela infraestrutura utilizada.

Mas a decisão de migrar para serviços em nuvem geralmente esbarra em preocupações com a segurança e a soberania dos dados. Mas qual a melhor escolha dentre os provedores disponíveis no mercado?

Nuvem pública: qual é o melhor provedor?

Na hora de escolher o provedor de nuvem mais adequado para a jornada de transformação digital, o Google Cloud destaca-se como a melhor opção, especialmente para organizações que buscam bons recursos de IA e aprendizado de máquina, flexibilidade, economia e segurança. Sabemos que essa escolha nem sempre é fácil.

Por isso, nós da Geoambiente, parceiros premier do Google Cloud, apresentamos aqui todas os diferenciais deste provedor. Confira a seguir as vantagens que fazem do Google Cloud o melhor provedor de nuvem pública!

1. Rede global privada

O Google possui uma das maiores redes privadas de fibra ópticas do mundo. Ao todo, essa rede se estende por 24 regiões, com 73 zonas e 144 pontos de presença distribuídos em mais de 200 países.

A gigante de tecnologia detém um backbone privado entre todos seus data centers, que estão localizados em diversos países, incluindo Brasil.

Mas o que isso quer dizer? Suportado por uma rede global, o Google Cloud oferece escala e velocidade aos seus clientes e uma latência baixa na hora de processar dados e transmitir informações em tempo real. Outro ponto de destaque é a segurança.

2. Preços competitivos e faturamento

A robustez e escala da infraestrutura do Google permite que a empresa trabalhe com margens de preço mais competitivas. Desse modo, é possível obter descontos para cargas de trabalho de longa duração que virão deduzidos em sua fatura.

O faturamento é calculado com base na utilização (mínimo de 10 minutos) e não exige assinatura. Ou seja, você paga pelo tempo utilizado de computação, sendo que o pagamento é realizado somente após o período de cobrança.

Alguns provedores concorrentes requerem pagamentos prévios para que os usuários tenham acesso aos descontos, enquanto outros apenas concedem os descontos com pré-pagamentos correspondentes a 12 meses de uso.

Por isso, o modelo de faturamento do Google é um grande atrativo para as empresas, já que não precisam comprometer seus fluxos de caixa. Isso significa que não há pagamentos antecipados, custos iniciais e gastos com licenças. A previsibilidade com esses gastos também é maior, de forma que é possível limitar o consumo de cargas de trabalho.

3. Soluções para impulsionar a transformação digital

Na última década o Google investiu consideravelmente no desenvolvimento de tecnologias e soluções de Machine Learning e Big Data e conquistou a liderança nesse segmento. Não é à toa que a empresa possui o buscador mais utilizado no planeta, cuja inteligência e assertividade são desejadas pelas empresas de todos os segmentos.

Nesse sentido, os outros provedores de nuvem ficam muito atrás das capacidades fornecidas pela Plataforma Google Cloud em inteligência artificial e análises de dados, recursos indispensáveis para acelerar a jornada em direção à transformação digital.

Alguns desses componentes oferecidos pelo Cloud incluem, por exemplo, o Biq Query. A ferramenta permite executar análises baseadas em imensas cargas de dados para obter insights em tempo real e direcionar os negócios.

Quando o assunto é inteligência artificial, o Google oferece uma plataforma de IA completa, a Vertex AI, que ajuda os engenheiros de machine learning a criar e implantar modelos com base em sua popular biblioteca de deep learning TensorFlow, baseada em código aberto.

4. Ampla infraestrutura e segurança

O Google Cloud é um conjunto de serviços de computação em nuvem executado na mesma infraestrutura utilizada internamente pelo Google para os próprios produtos de consumo, como a Pesquisa Google, o Gmail e o YouTube, que apresentam altíssimos níveis de segurança.

O provedor possui um time de engenheiros dedicados à manutenção da segurança e aplica todas as medidas necessárias para manter a proteção de software e hardware e garantir a integridade de dados e do acesso de usuários.

Apesar de muitos mitos que ainda pairam sobre a nuvem pública, os riscos de segurança nessa infraestrutura são considerados baixos. Isso porque a GCP oferece uma segurança muito superior aos data centers corporativos, por exemplo, graças à profundidade e à amplitude dos mecanismos de segurança implementados pela empresa.

A GCP oferece a melhor segurança para proteger sistemas, dados e usuários devido à sua infraestrutura global que conta com cinco camadas de proteção de dados. A empresa é líder global em segurança cibernética, e possui soluções de detecção de ameaças baseadas em IA, sem contar que a plataforma atende a rigorosos regulamentos de segurança (compliance).

5. Engenharia open source

O Google se destaca por ser líder mundial em tecnologias de código aberto, especialmente contêineres, graças à sua função central no desenvolvimento de Kubernetes para orquestração e a malha de serviço do Istio, que estão rapidamente se tornando tecnologias padrão.

Desse modo, a provedora é dona de uma rica história de projetos de código aberto do Android, Kubernetes e Hadoop e de um grande ecossistema de desenvolvedores que vêm impulsionando a inovação tecnológica com base no código aberto.

Outro diferencial é que os engenheiros do Google participam de diversos projetos e iniciativas de co-desenvolvimento como parte de sua cultura de inovação, que busca incentivar a transformação digital de seus clientes.

image-2

A Geoambiente é Parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.


 Fale com nossos especialistas

Veja também:

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário