O Gemini é a inteligência artificial generativa do Google que está revolucionando a criatividade e produtividade das organizações.
Na prática, uma inteligência artificial generativa é um campo da IA que cria sistemas capazes de produzir conteúdos originais, como textos, vídeos, imagens e outros. Esses sistemas otimizam a experiência dos usuários e automatizam tarefas simples, como escrever um e-mail de apresentação.
O Google está na vanguarda do uso da IA para organizar as informações e torná-las universalmente acessíveis e úteis. Com o lançamento, as empresas e desenvolvedores contam com uma série de recursos do portfólio de IA Google, agora com suporte do Gemini (o modelo de IA mais avançado do Google até agora).
O que é Gemini?
O Gemini é IA generativa do Google capaz de reconhecer qualquer tipo de entrada e saída, diferente da maioria dos modelos, que utilizam apenas texto. Desse modo, também consegue codificar áudio e vídeo.
O lançamento do Gemini simboliza o primeiro passo da big tech em direção a um modelo de IA universal. Isso quer dizer que o Gemini é um sistema de inteligência artificial que permite realizar múltiplas tarefas sob o conceito “multimodal”, sendo capaz de “conversar” com diferentes tipos de conteúdo, como texto, áudio, código, vídeo e imagem. Ou seja, o Gemini compreende informações da mesma forma que os humanos conseguem ler, ouvir, falar sobre diversos temas de forma simultânea.
Essas capacidades tornam o Gemini Google a inteligência artificial generativa líder no mercado. E para que empresas possam aproveitar ao máximo esse lançamento, a plataforma está integrada a diversos recursos do Google, como Vertex AI, ajudando desenvolvedores e profissionais de diversas áreas.
Entenda como essa IA pode ser utilizada em diferentes aplicações.
Modelos Gemini para empresas
O Gemini abrange uma família de modelos que podem ser executados em diversas aplicações. O sistema está disponível nos modelos:
Gemini 1.0 Pro:
Oferece alto desempenho para dimensionamento de tarefas de IA. Disponível a todos os clientes no Vertex AI, o que permite aos desenvolvedores já começarem a trabalhar o modelo. Proporciona equilíbrio entre qualidade, desempenho e custo, podendo ser usado para diversas tarefas de IA (como edição, resumo, geração e classificação).
Gemini 1.0 Ultra:
Ideal para tarefas altamente complexas, já está disponível no Vertex AI para clientes por meio da lista de permissões. Apresenta desempenho robusto em áreas como instruções complexas, multilinguismo, raciocínio e código. Conforme apresenta o Google, o Gemini 1.0 Ultra é otimizado para resultados de alta qualidade.
Gemini 1.5:
Modelo multimodal de tamanho médio, melhorado para trazer escalabilidade em diversas tarefas. Possui um recurso inovador na compreensão de contexto longo. Com isso, os aplicativos podem executar até 1 milhão de tokens em produção, o que torna este modelo capaz de processar grandes quantidades de informações de uma única vez (como 1 hora de vídeo, 11 horas de áudio, bases de código com mais de 30 mil linhas de código ou mais de 700 mil palavras).
Gemini: acelerando o desenvolvimento no Vertex AI
O Gemini já está disponível no Vertex AI, auxiliando desenvolvedores a criar agentes novos capazes de processar informações em texto, código, áudio, imagens e vídeo. O Vertex AI ajuda na implantação e gerenciamento desses agentes na produção, automatizando a avaliação da qualidade de suas respostas. Também oferece ferramentas para monitorá-las e gerenciá-las.
Com o Gemini, os desenvolvedores podem utilizar os recursos do Vertex AI de inúmeras formas:
- A API Gemini no Vertex AI permite a criação de agentes e aplicativos de IA avançados que conseguem processar informações em inúmeras modalidades, como texto, código, imagens e vídeo.
- O Vertex AI fornece uma plataforma única e integrada para desenvolver, implantar e manter aplicativos de IA criados com modelos Gemini.
- Os recursos do Vertex AI para personalizar e aprimorar modelos Gemini abrangem ajustes baseados em adaptadores, como Low-Rank Adaptation (LoRA), e técnicas adicionais como aprendizado por reforço com feedback humano (RLHF) e destilação.
- Desenvolvedores podem melhorar a resposta dos modelos Gemini com suporte para grounding gerenciado e function calling, possibilitando a conexão com APIs externas.
- As ferramentas do Vertex AI auxiliam a gerenciar e dimensionar modelos Gemini em produção, incluindo uma ferramenta de avaliação automatizada para comparar o desempenho dos modelos.
- O Vertex AI Search fornece um sistema pronto para uso de recuperação de informações e geração de respostas de alta qualidade, que agora possui suporte para modelos Gemini.
- O Vertex AI Conversation permite a criação de chatbots conversacionais altamente sofisticados com IA usando modelos Gemini, viabilizando experiências de conversação mais personalizadas.
Desbloqueie a inovação com modelos Gemini
O Google anunciou recentemente que o uso do Vertex AI aumentou significativamente ao longo de 2023. Muitos clientes globais do Google já estão apostando nos modelos Gemini, reconhecidos por sua capacidade multimodal e habilidade, para lidar com raciocínios complexos.
A Samsung, por exemplo, lançou a série dos smartphones Galaxy S24 equipados com modelos Gemini. Assim, os usuários podem usufruir dos recursos de resumo do Notes e do Gravador de Voz diretamente nos aplicativos nativos da Samsung, com confiança na proteção oferecida pelo Vertex AI.
Já a empresa Jasper utiliza os modelos Gemini para criar automaticamente conteúdo de blog e descrições de produtos. Isso permite acelerar o processo de criação e garantir alta qualidade, assegurando o tom de voz que caracteriza a identidade da marca conforme as diretrizes marketing. Outro cliente é a Quora, que vem aplicando o Gemini para impulsionar a monetização dos criadores em sua plataforma de chat, denominada Poe. Como os modelos, os criadores conseguem desenvolver bots personalizados para assistência na escrita, geração de código e muito mais.
Como vimos, o Gemini é um grande passo na missão do Google de democratizar a IA para empresas. Você também pode utilizar o poder da IA generativa do Google para economizar tempo para suas equipes e desbloquear a produtividade. Consulte os especialistas da Geoambiente e abrace a IA na sua organização!
Fale com os nossos especialistas em Google Workspace
Customer Engineer
Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em computação, é 5 vezes certificado como especialista em Google Cloud. Conta com amplo conhecimento sobre a plataforma e seus recursos para o desenvolvimento de soluções. Entre suas certificações, estão os títulos de Professional Cloud Architect e Professional Machine Learning Engineer.