Google Cloud IA / Machine Learning

Gemini: como empresas podem usar a IA generativa do Google?

Gemini IA - Uma pessoa segurando um celular em frente ao logotipo do Google.

O Gemini é a inteligência artificial generativa do Google que está revolucionando a criatividade e produtividade das organizações.

Na prática, uma inteligência artificial generativa é um campo da IA que cria sistemas capazes de produzir conteúdos originais, como textos, vídeos, imagens e outros. Esses sistemas otimizam a experiência dos usuários e automatizam tarefas simples, como escrever um e-mail de apresentação.

O Google está na vanguarda do uso da IA para organizar as informações e torná-las universalmente acessíveis e úteis. Com o lançamento, as empresas e desenvolvedores contam com uma série de recursos do portfólio de IA Google, agora com suporte do Gemini (o modelo de IA mais avançado do Google até agora).

O que é Gemini? 

O Gemini é IA generativa do Google capaz de reconhecer qualquer tipo de entrada e saída, diferente da maioria dos modelos, que utilizam apenas texto. Desse modo, também consegue codificar áudio e vídeo. 

O lançamento do Gemini simboliza o primeiro passo da big tech em direção a um modelo de IA universal. Isso quer dizer que o Gemini é um sistema de inteligência artificial que permite realizar múltiplas tarefas sob o conceito “multimodal”, sendo capaz de “conversar” com diferentes tipos de conteúdo, como texto, áudio, código, vídeo e imagem. Ou seja, o Gemini compreende informações da mesma forma que os humanos conseguem ler, ouvir, falar sobre diversos temas de forma simultânea. 

Essas capacidades tornam o Gemini Google a inteligência artificial generativa líder no mercado. E para que empresas possam aproveitar ao máximo esse lançamento, a plataforma está integrada a diversos recursos do Google, como Vertex AI, ajudando desenvolvedores e profissionais de diversas áreas. 

Entenda como essa IA pode ser utilizada em diferentes aplicações.

Modelos Gemini para empresas

O Gemini abrange uma família de modelos que podem ser executados em diversas aplicações. O sistema está disponível nos modelos: 

Gemini 1.0 Pro:

Oferece alto desempenho para dimensionamento de tarefas de IA. Disponível a todos os clientes no Vertex AI, o que permite aos desenvolvedores já começarem a trabalhar o modelo. Proporciona equilíbrio entre qualidade, desempenho e custo, podendo ser usado para diversas tarefas de IA (como edição, resumo, geração e classificação). 

Gemini 1.0 Ultra:

Ideal para tarefas altamente complexas, já está disponível no Vertex AI para clientes por meio da lista de permissões. Apresenta desempenho robusto em áreas como instruções complexas, multilinguismo, raciocínio e código. Conforme apresenta o Google, o Gemini 1.0 Ultra é otimizado para resultados de alta qualidade.

Gemini 1.5:

Modelo multimodal de tamanho médio, melhorado para trazer escalabilidade em diversas tarefas. Possui um recurso inovador na compreensão de contexto longo. Com isso, os aplicativos podem executar até 1 milhão de tokens em produção, o que torna este modelo capaz de processar grandes quantidades de informações de uma única vez (como 1 hora de vídeo, 11 horas de áudio, bases de código com mais de 30 mil linhas de código ou mais de 700 mil palavras). 

Gemini: acelerando o desenvolvimento no Vertex AI

O Gemini já está disponível no Vertex AI, auxiliando desenvolvedores a criar agentes novos capazes de processar informações em texto, código, áudio, imagens e vídeo. O Vertex AI ajuda na implantação e gerenciamento desses agentes na produção, automatizando a avaliação da qualidade de suas respostas. Também oferece ferramentas para monitorá-las e gerenciá-las.

Com o Gemini, os desenvolvedores podem utilizar os recursos do Vertex AI de inúmeras formas: 

  • A API Gemini no Vertex AI permite a criação de agentes e aplicativos de IA avançados que conseguem processar informações em inúmeras modalidades, como texto, código, imagens e vídeo.
  • O Vertex AI fornece uma plataforma única e integrada para desenvolver, implantar e manter aplicativos de IA criados com modelos Gemini.
  • Os recursos do Vertex AI para personalizar e aprimorar modelos Gemini abrangem ajustes baseados em adaptadores, como Low-Rank Adaptation (LoRA), e técnicas adicionais como aprendizado por reforço com feedback humano (RLHF) e destilação.
  • Desenvolvedores podem melhorar a resposta dos modelos Gemini com suporte para grounding gerenciado e function calling, possibilitando a conexão com APIs externas.
  • As ferramentas do Vertex AI auxiliam a gerenciar e dimensionar modelos Gemini em produção, incluindo uma ferramenta de avaliação automatizada para comparar o desempenho dos modelos.
  • O Vertex AI Search fornece um sistema pronto para uso de recuperação de informações e geração de respostas de alta qualidade, que agora possui suporte para modelos Gemini.
  • O Vertex AI Conversation permite a criação de chatbots conversacionais altamente sofisticados com IA usando modelos Gemini, viabilizando experiências de conversação mais personalizadas. 

Desbloqueie a inovação com modelos Gemini

O Google anunciou recentemente que o uso do Vertex AI aumentou significativamente ao longo de 2023. Muitos clientes globais do Google já estão apostando nos modelos Gemini, reconhecidos por sua capacidade multimodal e habilidade, para lidar com raciocínios complexos.

A Samsung, por exemplo, lançou a série dos smartphones Galaxy S24 equipados com modelos Gemini. Assim, os usuários podem usufruir dos recursos de resumo do Notes e do Gravador de Voz diretamente nos aplicativos nativos da Samsung, com confiança na proteção oferecida pelo Vertex AI.

Já a empresa Jasper utiliza os modelos Gemini para criar automaticamente conteúdo de blog e descrições de produtos. Isso permite acelerar o processo de criação e garantir alta qualidade, assegurando o tom de voz que caracteriza a identidade da marca conforme as diretrizes marketing. Outro cliente é a Quora, que vem aplicando o Gemini para impulsionar a monetização dos criadores em sua plataforma de chat, denominada Poe. Como os modelos, os criadores conseguem desenvolver bots personalizados para assistência na escrita, geração de código e muito mais. 

Como vimos, o Gemini é um grande passo na missão do Google de democratizar a IA para empresas. Você também pode utilizar o poder da IA generativa do Google para economizar tempo para suas equipes e desbloquear a produtividade. Consulte os especialistas da Geoambiente e abrace a IA na sua organização!

image-2

Geoambiente é parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.

 

Fale com os nossos especialistas em Google Workspace

Sobre o(a) autor(a)

Victor Hugo Ferreira

Customer Engineer
Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em computação, é 5 vezes certificado como especialista em Google Cloud. Conta com amplo conhecimento sobre a plataforma e seus recursos para o desenvolvimento de soluções. Entre suas certificações, estão os títulos de Professional Cloud Architect e Professional Machine Learning Engineer.

Deixe um Comentário