Google Maps Platform Recursos Google Maps

Empresas de energia abraçam a transformação digital com soluções Google

O sol está se pondo atrás das linhas de energia, representando empresas de energia elétrica.
Escrito por Thamirys Santana

O ecossistema Google auxilia as empresas de energia na transformação digital por meio de soluções que integram as plataformas Cloud, Maps e Workspace. São recursos que ajudam a digitalizar processos e tornar operações muito mais eficientes. No fim do dia, ganham as equipes, que se tornam mais produtivas, as companhias de energia, que se tornam mais ágeis, e os consumidores, que ficam mais satisfeitos com uma experiência de alto nível.

O próprio Google se destaca no mercado pela liderança em eficiência energética! A nuvem Google Cloud é referência devido à expertise do Google em energia e IA que permite uma gestão eficiente e inteligente de data centers no mundo inteiro. As empresas do setor de energia podem se beneficiar com essas soluções de infraestrutura, segurança e colaboração e alcançar suas metas de eficiência e objetivos de negócio.

Cloud: soluções para armazenamento e análise de dados 

Provedor líder no mercado de nuvem, o Google Cloud oferece recursos avançados de inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) para ajudar empresas do setor de energia a tornarem seus processos mais inteligentes. São ferramentas de armazenamento, modernização de infraestrutura, operações e recursos de análise de dados. E o melhor: com os requisitos de segurança e proteção de dados da plataforma em nuvem que mais cresce mundialmente. 

Anthos:

A plataforma de nuvem híbrida do Google Cloud permite que as empresas de energia utilizem várias nuvens, garantindo consistência entre ambientes on premise (local) e na nuvem. O resultado: desenvolvimento mais rápido de aplicativos que impactam nos negócios. 

Transferência de aplicativos:

Gerenciar ambientes locais subutilizados é desafiador. A migração de seus aplicativos para o Google Cloud resulta em grandes melhorias no desempenho e na redução de custos.

Inspeção Visual com Inteligência Artificial (IA):

Possibilita a redução no tempo de inspeção de ativos, garantindo segurança, eficiência e precisão por meio da solução oferecida pelo Google Cloud para visão computacional.

Análise de dados:

Para simplificar e acelerar a tomada de decisões informadas, acesse novos insights de dados por meio do BigQuery, a solução de armazenamento de dados na nuvem sem servidor, altamente escalável e econômica, que possui integração com a plataforma de IA do Google (Gemini). 

Document AI para compras:

Converta documentos não estruturados, como recibos e faturas, em dados estruturados de maneira simples e organizada, impulsionando a eficiência operacional e aprimorando a experiência dos seus clientes. 

Contact Center com inteligência artificial:

Otimize a experiência do cliente com a Contact Center AI, que suporta o atendimento ao cliente e permite uma interação natural com eles, liberando colaboradores para se dedicarem a tarefas críticas.

Maps: soluções de gerenciamento para equipes em campo e monitoramento de linhas de transmissão

A plataforma Google Maps engloba uma gama de dados de localização para suportar os processos das empresas de utilities por meio de rotas mais eficientes. As soluções do Maps englobam recursos que auxiliam as empresas de energia a prestarem suporte aos técnicos em campo na condução de suas atividades.

APIs do Maps:

Uma vez integradas aos sistemas e aplicações de gestão de campo, as APIs do Maps oferecem recursos em tempo real que tornam rotas mais eficientes para operadores, como pontos de referência mais inteligentes para facilitar o embarque e desembarque em campo, tráfego por segmento de rota e muito mais. O recurso de roteirização “Compute Routes” da Routes API, por exemplo, permite o cálculo de rotas de deslocamento com intuito de reduzir o gasto de combustível e o tempo de locomoção de cada chamado. 

As APIs do Maps proporcionam melhor desempenho de equipes externas, em relação a tempo e distância de um chamado. Além disso, reduz custos diretos (combustível) e indiretos (call center) envolvidos nos atendimentos dos operadores em campo.

Workspace: soluções que aceleram a transformação digital

As soluções da plataforma de produtividade Workspace permitem conectar desde a liderança corporativa até equipes remotas, como operadores em campo, a fim de que todos trabalhem com mais agilidade e colaboração. 

Recursos de colaboração:

Conecte a força de trabalho com ferramentas de colaboração e comunicação do Google, como Meet, Gmail e muito mais. 

Colaboração Virtual:

Aumente a colaboração entre os colaboradores utilizando recursos como salas de reunião, enquetes, moderação, além de ferramentas para moderar eventos virtuais.

Criação de aplicativos No-Code:

Com o recurso AppSheet, qualquer usuário pode criar aplicativos sem precisar escrever código, integrando processos e dados. Por exemplo, o gestor de equipes de campos pode criar um app que consulte o calendário de atendimento de chamados para organizar a rotina dos operadores. 

Abrace a transformação digital com o Google

O ecossistema Google está promovendo uma verdadeira revolução digital nos processos e negócios das empresas líderes em energia. A Geoambiente é parceira premier do Google para o fornecimento e implantação de recursos do Cloud, Maps e Workspace, auxiliando diversas empresas a maximizar essas soluções. 

Nossos clientes do setor de energia elétrica contam com suporte especializado para o desenvolvimento interno (quando a empresa conta com equipe de desenvolvimento); além de terem a possibilidade de contratar os nossos serviços de desenvolvimento, onde o time Geoambiente realiza a criação de aplicações sob medida com os recursos do Google integrados. 

Também ajudamos a otimizar seus custos, fornecendo relatórios mensais e acesso a treinamentos sobre as melhores práticas de implementação das APIs adaptadas ao seu negócio e objetivos. 

image-2

A Geoambiente é parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos
do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.

 

Fale com os nossos especialistas

Sobre o(a) autor(a)

Thamirys Santana

Formação em Comunicação Social e especialização em Gestão da Experiência do Consumidor. Conta com experiência em planejamento de conteúdo digital, marketing B2B, endomarketing e gestão de canais.

Deixe um Comentário