Google Cloud IA / Machine Learning

Duet AI: conheça a IA Google para desenvolvedores na GCP

Duet AI: conheça a IA Google para desenvolvedores na Google Cloud Platform
Escrito por Tiago Pinheiro

Seu provedor de cloud computing permite à sua empresa aumentar a produtividade, oferecer vantagens competitivas e melhorar seus resultados financeiros? Os recursos avançados de inteligência artificial (IA) do Google Cloud estão transformando a forma como as empresas trabalham na nuvem. 

A aplicação de inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) permite que as organizações encurtem o time to market e lancem aplicações conforme a demanda dos negócios. Isso é possível graças a recursos de IA e ML que reduzem a codificação, liberando os desenvolvedores para focar na estratégia, como análise de dados e segurança.

Mas como começar a implementar a IA na sua empresa e impulsionar o trabalho dos desenvolvedores? O Google Cloud oferece recursos avançados como o Duet AI, que encurtará caminhos para aproveitar os benefícios da inteligência artificial no seu negócio. Entenda a seguir como esse recurso funciona.

Duet AI: a ferramenta de IA do Google Cloud

O Duet AI é a ferramenta de inteligência artificial do Google que oferece assistência de IA no Google Cloud e outros serviços do Google. No Google Cloud, fornece o poder da IA generativa na nuvem para impulsionar o desenvolvimento de aplicativos, operações, gerenciamento e migração de banco de dados, análise e visualização de dados e segurança cibernética.

Na prática, isso quer dizer que o Duet AI no Google Cloud proporciona assistência especializada em todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software. Desde a geração de código, citação de fontes, cobertura de testes, design e publicação de APIs, passando pela migração e modernização de aplicativos. 

O Duet AI possibilita que os desenvolvedores usem a linguagem natural para compreender rapidamente códigos e APIs complexas, sem abdicar das melhores práticas de codificação e velocidade nos testes de unidade. O código e a assistência por chat do Duet AI estão disponíveis nos ambientes de desenvolvimento, como o console do Google Cloud, Cloud Workstations e Cloud Shell Editor. Além disso, as extensões do Cloud Code IDE oferecem suporte ao Duet AI em IDEs de terceiros, como o VSCode e as IDEs da JetBrains, incluindo CLion, GoLand, IntelliJ IDEA, PyCharm, Rider e WebStorm.

Recursos do Duet AI para desenvolvedores

O Duet AI no Google Cloud pode ser utilizado por desenvolvedores e engenheiros de dados. A plataforma suporta mais de 20 linguagens de programação (Go, Java, JavaScript, Python, SQL e outras) e pode ser utilizada para gerar ou completar códigos a partir de comandos simples. 

O recurso também pode incluir as fontes utilizadas, assim, quando o Duet AI responder uma citação direta a um comando, é possível saber a autoria. Outro ponto importante é que, conforme explica o Google, os códigos e recomendações usados na ferramenta não são reutilizados para nenhum aprendizado e desenvolvimento de modelo, garantindo a privacidade dos dados inseridos pelos desenvolvedores. 

O Duet AI para desenvolvedores também facilita a execução de aplicativos no Google Cloud, já que oferece recursos para implantação de aplicativos e correção de problemas.

Confira as vantagens do Duet AI em detalhes:

Desenvolvimento de software:

O Duet AI fornece assistência especializada em todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software. Com isso, os desenvolvedores podem se concentrar no processo, minimizando a mudança de contexto para ajudá-los a serem mais produtivos. Além de completar e gerar códigos, auxilia na refatoração de código e na construção de APIs usando comandos em linguagem natural.

Operações de aplicativos e infraestrutura:

Sua equipe de TI pode “conversar” com o Duet AI em linguagem natural em vários serviços diretamente no Console do Google Cloud. Esta é uma forma de obter rapidamente informações “como fazer” a respeito de configuração de infraestrutura, práticas recomendadas de implantação e recomendações de especialistas sobre otimização de custo e desempenho.

Análise de dados:

O Duet AI no BigQuery presta assistência contextual para escrever consultas SQL, bem como código Python, gerar funções completas e blocos de código, sugerir automaticamente conclusões de código e explicar instruções SQL em linguagem natural. Pode gerar recomendações com base em seu esquema e metadados. Tais recursos permitem que as equipes de dados se concentrem mais nos resultados para os negócios.

Modernização de bancos de dados:

O Duet AI no Cloud Spanner, AlloyDB e Cloud SQL atua na geração do código para estruturar, modificar ou consultar dados usando linguagem natural. No Database Migration Service (DMS), o Duet AI ajuda a automatizar a conversão de código de banco de dados, como stored procedures, funções, triggers e pacotes, que não poderiam ser convertidos com tecnologias de tradução padrão.

Operações de segurança:

O Duet AI também está chegando a produtos de segurança, incluindo Chronicle Security Operations, Mandiant Threat Intelligence e Security Command Center, que podem capacitar profissionais de segurança para prevenir ameaças com mais eficiência, reduzir o trabalho em fluxos de trabalho de segurança e aprimorar a segurança.

Por que migrar para a nuvem do Google?

Os recursos avançados de IA e ML do Google Cloud impulsionam a jornada da sua empresa pela inteligência artificial. A Plataforma Google Cloud está à frente da concorrência na oferta de recursos baseados em IA e análises de dados, indispensáveis para acelerar a transformação digital. 

Dentre eles estão o Duet AI, plataforma de assistência de IA, o BigQuery, que permite executar análises baseadas em imensas cargas de dados para obter insights em tempo real, e a Vertex AI, que ajuda os engenheiros de machine learning a criar e implantar modelos com base na biblioteca de deep learning TensorFlow, baseada em código aberto.

Se sua organização busca bons recursos de IA e aprendizado de máquina, flexibilidade, economia e segurança, o  Google Cloud é o provedor líder de computação em nuvem!

image-2

A Geoambiente é parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.

 

Fale com os nossos especialistas sobre a API Speech-to-Text

Sobre o(a) autor(a)

Tiago Pinheiro

Analista de Sistemas Sênior
Especialista em análise e desenvolvimento de sistemas GIS. Formação em Ciências da Computação e certificação Professional Cloud DevOps Engineer.

Deixe um Comentário