Google Cloud Infraestrutura / Devops

Google Distributed Cloud: conheça as soluções de edge computing do Google

Google
Escrito por Karen Ferraz

As organizações estão focadas em acelerar a adoção da nuvem e, para isso, buscam um desenvolvimento mais fácil, inovação mais rápida e escala eficiente, ao mesmo tempo em que reduzem os riscos relacionados à tecnologia. Apesar disso, existem workloads que não podem ser movidos para a nuvem pública totalmente ou imediatamente por questões relacionadas a conformidade, latência ou requisitos de processamento de dados locais. Ou até mesmoporque necessitam ser executados próximos de outros serviços.

Para garantir que esses workloads possam aproveitar todos os benefícios nuvem, Google anunciou durante o Next’21, seu evento dedicado ao serviço de nuvem Google Cloud, o lançamento do Google Distributed Cloud, um portfólio de soluções que consiste em hardware e software que estendem a infraestrutura da GCP (Google Cloud Platform) até a borda e seus data centers.

Seja qual for a necessidade da sua organização, você pode executar o Google Distributed Cloud em vários locais, incluindo:

Google network edge: permite que os clientes aproveitem mais de 140 locais de rede na borda (network edge) do Google em todo o mundo.
Borda da operadora: possibilita que os clientes se beneficiem das vantagens da rede periférica de uma operadora e dos serviços 5G / LTE oferecidos por nossos parceiros fornecedores de serviços de comunicação. A borda do operador é otimizada para suportar casos de uso de baixa latência, executando aplicações de borda com latência rigorosa e requisitos de largura de banda.

Borda do cliente: suporte à borda do cliente ou localizações remotas, como lojas de varejo, fábricas ou filiais, que exigem computação localizada e processamento diretamente nas localizações periféricas.

Data center do cliente: fornece suporte a data centers de propriedade do cliente e instalações de colocation para atender a requisitos rígidos de segurança e privacidade de dados e para modernizar implantações locais, ao mesmo tempo em que atende à conformidade regulatória.

Leia mais: 5 mitos sobre a estratégia multicloud

Conheça o Google Distributed Cloud

O Google Distributed Cloud, apresentado no Next’21, é baseado no Anthos, uma plataforma de código aberto que unifica o gerenciamento da infraestrutura e dos aplicativos no local, na borda e em várias nuvens públicas, ao mesmo tempo que oferece operação consistente em escala.

Assim, o Google Distributed Cloud utiliza a infraestrutura em escala planetária do Google para oferecer alto desempenho, disponibilidade e segurança, enquanto o Anthos executado em hardware gerenciado pelo Google no cliente ou na borda fornece uma plataforma de serviços para executar aplicativos de forma segura e remota.

Com a solução, os clientes podem migrar ou modernizar aplicativos e processar dados localmente com os serviços do Google Cloud, incluindo bancos de dados, aprendizado de máquina, análise de dados e gerenciamento de contêineres. Os clientes também podem aproveitar os serviços de terceiros em seu próprio ambiente dedicado, como os parceiros Cisco, Dell, HPE e NetApp.

O Google Distributed Cloud inclui os produtos:

• Google Distributed Cloud Edge: atualmente disponível no modo preview, este produto totalmente gerenciado aproxima a infraestrutura e os serviços do Google Cloud de onde os dados estão sendo gerados e consumidos. Os clientes podem executar aplicações remotamente e com segurança em hardware gerenciado pelo Google, assim como aproveitar os mais de 140 pontos de presença globais do Google, ambientes de operadora ou em seus próprios data centers, lojas, fábricas ou outros locais. Essas capacidades o torna ideal para executar processamento de dados locais, cargas de trabalho de computação de borda de baixa latência, modernização de ambientes locais e implantação de soluções 5G/LTE privadas em diversos setores. A solução é baseada nas soluções de telecomunicações do Google Cloud e capacita os CSPs para executar cargas de trabalho nas tecnologias Intel e Nvidia, fornecendo novos casos de uso 5G e de ponta.

• Google Distributed Cloud Hosted: disponível no modo “preview” a partir do primeiro semestre de 2022, o Google Distributed Cloud Hosted proporciona aos clientes uma maneira segura de modernizar implantações locais, independentemente destes escolherem fazê-lo sozinhos ou hospedar em um parceiro confiável. Não requer conectividade com a Google Cloud a qualquer momento para gerir infraestrutura, serviços, APIs ou ferramentas. O Google Distributed Cloud Hosted usa um plano de controle local gerenciado pelo Anthos para operações, dando suporte a clientes do setor público e entidades comerciais que têm requisitos rígidos de residência de dados, segurança ou privacidade.

Oferecendo uma estratégia de nuvem flexível

Nosso objetivo é facilitar sua jornada para a nuvem. Com recursos de transformação para ajudá-lo a inovar com mais rapidez e economizar dinheiro, seguimos uma abordagem aberta para oferecer a você a maior flexibilidade e escolha à medida que sua organização evolui. Junte-se a nós na sessão de destaque “Impulsionando a transformação com a nuvem distribuída do Google” e assista à demonstração interativa ao vivo dos mais recentes investimentos do Google em modernização e infraestrutura de aplicativos em um ambiente de nuvem distribuído.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário