Google Cloud Infraestrutura / Devops

5 mitos que você precisa saber sobre a estratégia multicloud

5 mitos sobre a estratégia multicloud
Escrito por Karen Ferraz

Uma estratégia multicloud proporciona às empresas a liberdade de usar a melhor nuvem possível para cada carga de trabalho. No entanto, ainda há muitos mitos que pairam sobre o uso de múltiplas nuvens.

Pensando nisso, buscamos desmistificar aqui alguns conceitos equivocados sobre o multicloud. A ideia é mostrar como diferentes tecnologias baseadas em cloud fornecem às empresas a capacidade de aproveitar melhor os ativos existentes e utilizar novas formas de calcular, armazenar e analisar dados.

Leia mais: Por que você precisa de uma estratégia multicloud?

Mito 1: Multicloud é caro

Realidade: gerenciado estrategicamente, o multicloud pode oferecer a flexibilidade que você precisa para reduzir seus custos gerais de TI. A abordagem de nuvem all-in significa que você fica restrito aos recursos e serviços de um fornecedor por vários anos. Operar em várias nuvens permite escolher a solução mais econômica para o seu negócio e comparar provedores uns contra os outros para obter o melhor preço.

Mito 2: A maioria das organizações está em uma só nuvem

Realidade: de acordo com pesquisas do Gartner, 81% das companhias já estão trabalhando com dois ou mais provedores de nuvem pública. Além disso, a maioria das empresas são atualmente híbridas e planejam adotar mais de uma nuvem no futuro. Você não está sozinho nesta jornada!

Mito 3: Você não pode ter velocidade e confiabilidade 

Realidade: no Google Cloud é fácil usar ferramentas de desenvolvimento e ferramentas avançadas de monitoramento em todos os ambientes graças ao Apigee e da suíte de operações, que permitem aos desenvolvedores escrever códigos rapidamente e implantá-los em vários ambientes. Ao mesmo tempo, os operadores de plataforma ainda têm um visão holística de todos os serviços para garantir a confiabilidade.

Mito 4: Multicloud é complexo e difícil de gerenciar

Realidade: usando o Anthos, você pode gerenciar aplicações em contêineres em várias nuvens e ambientes locais (on-premise) a partir de um único plano de gerenciamento. O Anthos centraliza o gerenciamento e traz o melhor do plano de controle do GKE para cada ambiente.

Mito 5: Multicloud te impede de ter uma visão holística

Realidade: Com as escolhas certas, um abordagem multicloud pode resultar em uma corrida até o topo. Com ferramentas de analytics que funcionam em nuvens e divide os silos de dados, você não precisa ficar limitado às ferramentas da sua nuvem atual e, sim, pode tirar vantagem dos melhores serviços disponíveis em qualquer ambiente.

image-2

A Geoambiente é Parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.


 Fale com nossos especialistas

Veja também:
 

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário