As novidades para a Plataforma Google Maps foram apresentadas esta semana na conferência para desenvolvedores Google I/O, a primeira edição virtual da história. Para manter você atualizado sobre as atualizações e funcionalidades anunciadas no evento, a Geoambiente preparou um resumo dos principais lançamentos:
#1 Inclinação e rotação: por anos a experiência no Maps foi proporcionada por imagens vistas de cima para baixo. O recurso de inclinação e rotação para a Maps JavaSript API permite fornecer aos usuários uma perspectiva diferente do mundo.
#2 WebGL Overlay View: com esse overlay você obtém acesso ao mesmo WebGL para renderizar objetos 2D e 3D diretamente no mapa.
#3 Personalização de Mapas hospedados em Cloud: a nuvem do Google agora possui recursos de customização de mapas, disponíveis por meio da Maps JavaScript API. É possível e estilizar o mapa em um web console baseado em interface de usuário e aplicar essas mudanças diretamente nas aplicações web ou mobile sem precisar atualizar códigos.
#4 Bibliotecas Kotlin (KTX) para Maps e Places: as bibliotecas permitem aos desenvolvedores escrever idiomaticamente a linguagem Kotlin usando Maps Android SKDs. Ou seja, você pode aproveitar os recursos da linguagem, como as funções de extensão, sem precisar escrever os códigos.
Confira no vídeo a seguir uma síntese sobre os principais lançamentos da Google I/O:
Sessões
Além disso, a conferência trouxe três especialistas dos times de engenharia e produto para comentar e explorar os novos recursos.
Mapas de próxima geração para a web: nesta sessão, o chefe de engenharia da plataforma do Google Maps, Travis McPhail, comentou os recursos beta mais recentes para a Maps JavaScript API: Inclinação e Rotação e visualização de sobreposição WebGL.
Projete, gerencie e implante mapas melhores com recursos de personalização de mapas baseados em nuvem: aqui Alicia Sullivan, gerente de produto da plataforma do Google Maps, e Thames Sookpranee, líder de engenharia para estilos de mapas baseados em nuvem, demonstraram como você pode usar as novas funcionalidades, agora disponíveis em JavaScript, para personalizar a aparência do mapa.
Usando a plataforma do Google Maps com Kotlin idiomático: nesta sessão Chris Arriola, engenheiro de relações com o desenvolvedor da plataforma do Google Maps, compartilhou como os desenvolvedores de Android Kotlin podem usar as bibliotecas de extensão de código aberto KTX no Maps e no Places.
Demos WebGL
Para acelerar adoção dos novos recursos baseados em WebGL da JavaScript API, o Google preparou duas demos que trazemos aqui com destaque. A ideia é demonstrar o potencial desses recursos à medida que você introduz o controle 3D e a renderização no mapa.
- Tour WebGL-Powered Maps Features: um passo a passo completo e interativo de todos os novos recursos do WebGL

- Travel with Next Generation Maps: uma visão do início ao fim de como esses lançamentos podem transformar as experiências de mapas ao aplicá-los em um app fictício de viagem.

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas.
Somos parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.