Geolocalização Google Maps Platform

Google Maps: mapa do Google completa 20 anos em 2025

Google Maps: mapa do Google completa 20 anos em 2025
Escrito por Thamirys Santana

O Google Maps completou 20 anos em 2025. Desde sua criação, a plataforma de geolocalização mudou a maneira como nos deslocamos pelo mundo e interagimos com mapas e lugares. O mapa do Google faz parte do dia a dia de mais de 2 bilhões de usuários mensais em todo o mundo, estando presente nas mais diversas jornadas, sejam viagens para novos destinos ou em estratégias complexas de logística.

Entenda como o Google Maps evoluiu ao longo de seus 20 anos de existência e veja os recursos disponíveis tanto para usuários finais quanto para empresas.

A origem do mapa do Google

Tudo começou por uma ideia criada pelos quatro cofundadores da startup australiana Where2 — os australianos Noel Gordon e Stephen Ma e os dois irmãos dinamarqueses Lars e Jens Rasmussen. Eles apresentaram ao Google o projeto que consistia em um serviço de mapas no qual as pessoas poderiam fazer buscas, navegar pela tela do computador e dar zoom em locais. 

Desde o lançamento em 8 de fevereiro de 2005, o Google Maps se tornou a plataforma de mapeamento online mais popular do mundo. De lá para cá, a ferramenta passou a fazer parte da vida de bilhões de pessoas, substituindo mapas de bolso, bússolas, guias de viagem e muitos outros recursos de roteirização e localização em tempo real. 

Nesse tempo, a plataforma também ganhou muitas funcionalidades além dos mapas, como guia de restaurantes, recursos de horário de para transporte público e dicas de pontos turísticos a serem explorados numa localidade. Sem dúvidas, o Maps hoje é o principal mecanismo de busca e recomendação para todas as nossas consultas geoespaciais. 

Duas décadas depois, a plataforma segue em trajetória de expansão, tanto em escopo e quanto em escala. Em 2013, o Google comprou o Waze, aplicativo criado por uma startup israelense para evitar engarrafamentos. 

O Maps hoje é fundamental tanto para usuários quanto para negócios. É um serviço de geolocalização estratégico para inúmeras plataformas de terceiros, como Uber, Airbnb, apps de delivery e entrega de comida, sites imobiliários e de e-ecommerce

Como o Google Maps impacta empresas e usuários?

Em 20 anos, o Maps evoluiu intensamente e se tornou global, ajudando mais de dois bilhões de pessoas no mundo todo a encontrarem caminhos a cada mês. Os usuários podem usar as diversas funcionalidades do mapa, como roteirização, direcionamento passo a passo, rastreamento de incêndios florestais, verificar a qualidade do ar, fazer listas e reservas.

O Maps também permite comparar preços de gasolina, encontrar rotas sustentáveis, orientar com RA e fazer uma imersão nos mais diversos locais graças ao Street View. Os usuários também podem desfrutar de funcionalidades como Live View, uma função que é uma função do Google Maps que usa a realidade aumentada para melhor direcionamento, rotas otimizadas para cada caminho e personalização. 

Os recursos são extensos, tanto que foram mais de 1 trilhão de quilômetros de direções fornecidos pelo app somente em 2024: vinte vezes a distância da Terra orbitando o Sol! A cada ano, são mais de 500 milhões de contribuições dos usuários com informações como avaliações, classificações, fotos e outros. 

O Maps também é uma plataforma corporativa, utilizada por milhões de empresas para entregar melhores experiências aos usuários. São 250 milhões de empresas e lugares no mapa Google Maps. Isso faz do Google Maps uma poderosa ferramenta de negócios ao permitir que os clientes encontrem mais facilmente os estabelecimentos ou que produtos cheguem mais rapidamente aos destinos. 

As APIs do Google Maps são utilizadas para criar aplicativos e serviços de geolocalização, causando impacto positivo na logística, transporte, delivery e na experiência do cliente com as marcas. Os negócios se beneficiam de recursos como o Store Locator, um localizador de lojas que pode ser oferecido em sites ou app por meio de uma combinação de APIs do Google Maps.

Saiba mais sobre o conjunto de APIs do mapa do Google para empresas:

 

Novidades e inovações

O Google Maps não para de inovar e entregar novas experiências, tanto para usuários quanto para empresas. Confira alguns destaques:

10 funcionalidades do Google Maps para usuários finais:

1. Direção personalizada: os usuários podem personalizar seu ícone de navegação com novos tipos e cores de carros ao dirigir. Basta tocar na seta azul da navegação e escolher as preferências. 

2. Mais inspiração com o Gemini: é possível pedir dicas de onde ir ou sugestões do que fazer pelo Gemini. A inteligência artificial do Google fornecerá uma lista de sugestões de onde ir, como estacionar ou melhores horários de funcionamento a partir do Maps. 

3. Cardápios com destaques do público: permite ver fotos e avaliações dos pratos mais populares de um restaurante antes de visitá-lo.

4. Listas de restaurantes: ajuda a encontrar restaurantes populares, tendências e estabelecimentos com melhores avaliações.

5. Horários populares: mostra a movimentação de um local em tempo real e em horários específicos para evitar multidões.

Recurso "Horários de pico" do Google Maps

Recurso “Horários de pico” do Google Maps

6. Street View: permite explorar lugares em 360 graus e viajar no tempo para ver como mudaram.

7. Immersive View: possibilita uma imersão em estádios, parques e rotas com antecedência, incluindo informações sobre clima e trânsito.

8. Realidade Aumentada (RA): permite usar a câmera do celular para obter informações sobre lugares próximos, como nome, movimentação e avaliações.

9. Rotas com eficiência de combustível: ajuda a encontrar rotas que economizam combustível ou energia.

10. Reservas: os usuários podem fazer reservas em restaurantes diretamente pelo mapa do Google.

Inovações do Google Maps para empresas:

Com o olhar para demandas empresariais importantes, a Plataforma Google Maps oferece soluções capazes de otimizar operações e melhorar a experiência do cliente em diferentes segmentos de atuação. Entenda como funciona o uso corporativo do mapa do Google:

A seguir, estão 5 exemplos de recursos oferecidos pela Plataforma Google Maps para o desenvolvimento de soluções que impulsionam o uso de dados de localização nas empresas:

1. Routes API: melhora o planejamento de rotas oferecendo recursos precisos e flexíveis. Ajuda empresas a encontrarem os trajetos mais eficientes e personalizados, considerando diversos fatores que impactam a logística (como rotas com pontos de paradas e rotas com pedágios) e a experiência do usuário, tanto para motoristas quanto para entregadores.

2. Route Optimization API (GMPRO): simplifica o planejamento de rotas complexas, que consideram especificidades (como jornada de trabalho do motorista ou entregas prioritárias), integrando todas essas variáveis automatizadamente. 

3. Solar API: transforma como as empresas do setor de energia solar operam. Fornece dados detalhados sobre telhados, permitindo calcular o potencial de geração de energia solar de forma rápida e assertiva, tornando os processos de venda e instalação de sistemas fotovoltaicos mais ágeis. Saiba mais:

4. Air Quality API: entrega dados precisos e atualizados sobre a qualidade do ar em diversas localidades do planeta. Usa uma combinação de dados de estações de monitoramento, satélites, modelos climáticos e informações de tráfego para gerar um índice de qualidade do ar e mapas de calor detalhados. Ajuda a tornar o futuro mais saudável e sustentável, colaborando para em ambientes com melhor qualidade do ar. 

5. Pollen API: fornece informações detalhadas sobre os níveis de pólen em diferentes regiões do mundo. É ideal para pessoas com alergias sazonais, ao permitir que elas monitorem a qualidade do ar e tomem medidas para minimizar a exposição aos alérgenos.

Evolua com o mapa do Google!

São 20 anos apoiando empresas e usuários com inúmeros recursos de mapeamento e geolocalização. Durante essa trajetória, o Maps não parou de inovar! Pelo contrário, continua mais moderno do que nunca, lançando constantemente recursos que auxiliam as empresas a lidarem com as mais diversas demandas de roteirização, planejamento e mobilidade.

A Geoambiente é parceira do Google na revenda de soluções Google Maps Platform há mais de 10 anos. Conte com nossos especialistas para alavancar seus negócios com os recursos da plataforma de mapas mais popular do mundo!


Leia também:


Sobre o(a) autor(a)

Thamirys Santana

Formação em Comunicação Social e especialização em Gestão da Experiência do Consumidor. Conta com experiência em planejamento de conteúdo digital, marketing B2B, endomarketing e gestão de canais.

Deixe um Comentário