Governo Federal fortalece o modelo do software público.

0 2

Modelo de Software Público

por MundoGEO

Uma nova medida publicada na última quarta-feira (19/1) no Diário Oficial irá trazer mais garantia para quem usa de forma continuada os programas disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro. A novidade também traz mais segurança para a manutenção e desenvolvimento de todo o processo que é realizado pela administração pública, como as políticas de registro e usabilidade dos softwares.

O portal, iniciativa pioneira no mundo, foi criado em 2007, inaugurando nova etapa para a expansão do software livre no Brasil. Trata-se de um modelo de licenciamento e gestão que compartilha de forma gratuita, com qualquer cidadão, os programas criados pelo governo e a rede de parceiros, como empresas.

Entre as melhorias trazidas pela nova medida, para o cidadão, empresas e setor público, estão o aumento na quantidade de software que entrará no portal, menos burocracia para os donos dos programas originais na hora de colocar uma solução no portal, autenticação dos software e a obrigação e definição do papel de cada agente nas políticas de uso.

Além disso, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) passa a ter mais poder para dar garantia ao novo modelo, como o reconhecimento de direitos autorais dos programas.

O cadastro já contabiliza mais de 100 mil usuários, entre os que utilizam o serviço e colaboradores que realizam modificações nas aplicações. De acordo com a SLTI, o portal tem sido uma grande ferramenta até para instituições de outros países, como Argentina, Portugal, Chile e Paraguai.

i3Geo

Hoje, o portal abriga 44 softwares públicos, entre eles o i3Geo, sistema de geoprocessamento baseado em um conjunto de outros softwares livres, principalmente o Mapserver. O foco principal do i3Geo é a disponibilização de dados geográficos e um conjunto de ferramentas de navegação, geração de análises, compartilhamento e geração de mapas sob demanda.

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Same day delivery: o que é e como aplicá-lo no seu e-commerce?
varejo
Valor de frete torna-se diferencial e fator decisivo para que cliente conclua compra
store locator
rastreamento de cargas
aplicativos geolocalização
geolocalização
ship from store
delivery
Store Locator
Pickup in Store Google Maps
Plataforma Google Maps
Google Maps Premier Partner
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps