Google Workspace Recursos Google Workspace

O que é o Google Forms e como fazer?

Um close de uma lupa em um site com destaque para a página do Google Forms.
Escrito por Thamirys Santana

O Google Forms (ou Google Formulários) um recurso do Workspace, plataforma de colaboração e produtividade do Google, que permite às empresas a criação de formulários de pesquisa para as mais diversas finalidades. Esses formulários podem ser utilizados internamente, como em pesquisas com os colaboradores e áreas, como externamente, como em consultas com clientes para finalidades de marketing. 

Mas por que os formulários são estratégicos para as empresas? Os formulários são a base das pesquisas em qualquer negócio, sendo um recurso que oferece uma visão completa sobre uma área ou sobre um produto, por exemplo. Os resultados obtidos por meio de formulários trazem dados valiosos para a definição de estratégias e tomada de decisão.

Entenda a seguir o que é o Google Forms, como criar um formulário do Google e utilizar este recurso poderoso em sua empresa.

Google Forms: o que é e como fazer? 

O Google Forms (ou Google Formulários) é o recurso do Workspace que permite às organizações criar formulários inteligentes e compartilhá-los por meio de um link com pessoas específicas ou até mesmo um público mais amplo. É possível integrar esses formulários a uma página na web ou compartilhá-los via Twitter, ou Facebook. 

O recurso possui regras de validação de dados que asseguram as informações preenchidas pelo usuário. Assim, é possível garantir que dados como endereços de e-mail foram digitados corretamente. 

Além disso, o Google Forms facilita a criação de formulários personalizados sem que haja custo adicional. Os dados (respostas) podem ser reunidos em uma planilha para análise diretamente no Planilhas Google.

Conheça as vantagens de usar o Google Forms:

Facilidade na criação de um formulário: você consegue criar um formulário facilmente selecionado os tipos de perguntas. Também é possível arrastar e soltar para modificar a ordem das perguntas e personalizar os campos simplesmente colando as informações.

Envie pesquisas com a cara da sua empresa: personalize a aparência dos formulários para melhorar a comunicação e o engajamento com os clientes. O Forms permite adicionar imagens e vídeos e para melhorar a experiência dos respondentes da pesquisa. 

Analise as respostas automaticamente: o Forms mostra as respostas preenchidas em tempo real, sendo que os dados brutos podem ser analisados no Planilhas Google ou Excel. 

Colaboração em tempo real: os formulários podem ser editados em conjunto, permitindo a colaboração durante a criação das perguntas. Além disso, os resultados também podem ser analisados em conjunto, sem que você precise enviar várias versões do mesmo arquivo.

Compartilhe com participantes internos: o Forms permite controlar quem pode visualizar e editar seus formulários. Ao optar por restringir o acesso a pessoas de sua organização, você garante o uso interno daquele questionário. Isso é importante ao se tratar de uma pesquisa interna, por exemplo, um questionário do RH com a finalidade exclusiva de consultar os colaboradores sobre a satisfação com o plano de saúde oferecido. 

Crie formulários para públicos externos: também é possível permitir o acesso a pessoas de fora da organização, ampliando o alcance das pesquisas. São vários os exemplos: uma pesquisa de marketing para compreender a satisfação dos clientes sobre determinado produto ou serviço, pesquisas com fornecedores ou até mesmo formulários sobre vagas para preenchimento por candidatos externos. 

Como criar um formulário no Google Forms? 

No Workspace, acesse forms.google.com, depois clique em “Em branco +”, e preencha um nome no formulário sem título.

Após abrir o formulário, basta adicionar perguntas clicando em “Adicionar pergunta” e escolhendo o tipo de pergunta. Preencha as possíveis respostas à pergunta. E para evitar que as pessoas deixem de responder a uma pergunta, ative a opção “Obrigatória”.

Para atualizar ou organizar as perguntas, é possível movê-las (basta clicar em “Arrastar” na parte de cima). Você também pode adicionar uma descrição a uma pergunta, adicionar uma imagem ou um vídeo. Também é possível excluir uma pergunta clicando em “Excluir”. 

Você ainda pode criar seções em “Adicionar seção” para facilitar a leitura e o preenchimento do formulário. Assim, cada seção começa em uma nova página. 

Como vimos, a pesquisa pode ser personalizada conforme a identidade visual da sua empresa. Basta clicar em “Personalizar tema”. Também é possível editar a fonte e as cores. 

Para controlar e monitorar o acesso à pesquisa, basta ir em “Configurações” para permitir ou não o acesso de fora da sua organização. Caso você queira compartilhar a pesquisa com o público externo, as pessoas não precisam ter uma conta Google para responder o formulário. 

Crie formulários inteligentes agora mesmo!

O Google Forms permite criar formulários inteligentes de forma simples e rápida! O recurso está disponível tanto na versão gratuita do Workspace quanto na versão paga oferecida por meio de planos empresariais.

As vantagens de utilizar o Forms por meio do plano Business Standard, por exemplo, são inúmeras. Por meio deste plano, sua empresa conta com e-mail comercial personalizado e seguro para criar formulários personalizados e mais de 2 TB de armazenamento em pool por usuário no Google Drive.  

A Geoambiente, parceiro Premier do Google, possui um time certificado para ajudar sua empresa ao longo da migração para a Plataforma Workspace, garantindo segurança e suporte especializado. Conte conosco para aproveitar todos os benefícios oferecidos pelos planos empresariais da plataforma Workspace! 

image-2

A Geoambiente é Parceira Premier do Google e oferecemos vantagens para nossos clientes ao adquirir o Google Workspace, com um time técnico disponível para auxiliar na migração dos dados com segurança e metodologia que visa gerar o menor impacto ao seu time e operação.

Somos certificados e atualizados sobre todos os lançamentos, tecnologias e recursos do Google Workspace para que a sua empresa utilize as ferramentas de colaboração e reduza custos operacionais.

 

Fale com os nossos especialistas em Workspace

Sobre o(a) autor(a)

Thamirys Santana

Formação em Comunicação Social e especialização em Gestão da Experiência do Consumidor. Conta com experiência em planejamento de conteúdo digital, marketing B2B, endomarketing e gestão de canais.

Deixe um Comentário