Google Maps Platform Recursos Google Maps

Distribuidoras de energia otimizam manutenções em campo

Dois eletricistas em uma plataforma de guindaste estão reparando a lâmpada de iluminação pública.
Escrito por Thiago Sailer

Um dos grandes desafios das distribuidoras de energia é realizar a gestão de equipes de campo e garantir que esses profissionais trabalhem de maneira eficiente e produtiva. Quedas de fiações, problemas na rede de energia elétrica, danos causados por chuvas, entre outros acontecimentos, geram inúmeros atendimentos diários dos clientes às distribuidoras de energia para manutenção elétrica. 

Alguns indicadores ajudam a compreender se sua empresa está sendo assertiva na gestão dessas equipes. Entre eles estão: tempo médio de atendimento por equipe, tempo médio de deslocamento, uso de materiais e recursos, ociosidade das equipes e cumprimento de metas e prazos. 

Com apoio de tecnologias de geolocalização, os profissionais em campo conseguem atuar de modo ágil e eficiente para que esse indicadores sejam sempre atingidos. O Google Maps, plataforma de inteligência de geolocalização do Google, apoia diversas distribuidoras de energia no gerenciamento e otimização de manutenção em campo. 

Entenda a seguir como os recursos da plataforma Google Maps impulsionam os atendimentos e a produtividade no setor elétrico.

Google Maps: soluções para o setor de energia elétrica

Os dados de geolocalização do Google representam uma cobertura de 99% do mundo sob diferentes ângulos e especificações para atender diversas demandas de localização. São 64 milhões de quilômetros de estradas mapeadas pelo Google Maps! 

Esses dados possibilitam que as distribuidoras de energia sejam capazes de reduzir custos e melhorar a eficiência, criando trajetos inteligentes e rápidos para equipes de campo atenderem aos chamados dos usuários. 

Com sua inteligência de dados geográficos, a plataforma Google Maps fornece recursos para seleção, despacho e acompanhamento de equipes nas ruas, rotas em tempo real, melhor input de endereços, entre outros. 

Google Maps: melhorando o desempenho de equipes externas

  • Menor tempo para atendimento aos chamados de manutenção;  
  • Otimização no aproveitamento das equipes de campo disponíveis para atendimento, em relação a tempo e distância de um chamado; 
  • Redução de custos diretos (combustível) e indiretos (call center) dos atendimentos realizados pelas equipes de campo.

Recursos do Maps para apoiar equipes externas 

Veja como o Google Maps apoia o setor de energia elétrica na otimização de manutenções em campo, fornecendo benefícios como redução de custos e eficiência nos atendimentos:

Rotas passo a passo com trânsito em tempo real

Forneça um trajeto mais rápido para equipes externas com navegação passo a passo e trânsito em tempo real. Isso gera deslocamentos mais eficazes para veículos de duas ou quatro rodas, uma experiência otimizada de atendimento e manutenção, além de redução nos custos com combustível, veículos e pessoal.

Experiências otimizadas e redução de erros de deslocamento

O Google Maps melhora o atendimento com a entrada simplificada de endereços para capturar endereços corretos. O rastreamento do deslocamento e os horários de chegada atualizados permitem que os clientes finais acompanhem os atendimentos. E os locais de entrega detalhados auxiliam as equipes a se deslocarem até o lugar certo.

Roteirização com menos consumo de combustível

As rotas ecológicas auxiliam as empresas e condutores a encontrar caminhos mais eficientes em termos de combustível. É possível selecionar o tipo de motor e ativar informações de trânsito em tempo real para obter estimativas mais precisas de combustível, economizando custos. 

Indicação do lado correto da estrada

Também é possível especificar o lado apropriado da via para um ponto de referência ou a direção de deslocamento desejada do veículo, proporcionando o uso reduzido de combustível e um melhor tempo de deslocamento, considerando a redução de retornos em estradas ou avenidas que podem prolongar os trajetos.

Pontos de referência mais inteligentes

Esta função é útil se um ou mais dos pontos de referência for um ponto de embarque ou desembarque dos colaboradores, por permitir que a plataforma do Google Maps garanta que o usuário não seja direcionado para um ponto onde parar não é permitido, como um túnel ou uma rodovia.

Tráfego por segmento de rota

Também é possível solicitar informações de tráfego para segmentos individuais de entrada ou saída, usando os recursos de personalização de pilão das APIs e SDKs do Google Maps para representar visualmente esse tráfego ao renderizar uma polilinha da rota.

Otimização de todas as etapas do atendimento (seleção, despacho e acompanhamento de equipes nas ruas)

Captura endereços válidos, planejando rotas de deslocamento, direcionando equipes com eficiência, acompanhando o progresso de deslocamento e atendimento e analisando o desempenho em tempo real.

Conte com a Geoambiente para aproveitar os recursos do Google Maps!

A Google Maps Platform é a base de mapa digital mais atualizada do mercado, contando mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês e mais de 50 milhões de atualizações diárias.

Com a Google Maps Platform, é possível obter rotas e informações de viagem precisas usando detalhes de transporte, condições atualizadas de trânsito em tempo real e preferências de rota como: em qual lado da via está localizado o chamado, cálculo de pedágio e de eficiência de combustível.

Os serviços da Google Maps Platform são facilmente integrados a qualquer aplicação proprietária ou de terceiros que faça a gestão de equipes de campo.

A oferta da Geoambiente para o mercado de energia elétrica é baseada em três pilares:

  • Licenciamento dos serviços da Google Maps Platform para desenvolvimento interno realizado pelo próprio cliente (quando a empresa possui time de desenvolvimento).
  • Consultoria técnica para apoio na integração das APIs sugeridas.
  • Desenvolvimento de aplicações.

Por que contratar as APIs do Google Maps com um parceiro?

Distribuidoras de energia e empresas de outros segmentos podem contratar as APIs do Google Maps por meio de um parceiro premier de Google Maps Platform, como é o caso da Geoambiente, revendedora da plataforma há quase 10 anos. 

Há inúmeros benefícios e vantagens exclusivas de contar com um distribuidor autorizado para que sua empresa tenha acesso às APIs do Maps. O grande diferencial da nossa parceria é o suporte. O time de suporte especializado em geolocalização da Geoambiente é certificado pelo Google Maps e está integralmente à disposição para orientar sua equipe de TI e desenvolvimento, fornecendo agilidade aos processos de implementação e garantindo excelência na entrega de experiências aos clientes. 

Outra vantagem é o acesso a descontos exclusivos. Como parceiros premier do Google Cloud, oferecemos faixas de descontos gradativos no uso das APIs, conforme o volume de consumo nas ferramentas. Se seu negócio exige um consumo crescente de “requests” nas APIs, o melhor caminho é contar com os descontos que podemos oferecer. 

Contar com um parceiro premier como a Geoambiente também permite otimizar seus gastos com o apoio de relatórios mensais, acesso a treinamentos sobre boas práticas de implementação das APIs de acordo com seu negócio e objetivo, sem contar a possibilidade de pagamento mensal via boleto. 

image-2

A Geoambiente é Premier Partner do Google há mais de 10 anos, com mais de 1000 clientes atendidos e projetos desenvolvidos. Nosso time é composto por especialistas certificados, sempre atualizados sobre os recursos, tecnologias e novos lançamentos do Google.

 

 

Fale com os nossos especialistas

 

Sobre o(a) autor(a)

Thiago Sailer

Head de Google Maps
Formado em Geografia e especialista em gestão comercial para as soluções da Google Maps Platform.

Deixe um Comentário