A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis. E com o Looker, a nova solução de BI do Google Cloud, a big tech pretende fazer o mesmo com seus dados de negócios, ou seja, facilitar que os usuários obtenham insights e criem aplicações baseadas também em insights.
A ferramenta foi adquirida pelo Google em 2020 e deve nortear a estratégia de business intelligence da empresa pelos próximos anos. Para tanto, a companhia anunciou recentemente que está unificando a família de produtos de inteligência de negócios sob o guarda-chuva Looker.
Isso quer dizer que ouviremos muito sobre o Looker quando o assunto for os produtos de inteligência de negócios do Google Cloud, pois agora o Google reuniu Looker Data Studio e as principais tecnologias do Google, como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) em um só lugar. A novidade é que o Data Studio agora é Looker Studio, um conjunto completo de business intelligence empresarial que pode ajudar as empresas a ir além dos painéis e orientar fluxos de trabalho e aplicativos com a inteligência necessária para tomar decisões orientadas por dados.
Looker Studio: mais alcance aos dados de negócios
O Looker Studio facilita análises de autoatendimento. Atualmente, suporta mais de 800 fontes de dados com um catálogo que ultrapassa 600 conectores, simplificando a exploração de dados de diferentes fontes com apenas alguns cliques e sem depender da infraestrutura da TI. A proposta é que o Looker Studio evolua para incluir uma interface de usuário completa para trabalhar com dados modelados.
O primeiro anúncio dessa jornada é a disponibilização do acesso aos modelos de dados do Looker Studio. Esse recurso permite que os clientes explorem dados confiáveis por meio da camada de modelagem Looker. Pela primeira vez, é possível combinar facilmente análises de autoatendimento de fontes de dados ad-hoc e dados confiáveis que já foram verificados e modelados no Looker.
E o melhor: o Looker Studio continua disponível sem nenhum custo. E para os clientes que buscam recursos avançados e desejam usar o Looker Studio como parte de sua pilha de dados, cumprindo com requisitos de governança e conformidade, o Google lançou o Looker Studio Pro. Os clientes que fizerem upgrade para o Looker Studio Pro obterão novos recursos de gerenciamento empresarial, recursos de colaboração em equipe e SLAs.
Dados abertos e inteligência de negócios aberta
Diversas empresas utilizam o Looker para inteligência de negócios interna e para criar produtos de dados incorporados. O Mercado Livre, por exemplo, usa o Looker e o BigQuery para acelerar o atendimento. Somente no primeiro semestre de 2022, conseguiram entregar 79% dos embarques em menos de 48 horas.
Os negócios hoje giram em torno dos dados, uma vez que eles nos fornecem uma riqueza de conhecimento. Sem as ferramentas certas, acionar esses dados pode ser trabalhoso, caro e demorado. A nova família de produtos unificados Looker ajuda você a aproveitar ao máximo seus dados, oferecendo uma experiência melhor para suas equipes e clientes. Mais de 10 milhões de usuários aproveitam a família de produtos Looker, incluindo Looker Studio, para tornar os insights mais acessíveis em toda a organização.
Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.