Preço do Google Cloud: quanto vou pagar pelos serviços de armazenamento e computação em nuvem?

Google Cloud0 2

A Plataforma Google Cloud (GCP) abrange um pacote de modelos de serviços de computação em nuvem oferecido pelo Google. É uma das líderes de mercado quando se trata de infraestrutura em nuvem, sistema de gerenciamento de base de dados e serviços desenvolvidos com base em inteligência artificial. Mas afinal, qual o preço dos serviços de armazenamento e computação em nuvem do Google?

A tecnologia da nuvem é baseada em modelos de pagamento por uso, o que reflete em economias de escala ao se trocar os gastos de CAPEX por OPEX. Com gastos de CAPEX mais baixos sobram mais recursos de TI para se investir no desenvolvimento, e não na infraestrutura. Ademais, os custos gerais com hospedagem também são mais baixos.

Dessa forma, o preço do Google Cloud é baseado em necessidades e uso específicos. Ou seja, os preços variam conforme os serviços utilizados, que podem incluir soluções de análise de dados, de nuvem híbrida e outras.

Uma vantagem de usar Google Cloud é ter acesso a descontos e modelos de contrato flexíveis à medida que o uso da nuvem é redimensionado. A precificação de serviços é feita por segundo, com descontos para instâncias de longa duração. E o melhor: não exige assinatura, o que significa que você paga pelo uso.

Leia mais: Google Cloud Platform: entenda as vantagens de usar o provedor de nuvem líder do mercado

Google Cloud: redução de gastos


Por quatro anos consecutivos, o Google foi reconhecido como provedor líder no Quadrante Mágico do Gartner em 2021 para Infraestrutura em Cloud e Serviços de Plataforma. Um dos principais diferenciais que posicionam o provedor na liderança é justamente a redução de gastos propiciada.

Para se ter uma ideia, o Google Cloud reduz o custo total de propriedade de um ambiente VMware em até 30% em comparação com soluções locais. Quando o assunto são os dados, as empresas também podem trabalhar com mais eficiência e reduzir custos com a nuvem. Aquelas que optam por migrar para a solução de armazenamento de dados BigQuery pode alcançar economias com custo de propriedade em 52% em três anos em comparação com as soluções locais.

Além disso, a GCP permite “poupar” seu dinheiro com uma abordagem transparente e inovadora de preços, além de fornecer recomendações de otimização. No ano passado, o Google lançou várias inovações para ajudar a economizar:

• Tau VMs, que oferecem o melhor preço-desempenho entre as principais nuvens para cargas de trabalho de escalabilidade horizontal
• Autoescalonamento preditivo baseado em aprendizado de máquina para VMs e GKE Autopilot, permitindo que a infraestrutura seja escalonada para cima e para baixo, conforme necessário, com o mínimo de desperdício
• Camada de rede padrão que roteia o tráfego pela internet para otimização de custos.

Como calcular sua economia com o Google Cloud?

Ao migrar para a nuvem, é possível reduzir gastos com armazenamento, computação e rede. Em geral, os custos da nuvem são calculados com base nos valores de desempenho e consumo.

Por exemplo, os gastos com os serviços abaixo devem ser aplicados ao calcular o armazenamento em nuvem:

• Armazenamento de dados
• Uso da rede
• Operações
• Taxas de recuperação e exclusão antecipada.

No que diz respeito a Data Warehouse (armazenamento de dados), é necessário considerar os custos atrelados ao BigQuery. O BigQuery cobra taxas relacionadas a:

• Memória de dados
• Entradas de streaming
• Consultando dados
• Carregamento e a exportação de dados são gratuitos.

Ao migrar máquinas virtuais (VMs) para o Google Cloud Platform, os seguintes recursos são cobrados:

• Máquinas virtuais (VMs)
• Espaço de armazenamento das VMs
• Armazenamento na nuvem
• Tráfego de rede.


Geoambiente - Google Cloud Premier Partner

A Geoambiente é parceira premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Quer saber como podemos ajudar a transformar seu negócio também?   

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Dominos
Framework Google Cloud
Product Locator
Bradesco Seguros
delivery
migração
fraude
cartão
Last Mile
Google Cloud
Google
API
Places Autocomplete
Neighborhood Discovery
Google Cloud
mariobet - supertotobet -

macbook tamir

- mersin eskort