Google Cloud Infraestrutura / Devops

Como resolver 4 barreiras para a adoção de cloud computing?

4 maiores barreiras para adotar Cloud (e como quebrá-las)
Escrito por Karen Ferraz

A nuvem transformou a infraestrutura e arquitetura de TI das empresas. Apesar de a maioria das organizações já ter abraçado cloud computing, o modelo de software as a service (SaaS) ainda é o mais utilizado, com mais de 50%, enquanto infraestructure as a service (IaaS) e platform as a service ainda apresentam menor adoção. Esse atraso significa que muitas companhias não estão aproveitando todos os benefícios oferecidos pela nuvem por meio desses modelos.

Mas por que a adoção de IaaS e PaaS não é maior? Um estudo da Cybersecurity Insiders destaca diversas preocupações com riscos e outros obstáculos para substituir a infraestrutura de tecnologia pela nuvem. Confira a seguir uma visão detalhada sobre esses desafios e entenda como a Geoambiente, parceiro premier do Google Cloud, pode eliminar essas barreiras para aproveitar ao máximo os benefícios da computação em nuvem.

1. Preocupações com segurança

A pesquisa indica que as duas principais barreiras que impedem a adoção da nuvem esbarram em segurança. Quase 60% dos entrevistados relataram preocupações com riscos gerais de segurança, incluindo segurança de dados e perda ou vazamento de informações.

Quando olhamos para os diversos casos de vazamento de dados expostos na mídia, entendemos essa prudência. Vale destacar, contudo, que as vulnerabilidades de segurança da nuvem não residem no domínio dos provedores de serviços ou na segurança das plataformas físicas e virtuais (como computação, armazenamento, rede). A ameaça real está nas lacunas na segurança do que é colocado dentro da nuvem. Na verdade, as equipes de segurança são as grandes responsáveis pelo gerenciamento de serviços nativos de nuvem e segurança de infraestrutura.

Como a Geoambiente pode ajudar: apoiamos nossos clientes em todas as etapas da jornada de transformação digital. Do desenvolvimento do projeto às provas de conceito, a Geoambiente acompanha quantitativamente os resultados da tecnologia em nuvem. A migração pode ser feita de toda uma infraestrutura ou apenas de um projeto pontual que a empresa deseja rodar em nuvem.

2. Orçamento restrito

Apesar dos benefícios de trabalhar com cloud computing, o custo pode ser uma barreira para o sucesso. A facilidade de implementar recursos na nuvem pode acabar gerando despesas mais altas quando as equipes não monitoram o consumo.

Como a Geoambiente pode ajudar: muitos clientes procuram a Geoambiente para maximizar seus recursos de TI a partir da modernização da infraestrutura. Porém, rapidamente as empresas percebem que é possível ir muito mais além e contar com apoio de um parceiro certificado para implantar novas soluções baseadas em cloud capazes de impulsionar receitas e novos modelos de negócio. Esses projetos envolvem iniciativas de analytics, gerenciamento de dados, produtividade, modernização de aplicações e outras.

3. Legal e regulatório

A nuvem pode gerar preocupações legais e regulatórias com o armazenamento de dados e outros aplicativos. Para contornar esses problemas, muitos departamentos jurídicos e regulatórios estão procurando maneiras de manter a organização em sintonia com os requisitos de conformidade.

Como a Geoambiente pode ajudar: o Google Cloud protege seus dados, aplicativos, infraestrutura e clientes contra atividades fraudulentas, spam e abuso com a mesma infraestrutura e recursos de segurança usados pelo Google. Os serviços de rede, dados, armazenamento e computação do Google Cloud oferecem criptografia de dados em repouso, trânsito e durante o uso. As ferramentas de segurança avançadas oferecem suporte à confidencialidade de dados e conformidade.

A nuvem do Google também pode ser uma aliada à adequação da LGPD, já que está em compliance com esse regulamento. Confira:

 

4. Falta de mão de obra

A demanda por profissionais de tecnologia é crescente, aumentando os desafios da empresa de contratar pessoas qualificadas. As organizações precisam de profissionais especializados para gerenciar e proteger a nuvem, mas nem sempre encontram, o que impacta o avanço na adoção da nuvem. A boa notícia é que a tecnologia está cada vez mais apta para solucionar esse problema.

Como a Geoambiente pode ajudar: para potencializar ainda mais sua estratégia digital com o apoio do Google Cloud, nossa equipe de especialistas pode ajudar na tomada de decisões com base nas necessidades de negócio e nas habilidades do seu time. Desse modo, apoiamos nossos clientes com um roteiro personalizado de migração para a Cloud, que inclui recomendações de tecnologias e planos de implementação, incentivando um “mindset” orientado a cloud desde o início.

Por que adotar cloud computing com a nuvem do Google?

  • Cobertura global: utiliza a rede de fibra óptica global privada do Google, que oferece interconectividade direta entre os data centers;
  • Migração em tempo real: com o Google Cloud você pode migrar cargas de trabalho de uma máquina virtual para outra sem interrupção;
  • Segurança: fornece os mesmos níveis de segurança dos serviços próprios do Google, como Gmail, Docs e pesquisa;
  • Preço: precificação de serviços por segundo, com descontos para instâncias de longa duração. Não exige assinatura, ou seja, você paga pelo uso.

image-2

A Geoambiente é Parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.


 Fale com nossos especialistas

 

Conteúdo recomendado sobre a adoção de cloud computing:

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário