4 maiores barreiras para adotar Cloud (e como quebrá-las)

4 maiores barreiras para adotar Cloud (e como quebrá-las)0 2

A nuvem transformou a infraestrutura e arquitetura de TI das empresas. Apesar de a maioria das organizações já terem abraçado a nuvem, o modelo de software as a service (SaaS) ainda é o mais utilizado, com mais de 50%, enquanto infraestructure as a service (IaaS) e platform as a service ainda apresentam menor adoção. Esse atraso significa que muitas companhias não estão aproveitando todos os benefícios oferecidos pela nuvem por meio desses modelos.

Mas por que a adoção de IaaS e PaaS não é maior? Um estudo da Cybersecurity Insiders destaca diversas preocupações com riscos e outros obstáculos para substituir a infraestrutura de tecnologia pela nuvem. Confira a seguir uma visão detalhada sobre esses desafios e entenda como a Geoambiente, parceiro premier do Google Cloud, pode eliminar essas barreiras para aproveitar ao máximo os benefícios da nuvem.

Leia mais: 5 etapas essenciais que precisam ser executadas antes de migrar para nuve

1. Preocupações com segurança

A pesquisa indica que as duas principais barreiras que impedem a adoção da nuvem esbarram em segurança. Quase 60% dos entrevistados relataram preocupações com riscos gerais de segurança, incluindo segurança de dados e perda ou vazamento de informações.

Quando olhamos para os diversos casos de vazamento de dados expostos na mídia, entendemos essa prudência. Vale destacar, contudo, que as vulnerabilidades de segurança da nuvem não residem no domínio dos provedores de serviços ou na segurança das plataformas físicas e virtuais (como computação, armazenamento, rede). A ameaça real está nas lacunas na segurança do que é colocado dentro da nuvem. Na verdade, as equipes de segurança são as grandes responsáveis pelo gerenciamento de serviços nativos de nuvem e segurança de infraestrutura.

Como a Geoambiente pode ajudar: apoiamos nossos clientes em todas as etapas da jornada de transformação digital. Do desenvolvimento do projeto às provas de conceito, a Geoambiente acompanha quantitativamente os resultados da tecnologia em nuvem. A migração pode ser feita de toda uma infraestrutura ou apenas de um projeto pontual que a empresa deseja rodar em nuvem.

2. Orçamento restrito

Apesar dos benefícios da adoção da nuvem, o custo pode ser uma barreira para o sucesso. A facilidade de implementar recursos na nuvem pode acabar gerando despesas mais altas quando as equipes não monitoram o consumo.

Como a Geoambiente pode ajudar: muitos clientes procuram a Geoambiente para maximizar seus recursos de TI a partir da modernização da infraestrutura. Porém, rapidamente as empresas percebem que é possível ir muito mais além e contar com apoio de um parceiro certificado para implantar novas soluções baseadas em cloud capazes de impulsionar receitas e novos modelos de negócio. Esses projetos envolvem iniciativas de analytics, gerenciamento de dados, produtividade, modernização de aplicações e outras.

3. Legal e regulatório

A nuvem pode gerar preocupações legais e regulatórias com o armazenamento de dados e outros aplicativos. Para contornar esses problemas, muitos departamentos jurídicos e regulatórios estão procurando maneiras de manter a organização em sintonia com os requisitos de conformidade.

Como a Geoambiente pode ajudar: o Google Cloud protege seus dados, aplicativos, infraestrutura e clientes contra atividades fraudulentas, spam e abuso com a mesma infraestrutura e recursos de segurança usados pelo Google. Os serviços de rede, dados, armazenamento e computação do Google Cloud oferecem criptografia de dados em repouso, trânsito e durante o uso. As ferramentas de segurança avançadas oferecem suporte à confidencialidade de dados e conformidade.

4. Falta de mão de obra

A demanda por profissionais de tecnologia é crescente, aumentando os desafios da empresa de contratar pessoas qualificadas. As organizações precisam de profissionais especializados para gerenciar e proteger a nuvem, mas nem sempre encontram, o que impacta o avanço na adoção da nuvem. A boa notícia é que a tecnologia está cada vez mais apta para solucionar esse problema.

Como a Geoambiente pode ajudar: para potencializar ainda mais sua estratégia digital com o apoio do Google Cloud, nossa equipe de especialistas pode ajudar na tomada de decisões com base nas necessidades de negócio e nas habilidades do seu time. Desse modo, apoiamos nossos clientes com um roteiro personalizado de migração para a Cloud, que inclui recomendações de tecnologias e planos de implementação, incentivando um “mindset” orientado a cloud desde o início.

Por que migrar para a nuvem do Google?

  • Cobertura global: utiliza a rede de fibra óptica global privada do Google, que oferece interconectividade direta entre os data centers;
  • Migração em tempo real: com o Google Cloud você pode migrar cargas de trabalho de uma máquina virtual para outra sem interrupção;
  • Segurança: fornece os mesmos níveis de segurança dos serviços próprios do Google, como Gmail, Docs e pesquisa;
  • Preço: precificação de serviços por segundo, com descontos para instâncias de longa duração. Não exige assinatura, ou seja, você paga pelo uso.


Geoambiente é parceira premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Quer saber como podemos ajudar a transformar seu negócio também?   

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Store Locator Plus
Google Maps
Google Maps WebGL
Google Earth Pro
4 maiores barreiras para adotar Cloud (e como quebrá-las)
DevOps
geolocalização
soluções de mobilidade
delivery
On Demand Rides and Deliveries
Transport Tracker
Cloud Fleet Routing
Dominos
mariobet - supertotobet -

macbook tamir

- mersin eskort