Google Cloud Infraestrutura / Devops

6 fatos sobre computação em nuvem para órgãos governamentais

nuvem
Escrito por Karen Ferraz

A pandemia do Covid-19 evidenciou para o setor público a necessidade de tornar seus sistemas mais ágeis e responsivos. A pressão para oferecer serviços mais eficientes e reduzir custos operacionais acelerou a necessidade de migrar sistemas legados para a computação em nuvem a fim de viabilizar a transformação digital em órgãos governamentais.

Além de acessar diversos benefícios, como agilidade e escalabilidade, é possível mover sistemas legados para a nuvem sem que esta seja uma etapa de risco. Ademais, os gestores públicos podem optar por migrar a cloud apenas algumas aplicações e manter uma abordagem híbrida.

A Plataforma Google Cloud oferece uma infraestrutura sólida e robusta capaz de garantir desempenho e segurança para diversas operações. Veja algumas razões que provam que os órgãos governamentais precisam adotar a computação em nuvem.

1. Mobilidade para funcionários

Graças à infraestrutura baseada em nuvem, muitas organizações públicas puderam colocar rapidamente suas equipes para trabalhar remotamente no início da pandemia. O Google Cloud oferece acesso a sistemas e aplicações de qualquer lugar e qualquer dispositivo com segurança, ampliando a mobilidade de trabalho.

2. Agilidade e eficiência

A partir da nuvem, é possível criar soluções simples para melhorar os fluxos de trabalho e aumentar a colaboração entre times e departamentos. Seja um site para cadastrar cidadãos que receberão prioridade na vacinação, um app de transporte público, uma planilha que todos os membros de um departamento precisam acessar e trabalhar conjuntamente, ou até mesmo um formulário com pesquisas de opinião sobre a qualidade do serviço. Tudo pode ser criado e implementado com agilidade do Google Cloud e alterado conforme necessidade.

3. Segurança e controle

Google Cloud

O Google disponibiliza equipes de segurança dedicadas para realizar o monitoramento de atividades suspeitas, reagir a ameaças e efetuar avaliações e auditorias de segurança de rotina. Isso quer dizer que mover soluções para a nuvem é mais seguro do que mantê-las em ambientes locais.

Para reforçar ainda mais a segurança e o acesso a informações e aplicações críticas, é possível estabelecer controles de acesso e de privacidade e definir quem pode ver e compartilhar dados e ferramentas administrativas. Além disso, gestores de TI podem gerenciar contas de usuários e manter a segurança de dispositivos.

4. Escalabilidade e redução de custos

O uso de ferramentas do Google Cloud, como ferramentas de colaboração e interatividade, são cobrados por usuário mensalmente, dispensando o pagamento de longas licenças. A escalabilidade da nuvem do Google possibilita à TI hospedar mais aplicações conforme a demanda e prover acesso a mais usuários a toda essa infraestrutura rapidamente, sem que seja necessário investir na compra de licenças ou de novos sistemas.

5. Migração sem interrupção

Migrar para a nuvem não precisa ser “oito ou oitenta”. É possível manter soluções baseadas em nuvem em paralelo a seu legado de TI. A plataforma Google Cloud possibilita migrar sistemas para a nuvem sem alterar qualquer código. Isso significa que os órgãos públicos podem aproveitar os benefícios da nuvem sem interromper os sistemas de TI devido a uma nova implantação.

6. Sustentabilidade

Com a nuvem do Google, os órgãos públicos executam cargas de trabalho de TI em data centers que são 50% mais eficientes em termos de energia do que a média, além de serem alimentados por energia renovável. O setor público também economiza com a impressão de arquivos e papéis, uma vez que uma imensidão de dados pode ser armazenada na nuvem e acessada a qualquer momento.

Migrar para a computação em nuvem não deve ser uma etapa que envolva riscos à segurança e ao sistema legado. A Geoambiente, parceira premier do Google Cloud, auxilia diversas organizações do setor público a adotar uma abordagem de baixo risco para transformar suas operações com TI com apoio da nuvem.

image-2

A Geoambiente é Parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.


 Fale com nossos especialistas

Material recomendado:

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário