O Google Maps oferece recursos de geolocalização que são tão presentes em nossas vidas que às vezes esquecemos como realizar tarefas sem eles. Hoje é impossível imaginar fazer uma viagem de carro ou buscar a localização de uma rua sem utilizar o Maps.
Mas toda essa inteligência, que reúne dados de 99% do planeta, o Google Maps está disponível também para empresas. Diversas indústrias, como logística, varejo, e-commerce, governo e serviços financeiros utilizam os recursos de geolocalização Maps associados a seus sistemas para transformar seus negócios.
Seja para localizar usuários e veículos, ajudá-los a chegar até sua loja, definir rotas de deslocamento para qualquer destino, e outras inúmeras possibilidades, a Plataforma Google Maps pode ajudar seu negócio a escalar rapidamente e atender às mais diversas demandas e tendências do mercado.
Veja a seguir 7 vantagens que provam que a plataforma do Google Maps foi desenvolvida para todos os tipos de negócios:
1. Velocidade e escalabilidade para seu negócio
A infraestrutura do Google Maps atende a um bilhão de usuários ativos mensalmente a partir de uma rede de fibra óptica global. Por ser uma plataforma flexível, é possível ajustar seu consumo conforme o negócio cresce e suportar picos de demanda sem precisar renegociar contratos. O consumo é cobrado pelo uso e você pode definir cotas diárias para evitar pagamentos inesperados.
2. Soluções com inteligência de geolocalização
A Plataforma Google Maps reúne uma série de recursos poderosos e códigos pré-empacotados que podem ser utilizados em conjunto para criar um aplicativo com geolocalização e outros recursos do Google, como mapas, roteirização e monitoramento com dados tempo real. As APIs e SDKs da plataforma se dividem em três produtos para apoiar desenvolvedores na criação de soluções:
Maps (Mapas): exibem informações em mapas estáticos ou dinâmicos por meio do Maps e do Street View e facilitam a navegação de clientes e usuários em sites ou aplicativos. Exemplo: o Maps SDK possibilita inserir mapas com base nos dados do Google Maps em seus aplicativos Android ou iOS. Confira mais detalhes no vídeo:
Routes (Rotas): simplificam o cálculo do caminho mais eficiente para seu usuário, eliminando atrasos e reduzindo deslocamentos desnecessários. Exemplo: a Routes API permite calcular a distância e o tempo de viagem para uma matriz de origens e destinos no aplicativo.
Places (Lugares): facilitam a descoberta de mais de 200 milhões de lugares mapeados, dentre estabelecimentos, locais geográficos ou pontos de interesse, em uma área ou ponto específico de um mapa. Exemplo: por meio da Geolocation API, o aplicativo consegue mostrar com precisão o local de um dispositivo com base em dados de GPS, torres de celular e Wi-Fi.
3. Plataforma global com dados altamente precisos
A Plataforma Google Maps alcança uma cobertura de 99% do planeta e recebe mais de 25 milhões de atualizações por dia para fornecer informações precisas e em tempo real sobre qualquer lugar.
4. Integração com a nuvem
A Plataforma Google Cloud (GCP) permite que todos processos relacionados ao Maps sejam realizados dentro de uma infraestrutura sólida, seja em termos de desempenho quanto de segurança, além da facilidade de usar e escalar. Ao combinar a nuvem do Google com o Maps, é mais fácil gerenciá-los, uma vez que utilizam o mesmo console de gerenciamento e de cobrança.
5. Múltiplas tecnologias de geolocalização
Além de localizar usuários a partir do GPS do dispositivo, o Google Maps oferece inteligência de geolocalização por meio da triangulação de WiFi, torres de celular e beacons. Dessa maneira, é possível monitorar e rastrear dispositivos conectados a redes especializadas como WiFi e a redes públicas.
6. Soluções para indústrias em crescimento
O Google oferece soluções para diversos segmentos e disponibiliza elementos do Google Maps e do Google Cloud específicos para alguns negócios.
Os recursos de Gaming permitem a desenvolvedores criar jogos imersivos no mundo real a partir de infinitas estruturas 3D personalizáveis, dados globais e integração perfeita com o Unity.
Já as funcionalidades de Ridesharing, ou compartilhamento de viagens, viabilizam a integração com o Google Maps diretamente em seu aplicativo de compartilhamento de viagens. O objetivo é reduzir o atrito de navegação para seus motoristas e otimizar o tempo de espera para passageiros.
Por fim, o Asset Tracking traz mais eficiência às organizações na localização e monitoramento de frotas e ativos em tempo real. Esse recurso fornece a visualização da localização dos ativos, apoiando o deslocamento em rotas complexas.
7. Preços diferenciados
Ao contratar os serviços do Google Maps para empresas com a Geoambiente, parceira Premier do Google Cloud, você tem acesso a faixas de descontos de acordo com volume de consumo na ferramenta. Nosso time de especialistas oferece um suporte personalizado, orientando sobre boas práticas de implementação, além de alertar sobre consumos inesperados (ou que não foram previstos), garantindo uma otimização e controle do custo mensal.
A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência.
Somos parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.
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Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.