Google Maps Platform Omnichannel

Estratégias de geolocalização para diminuir o abandono de carrinho

abandono de carrinho
Escrito por Karen Ferraz

Os varejistas investem em produtos, estratégias de marketing, serviços diferenciados e promoções para manter seus e-commerces atrativos. Mas, muitas vezes, esses investimentos vão por água abaixo quando o cliente não tem uma experiência de compra positiva no site, o que leva ao abandono do carrinho e à perda de vendas.

A média de abandono de carrinho em compras online é de 68%, segundo dados do Google, um número extremamente alto. Os motivos para a desistência envolvem desde procedimentos de cadastro dificultosos a altos valores de frete e prazo de entrega prolongados.

O abandono do carrinho, contudo, pode ser revertido com estratégias de geolocalização que facilitam procedimentos relacionados ao preenchimento de dados de entrega e confirmação de endereços. Afinal, quanto mais simples e rápido for processo de compra, mais satisfeito ficará o consumidor!

Confira a seguir algumas estratégias que podem ser implantadas com a ajuda da plataforma Google Maps, que reúne diversos recursos baseados em geolocalização para otimizar as operações do seu site de e-commerce.

Leia mais: Valor de frete é decisivo para que cliente conclua compra

Torne os processos de cadastro e checkout no site mais eficientes

Cerca de 21% dos consumidores abandonam o carrinho se o processo de checkout é muito longo ou complicado. A mesma porcentagem o faz quando é preciso reinserir informações de envio já fornecidas em etapas anteriores do processo de compra, revelam dados da gigante de tecnologia.

Os clientes buscam eficiência no processos de cadastro (signup) e finalização de compra (checkout). E a boa notícia é que o Google possui milhares de endereços mapeados ao redor do mundo. Essa inteligência de dados sobre endereços é extremamente rica e poderosa para agilizar as etapas de cadastro e finalização da compra.

Por meio dos recursos de autocompletar do Maps, fornecidos pela plataforma de geolocalização, assim que o consumidor digita as primeiras letras do endereço de entrega, seu app ou site é capaz de sugerir o endereço completo e correto. Basta que o usuário confirme o endereço para que ele seja inserido no cadastro. Mais simples, impossível!

Aumente conversões e reduza o impacto de endereços errados

Cerca de 20% das entregas de compras realizadas em lojas online são enviadas para endereços errados. Isso resulta em um imenso retrabalho para o varejista, que acaba tendo mais gastos com logística para conseguir entregar a encomenda até o destino correto. Sem contar a insatisfação do consumidor, que pode acabar cancelando o pedido.

Os recursos de autocompletar da Plataforma Google Maps ajudam a evitar esses erros graças ao sugerir endereços possíveis enquanto o usuário digita onde quer receber sua encomenda, diminuindo as chances de inserir um endereço incorreto.

Além de acelerar a entrada de endereços e agilizar o processo de checkout, essa é uma forma de evitar dores de cabeça para entregadores em trânsito e redução custos operacionais com endereços errados.

Reduzindo o abandono de carrinho com a Places Autocomplete API do Google Maps

A Places Autocomplete API da Plataforma Google Maps ajuda a evitar esses erros no preenchimento de endereços com o uso da análise preditiva para sugerir endereços possíveis enquanto o usuário digita onde quer receber o produto, reduzindo a entrada de nomes de ruas incorretos.

Uma forma de agilizar a etapa de finalização de compra, ou checkout, e aperfeiçoar a experiência de compra oferecida é implementar esta poderosa API em seu app ou site de e-commerce. A funcionalidade diminui o tempo que o usuário leva para digitar endereços, o que acaba por aumentar a taxa de conversão do seu negócio nos canais online.

Benefício: além de agilizar o checkout, a API também valida endereços digitados, sugerindo a localidade mais precisa, o que reduz erros de entregas e, consequentemente, diminui custos de operações.

Exemplos de aplicação: aplicativos e sites de e-commerce, delivery, viagens, imóveis, saúde e serviços financeiros podem sugerir endereços para o usuário no momento do checkout, facilitando a experiência mobile.

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário