Google Cloud IA / Machine Learning

Como construir um chatbot com IA?

Chatbot com IA

Os chatbots tornaram-se um canal de interação comum entre clientes e empresas. Nos últimos anos, a evolução da inteligência artificial (IA), especialmente com a IA generativa, impulsionou as capacidades de assistentes virtuais, que se tornaram ainda mais eficientes e inteligentes. 

Construir um chatbot para automatizar processos de interface com o cliente ficou ainda mais fácil com os novos recursos de IA. Aqui, explicamos tudo que você precisa saber para criar um chatbot com IA utilizando os recursos oferecidos pelo Google Cloud, como o Gemini, uma plataforma de IA avançada que permite criar modelos de linguagem natural capazes de entender e gerar texto de forma semelhante ao humano.

Chatbot com IA x Chatbot sem IA

Um chatbot que não possui recursos de IA executa um conjunto de regras pré-programadas e responde apenas a comandos específicos. Isso quer dizer que esse bot não consegue compreender variações na linguagem ou aprender com base em um histórico de interações.  Eles utilizam caixas de diálogo com scripts e não geram respostas que não tenham sido programadas anteriormente.

Os chatbots de inteligência artificial (IA) são aplicativos ou interfaces capazes de conduzir conversas próximas à interação entre pessoas, utilizando processamento de linguagem natural (PLN) e aprendizado de máquina (ML). Em contraste com chatbots tradicionais, que realizam fluxos de conversa pré-programados e entregam respostas fixas, os chatbots de IA usam modelos de linguagem grandes (LLMs) para gerar respostas a entradas de texto e voz de maneira mais dinâmica e contextual.

Por exemplo, chatbot que utiliza os recursos de IA do Google Cloud, pode entender a linguagem natural, aprender com cada interação e oferecer respostas mais precisas e contextuais. Isso reflete em uma experiência de usuário mais rica e eficiente. 

As capacidades de IA permitem que os usuários interajam com o bot como se fosse em uma conversa com um humano, e não com uma máquina. Isso se deve a recursos baseados em modelos avançados de IA, como o Gemini, que permite o reconhecimento de voz, de imagens e muito mais.

Conheça os benefícios de um chatbot com inteligência artificial:

  • Melhoria na experiência do cliente: uma vez treinados com o conteúdo e dados específicos da empresa, fornecem interações mais personalizadas e eficientes.
  • Redução de custos: por automatizar interações e respostas a consultas frequentes, essas tecnologias reduzem a necessidade de atendimento humano, trazendo economia de recursos financeiros.
  • Otimização do suporte ao cliente: disponíveis quase que 24 horas por dia, os chatbots de IA garantem que os clientes recebam suporte imediato a qualquer hora.
  • Ponto de contato único: podem ser o único ponto de interação com o cliente, centralizando todas as consultas e serviços em canal único.
  • Assistência a agentes humanos: nas centrais de atendimento, chatbots de IA auxiliam os agentes humanos, oferecendo recomendações de respostas geradas em tempo real.
  • Respostas a consultas frequentes: os chatbots com IA respondem de forma rápida às perguntas comuns dos clientes, liberando os agentes humanos para focar em atividades complexas.

Como construir um chatbot com IA do Google para empresas?

O Google Cloud disponibiliza uma gama de ferramentas e serviços que simplificam o desenvolvimento de chatbots com IA para empresas. As principais tecnologias são:

IA de Conversação

A IA de conversação (IA conversacional) é uma de inteligência artificial (IA) que consegue simular conversas humanas, devido ao processamento de linguagem natural (PLN). Este é um campo da IA que possibilita aos computadores a compreensão e processamento da linguagem humana e de modelos de fundação do Google utilizados como base para novos recursos de IA generativa. 

É possível integrar IA de conversação do Google nos chatbots para entender e responder a perguntas complexas. 

O Google Cloud fornece a IA de Conversação a partir de suas ofertas: 

  • Agentes da Vertex AI: possibilita que os desenvolvedores criem e implementem experiências de IA generativa prontas para empresas data-driven. Abrange um console de agentes sem código para criar e acompanhar agentes de IA conversacional com simples prompts de linguagem natural. 
  • Dialogflow CX: plataforma que permite criar agentes de IA de conversação generativos e determinísticos
  • Contact Center AI Platform: solução de central de atendimento como serviço (CCaaS).
  • API Natural Language: processamento e compreensão de linguagem natural.
  • API Text-to-Speech: recurso conversão de texto em voz.
  • API Speech-to-Text: recurso que converte voz em texto.

Chatbot de IA

Os chatbots com IA são comumente empregados como soluções para centrais de atendimento, fornecendo assistência em tempo real aos agentes humanos. Eles são utilizados como bots de chat generativos, entregando funcionalidades de voz e aplicando análises de sentimento.

As tecnologias do Google Cloud utilizadas para criar um chatbot de IA são:

  • Dialogflow: ferramenta poderosa para a construção de interfaces de conversação que podem ser integradas a várias plataformas, como websites, aplicativos móveis e assistentes de voz.
  • Dialogflow CX: facilita a criação de agentes virtuais que utilizam IA generativa para alternar facilmente entre tópicos e operar em diversos canais 24 horas.
  • Agentes da Vertex AI: permite aos desenvolvedores criar apps de chat com tecnologia de IA.
  • Contact Center AI: otimiza as experiências de call center e de atendimento ao cliente. 

Aplicações dos chatbots com IA

A utilização de chatbots com IA pode beneficiar uma diversidade de setores e indústrias. Veja alguns exemplos:

  • Atendimento ao cliente: empresas podem usar chatbots para responder a perguntas frequentes, solucionar problemas e oferecer suporte técnico, diminuindo a carga de trabalho dos atendentes humanos.
  • E-commerce: os chatbots podem dar suporte aos clientes na busca por produtos, processamento de pedidos e acompanhamento de entregas.
  • Setor bancário: podem contar com os chatbots para ajudar clientes em consultas sobre contas, transferências de dinheiro e demais informações a respeito de produtos financeiros.
  • Saúde: esses chatbots com IA podem ser utilizados para marcar consultas, oferecer informações sobre sintomas e orientações preliminares, otimizando o atendimento.

Conclusão

Como vimos, os chatbots com IA oferecem uma gama de benefícios para as mais diferentes indústrias. Com os recursos de Conversação de IA e Chatbot de IA do Google Cloud, ficou ainda mais fácil para empresas de todos os tamanhos construir um chatbot com IA de acordo com suas necessidades. 

Os recursos do Google Cloud, como Vertex AI e Dialogflow, facilitam a criação de assistentes virtuais avançados que melhoram significativamente a interação com os clientes, proporcionando uma experiência mais satisfatória e eficiente.

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Nosso time também atua na integração de diferentes serviços, como Cloud Speech-to-Text e o Text-to-Speech para adicionar funcionalidades de voz ao seu chatbot. Por mim, ajudamos na implementação do chatbot em suas plataformas desejadas e na realização de testes extensivos para garantir o funcionamento perfeito do seu chatbot de IA. Conte conosco! 

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A Geoambiente é Parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

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Sobre o(a) autor(a)

Victor Hugo Ferreira

Customer Engineer
Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em computação, é 5 vezes certificado como especialista em Google Cloud. Conta com amplo conhecimento sobre a plataforma e seus recursos para o desenvolvimento de soluções. Entre suas certificações, estão os títulos de Professional Cloud Architect e Professional Machine Learning Engineer.

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