Aplicações Cloud Native Google Cloud

Como modernizar aplicações legadas e acelerar inovação com Google Cloud?

Google Cloud
Escrito por Karen Ferraz

Mais de dois terços das empresas planejam migrar suas cargas de trabalho para a nuvem ao longo dos próximos três a cinco anos, prevê a Accenture. Elas buscam o potencial oferecido pelo cloud para transformar os negócios, realizar atividades mais complexas e modernizar aplicativos, escalando a jornada da transformação digital.

As companhias que concentram seus esforços na migração da nuvem com foco além da economia de custos e eficiência têm o dobro ou o triplo de chances de inovar, automatizar e remodelar seus processos, revela a consultoria em pesquisa.

Leia mais: 5 vantagens de desenvolver aplicativos nativos em nuvem

Nesse sentido, o Google Cloud possibilita criar um ambiente de TI crucial para impulsionar a inovação em sua empresa e suportar a modernização, desenvolvimento e implantação de aplicações, sejam apps para ambientes móveis ou aplicações de backoffice utilizados pela força de trabalho. Entenda os principais benefícios oferecidos pela nuvem do Google:

Ganhe velocidade no lançamento de novos recursos e aplicativos

Por meio da adoção de metodologias ágeis de desenvolvimento de software, é possível trabalhar em parceria com as equipes de negócios para modernizar aplicações já existentes e entregar novos códigos a curto prazo. Em um ambiente altamente competitivo, lançar uma atualização ou um novo produto com agilidade é um fator crítico. Com o Google Cloud, os times de TI podem criar rapidamente ambientes de desenvolvimento, teste e produção para escalar as operações.

Implante cargas de trabalho de forma rápida e robusta

A solução de orquestração de contêineres Google Cloud Kubernetes permite gerenciar e implantar contêineres em escala para cargas de trabalho. Na prática, esse contêiner armazena tudo que é necessário para a aplicação rodar, incluindo o sistema operacional. Assim, esse contêiner pode ser enviado para qualquer servidor, máquina virtual ou dispositivo para ser executado.

Com esta funcionalidade, os desenvolvedores conseguem rapidez e facilidade ao implementar e atualizar códigos, ao mesmo tempo em que economizam recursos. Sem contar que as aplicações podem ser movidas de um ambiente para o outro sem falhas na execução ou indisponibilidade.

Aplique códigos existente em blocos de construção

A Plataforma Google Cloud oferece uma infraestrutura moderna, com recursos como Google App Engine e o Apigee (sistema de gerenciamento de API da GCP), que juntos permitem escrever e gerenciar pequenos blocos de código em que cada um executa uma tarefa específica. Além disso, a nuvem do Google oferece outras ferramentas para otimizar a gestão de APIs, permitindo a integração com sistemas de ERP, adição de capacidades de machine learning e outras possibilidades.

Garanta a segurança dos sistemas de produção

As aplicações desenvolvidas em Google Cloud são armazenadas com segurança nos data centers do Google, mantendo a integridade de dados e operações. Os dados na nuvem do Google são todos criptografados, estejam em trânsito ou armazenados. Além disso, a plataforma oferece diversos recursos de prevenção de perda de dados, como backup, e ferramenta antifraude para proteger dados e contas de usuários.

Google Cloud: plataforma de desenvolvimento escalonável

A abordagem de desenvolvimento nativo em nuvem é o caminho para que as empresas consigam inovar seus processos, impulsionar o desenvolvimento de novos produtos e expandir o crescimento.

Ao escolher o Google Cloud como sua plataforma de desenvolvimento de aplicativos em nuvem você acessa recursos escalonáveis e tecnologias recentes, reduzindo despesas com infraestrutura fixa.

Entenda as vantagens de migrar para a nuvem do Google:

Cobertura global: utiliza a rede de fibra óptica global privada do Google, que oferece interconectividade direta entre os data centers;

Migração em tempo real:
com o Google Cloud você pode migrar cargas de trabalho de uma máquina virtual para outra sem interrupção;

Segurança:
fornece os mesmos níveis de segurança dos serviços próprios do Google, como Gmail, Docs e pesquisa;

Preço: precificação de serviços por segundo, com descontos para instâncias de longa duração. Não exige assinatura, ou seja, você paga pelo uso.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário