O rastreamento de ativos por GPS ajuda as empresas dos mais variados setores a acelerarem ganhos de produtividade, simplificar a conformidade e reduzir os custos operacionais.
Segundo o Relatório de Tendências de Rastreamento de Ativos 2020 da Verizon Connect, a maioria (98%) das empresas afirma que o rastreamento de ativos tem um impacto benéfico nas operações de suas frotas. Já 80% consideram o rastreamento de ativos muito ou extremamente benéfico.
No entanto, o rastreamento é um processo complexo para muitas companhias e acaba restrito a componentes armazenados na rede corporativa. Nos últimos anos, a conectividade sem fio e a Internet das Coisas facilitaram o rastreamento, mesmo assim, as organizações enfrentam desafios de integração e de construção de relatórios que devem cumprir com requisitos regulatórios.
O mesmo estudo da Verizon aponta que 64% das empresas que gerenciam frotas afirmam usar software de rastreamento de ativos GPS. Na prática, um software de gerenciamento de frota que usa ferramentas GPS junto com sistemas de mapeamento dedicados permite que as companhias rastreiem suas frotas de serviço no campo e otimizem o agendamento e a roteirização.
Rastreamento de ativos com o Google Maps
Nesse contexto, a plataforma do Google Maps vem revolucionando a forma como as organizações conduzem o rastreamento de ativos. Ela oferece uma variedade de recursos e APIs para utilizar esses dados de inúmeras maneiras ou rastrear uma variedade de informações.
Com apoio do Google Cloud, os gestores podem combinar sistemas de localização baseados no Google Maps com APIs projetadas para ampliar o uso de dispositivos IoT. O intuito é implementar o rastreamento de qualquer ativo que possua um GPS acoplado, seja um dispositivo móvel, um hardware (como um caixa eletrônico), um veículo, equipes em campo munidas de dispositivos com GPS e outros.
O rastreamento de ativos impulsiona o ROI em muitas métricas diferentes. Dentre as organizações que implementaram o rastreamento de ativos, 50% alcançaram melhorias no atendimento ao cliente, 53% tiveram melhorias na produtividade, 49% atingiram melhorias de manutenção, 45% melhorias de roteamento e 52% melhorias de conformidade.
Rastreamento de ativos do Google Maps: quem usa?
Empresas dos diferentes setores utilizam o rastreamento de ativos por meio do Google Maps para impulsionar o crescimento dos negócios. Veja como:
Logística: localize e rastreie frotas. É possível identificar onde estão as frotas localizando e visualizando-as em tempo real em um mapa do Google. Assim, é possível rastrear e mostrar dinamicamente o status das remessas via SMS e fornecer prazos de entrega precisos aos clientes. A localização pode ser feita também em áreas sem sistema de endereço oficial ou onde não existam ruas, com o Plus Codes.
Delivery: mostre aos clientes o andamento de seus pedidos em tempo real e o tempo estimado de entrega. Com a plataforma, empresa conseguem exibir mapas, permitindo que os clientes selecionem facilmente suas localizações neles e mostrando onde o pedido está em relação à sua localização. Além disso, há possibilidade de monitorar motoristas e entregas dinamicamente.
Varejo: melhore a confiança e a experiência do cliente, fornecendo-lhes atualizações de entrega em tempo real, do carrinho até a casa. Os recursos do Maps permitem mostrar aos clientes o número de rastreamento de seu pedido, o progresso em tempo real e a localização de seu pedido em um mapa e o tempo estimado de entrega, detalhando cada etapa da cadeia de suprimentos.
Transporte: ajude os passageiros a planejar e gerenciar viagens de ônibus e outros transportes públicos, permitindo que eles localizem com precisão onde seus ônibus estão e quanto tempo eles terão que esperar pela chegada do próximo veículo.
Seguros: destine os prestadores de serviços para o local correto, e acompanhe seu progresso. Como os incidentes geralmente acontecem com clientes em ambientes desconhecidos, estes precisam de ajuda para determinar sua localização, o que pode ser feito com apoio do Street View.
Como vimos, a plataforma do Google Maps destaca-se pela capacidade de reunir diversas capacidades de geolocalização que à sua empresa criar ferramentas específicas de rastreamento de ativos. Por ser conectado nativamente à Google Cloud Platform, os serviços de localização, dados e inteligência podem ser ainda melhor aproveitados para orientar seus negócios.
Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.
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