5 vantagens de desenvolver aplicativos nativos em nuvem

Aplicativos0 2

A nuvem representa um importante pilar da transformação digital. Cada vez mais empresas migram para a cloud para se tornarem mais escaláveis, melhorar a experiência de consumo, reduzir custos, ganhar agilidade e aumentar o ritmo de inovação. Desenvolver aplicativos nativos em nuvem é parte fundamental dessa estratégia.

Uma abordagem de desenvolvimento cloud-native permite a adoção de novas metodologias e processos. Eles incluem construir e rodar aplicações em uma arquitetura baseada em serviço, micro-serviços, cointêineres e interfaces de programação de aplicações (APIs).

Esse modelo de desenvolvimento traz inúmeras oportunidades às empresas. Assim, elas se tornam mais responsivas em seus mercados, conseguindo readequar, desenvolver, entregar, escalar e testar novas ideias rapidamente.

A seguir, detalhamos os principais benefícios de desenvolver aplicativos nativos em nuvem. Confira!

Leia mais: 5 fatos que comprovam que o Google Cloud é o melhor provedor de nuvem pública

Quais as vantagens de desenvolver aplicativos nativos em nuvem?

1. Agilidade

A maioria das empresas, com exceção das nativas digitais, possui uma infraestrutura de tecnologia construída ao longo dos anos. Muitas vezes, essa tecnologia legada não consegue ser flexível para acompanhar as novas tendências. Os desenvolvedores podem ganhar velocidade de desenvolvimento e melhorar a automação ao migrar aplicativos para uma plataforma moderna baseada em contêiner, reduzindo a velocidade de lançamento de novos produtos e serviços no mercado e aumentando o ritmo de inovação.

2. Produtividade

Os aplicativos nativos da nuvem se beneficiam de uma infraestrutura pronta para uso que permite aos desenvolvedores acessar e reutilizar componentes existentes, como serviços de cache, APIs, virtualização de dados, mecanismos de fluxo de trabalho e outros. Isso reduz a complexidade do processo de desenvolvimento e permite que os desenvolvedores concentrem em desafios específicos, e não na infraestrutura. A partir de modelos de desenvolvimento nativo em nuvem, é possível fazer o provisionamento sob demanda para que os desenvolvedores tenham acesso a infraestrutura necessária a qualquer momento.

3. Escalabilidade e confiabilidade

O escalonamento elástico sob demanda da nuvem permite ampliar o uso de recursos de computação, armazenamento e outros. Essa escalabilidade atende a qualquer perfil de demanda, sem a necessidade de planejamento ou provisionamento de infraestrutura extra. Além disso, a recuperação de desastres também é mais rápida em nuvem. Essa garantia de disponibilidade traduz-se em mais competitividade e possibilita melhorar os acordos de nível de serviço (SLAs) e a qualidade dos serviços.

4. Custos mais baixos

A tecnologia nativa da nuvem é baseada em modelos de pagamento por uso. Isso significa que as economias de escala se dão ao trocar os gastos de CAPEX por OPEX. Com gastos de CAPEX mais baixos sobram mais recursos de TI para se investir no desenvolvimento, e não na infraestrutura. Além disso, os custos gerais com hospedagem também são mais baixos.

5. Menor dependência de fornecedor

Desenvolver aplicativos nativos em nuvem oferece uma gama de possibilidades de ferramentas a serem utilizadas, sem que seja necessário ficar restrito a tecnologias legadas. Os aplicativos nativos em nuvem são mais portáteis, sendo possível utilizar infraestrutura de várias nuvens ou migrá-los para o provedor que oferece o melhor custo-benefício para sua empresa.

Google Cloud: plataforma de desenvolvimento escalonável

Como vimos, a abordagem de desenvolvimento nativo em nuvem é o caminho para que as empresas consigam inovar seus processos, impulsionar o desenvolvimento de novos produtos e expandir o crescimento.

Ao escolher o Google Cloud como sua plataforma de desenvolvimento de aplicativos em nuvem você acessa recursos escalonáveis e tecnologias recentes, reduzindo despesas com infraestrutura fixa.

Entenda as vantagens de migrar para a nuvem do Google:

  • Cobertura global: utiliza a rede de fibra óptica global privada do Google, que oferece interconectividade direta entre os data centers
  • Migração em tempo real: com o Google Cloud você pode migrar cargas de trabalho de uma máquina virtual para outra sem interrupção
  • Segurança: fornece os mesmos níveis de segurança dos serviços próprios do Google, como Gmail, Docs e pesquisa
  • Preço: precificação de serviços por segundo, com descontos para instâncias de longa duração. Não exige assinatura, ou seja, você paga pelo uso


Geoambiente - Google Cloud Premier Partner

A Geoambiente é parceira premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Quer saber como podemos ajudar a transformar seu negócio também?   

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Product Locator
Bradesco Seguros
delivery
migração
fraude
cartão
Last Mile
Google Cloud
Google
API
Places Autocomplete
Neighborhood Discovery
Google Cloud
Google Cloud
Localizador de produtos
mariobet - supertotobet -

macbook tamir

- mersin eskort