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Como se tornar um varejista data-driven e melhorar a aquisição de clientes?

varejo data-driven
Escrito por Karen Ferraz

Os dados são estratégicos para o varejo: da previsão de tendências, ao controle de estoque, passando pela estratégia de marketing até o comportamento do cliente. Transformar dados brutos em insights acionáveis, no entanto, é um desafio para as empresas do segmento.

Os clientes já são omnichannel, o que move os varejistas a aprenderem a usar seus dados de forma mais inteligente, a fim de criar novas experiências e melhorar sua atuação ao conectar funcionários e clientes – com confiança, segurança e escala!

Os varejistas data-driven já descobriram que conhecer melhor os clientes, prever a demanda e compreender as operações – e agir com base nessas informações em tempo real – é uma capacidade que pode ampliar sua participação de mercado e impulsionar as receitas.

A transformação orientada por dados, contudo, é viável apenas adotando a abordagem certa, combinada com as tecnologias certas. Entram em jogo no varejo novos recursos de análise de dados alimentados por inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) na nuvem para transformar dados brutos em decisões mais rápidas, inteligentes e acionáveis.

Um estudo encomendado pelo Google aponta que a aplicação de IA/ML com uso intensivo de dados pode entregar um valor estimado de US$ 230 a US$ 650 bilhões para o setor nos próximos três anos. Já um varejista data-driven capaz de aproveitar dados em vários sistemas (como POS, CRM, plataformas de marketing, ERP e outros), pode obter uma visão unificada dos negócios, gerar insights preditivos em tempo real para toda a empresa (do marketing, merchandising até operações), ao invés utilizar insights como uma visão do desempenho empresarial anterior.

Veja a seguir como os dados e as tecnologias certas podem ajudar o varejo a melhorar a aquisição e retenção de clientes!

Leia mais: Impulsione análises preditivas com BigQuery e abrace a gestão data-driven

Como se tornar um varejista data-driven e melhorar a aquisição e retenção de clientes

Um grande obstáculo para os varejistas é o acesso a insights de dados. Isso dificulta o planejamento e a execução de iniciativas de aquisição e retenção de clientes baseadas em dados. 

Para reverter esse cenário, é necessário unificar os dados para, então, compreender e prever comportamentos do cliente. Assim, é possível aplicar modelos de análises para impulsionar a personalização de marketing e obter insights em tempo real para aprimorar o suporte ao cliente. Veja como se tornar um varejista data-driven e melhorar a aquisição e retenção de clientes. 

Obtenha uma visão 360 graus do cliente

Um grande obstáculo para os varejistas é o acesso a insights de dados. Isso dificulta o planejamento e a execução de iniciativas de aquisição e retenção de clientes baseadas em dados. 

Para reverter esse cenário, é necessário unificar os dados para, então, compreender e prever comportamentos do cliente e aplicar modelos de análises para impulsionar a personalização de marketing e obter insights em tempo real para aprimorar o suporte ao cliente. Em resumo: você precisa obter uma visão de 360° do cliente com conjuntos de dados unificados, sejam esses dados de pontos de contato como web, app, loja e outros. 

Ao unificar esses dados, os varejistas podem descobrir insights ocultos sobre o comportamento do cliente que podem impactar diretamente a aquisição e a retenção. Isso envolve reunir fontes de dados internas e externas, utilizar dados históricos de sistemas transacionais internos com dados de contexto em tempo real de interações com clientes (como fluxos de cliques, anúncios, canais de atendimento etc. ), além de fontes externas, como redes sociais, dados meteorológicos e outros. 

Personalize o marketing com modelos de dados e análise em tempo real

Os varejistas data-driven são aqueles capazes de treinar dados de forma rápida e fácil modelos e aplicar análises em tempo real a fim de compreender melhor a intenção e o contexto do usuário, o que impulsiona o engajamento e a conversão. 

Vamos ao exemplo: em tempos de desaceleração econômica, medir a afinidade de um cliente com o preço total ou com mercadorias com descontos ajuda a direcionar recomendações de compras e anúncios. Por meio das análises em tempo real, os profissionais de marketing podem monitorar os resultados de ações em loja física ou on-line, mantendo o controle minuto a minuto de vendas cruzadas e upsell. 

Também é possível agregar e ativar dados próprios para se chegar a insights preditivos mais úteis para toda a organização, usando o marketing omnicanal para alcançar os consumidores em momentos importantes. Isso fica evidente com um estudo do Boston Consulting Group (BCG), que descobriu que os profissionais de marketing que conseguem oferecer experiências relevantes aos clientes em vários momentos da jornada de compra alcançam economias de custos de até 30% e aumentos de receita de até 20%

Proporcione suporte superior ao cliente com dados em tempo real

Muitas vezes os varejistas perdem os clientes mas não sabem os motivos. O acesso aos dados em tempo real, contudo, pode transformar classificações ruins em fidelização. A tecnologia de IA conversacional pode fazer do chatbot uma experiência eficaz para o cliente que possibilita o suporte imediato de autoatendimento. 

Outra forma de usar dados em tempo real para melhorar a retenção e satisfação do cliente é criando um painel de classificações e alertas personalizados. Por exemplo, caso um cliente registre uma avaliação negativa, o time de suporte é notificado imediatamente, e pode entrar em contato com o cliente para resolver a situação de forma individual e personalizada. 

Modernize sua estratégia analítica com o Google Cloud 

Unifique dados e migre para um data warehouse multinuvem

Você sabia que pode unificar os dados com apoio BigQuery? Os varejistas podem fazer a ingestão de todos esses dados em um data warehouse empresarial como o BigQuery, que é otimizado para análise interativa. Isso inaugura a capacidade de consultar rapidamente uma fonte única para realizar previsões com precisão e rapidez, antecipar-se às necessidades do cliente e superar a concorrência. 

Democratize o acesso aos dados na sua empresa

Garantir que os usuários de toda a sua organização tenham acesso aos dados de que precisam e sejam capazes de agir, e até mesmo automatizar ações em tempo real, é ir além de unificar os dados em um só lugar. O Looker é uma plataforma empresarial para business intelligence, aplicativos de dados e análises incorporadas. Para os varejistas, os Looker Blocks proporcionam recursos como painéis, relatórios e ambientes de exploração reutilizáveis para otimizar o trabalho da equipe. Com o Looker Blocks, é fácil medir o engajamento, os usuários ativos, a criação de coortes personalizados, a análise de afinidade, os testes A/B e os funis de compra.

Reúna seus anúncios do Google e dados analíticos próprios na nuvem

Cruze dados de anúncios do Google e dados analíticos próprios na nuvem para obter insights acionáveis mais rápidos com o Google Marketing Platform e o Google Cloud. É possível utilizar dados de mídia do Google (Campaign Manager 360, Display & Video 360, Google Ad Manager, Google Ads, Search Ads 360, YouTube) juntamente com outros dados próprios (por exemplo, CRM) e de terceiros para o BigQuery e, em seguida, use IA/ML para identificar tendências emergentes, segmentar clientes e conduzir ações de marketing personalizadas e preditivas que aumentam o ROI de seus investimentos em marketing e ajudam a construir fidelidade à marca.




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Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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