Notícias e Tecnologia

5 tendências tecnológicas para priorizar em 2024

Inteligência artificial com composição futurista e abstrata. tecnologia AI. IA generativa.
Escrito por Thamirys Santana

O ritmo das inovações tecnológicas e um cenário de incertezas socioeconômicas demandam ousadia e o fortalecimento estratégico da resiliência em vez de respostas padrão.  É o que defende o Gartner, empresa de pesquisas em tecnologia, que acaba de listar quais as tendências tecnológicas as empresas devem priorizar em 2024. 

“Os diretores de TI estão em uma posição única para estabelecer estrategicamente um roteiro onde os investimentos em tecnologia ajudam a sustentar o sucesso de seus negócios em meio a incertezas e pressões”, comentou Bart Willemsen, vice-presidente analista da Gartner. Para tanto, cada organização deve avaliar os impactos e benefícios das tendências tecnológicas estratégicas, o que nem sempre é fácil devido à crescente inovação tecnológica. 

O que esperar das tendências tecnológicas em 2024

Confira abaixo as principais tendências que vão ditar as estratégias das empresas que sairão à frente do mercado em 2024 e como o Google Cloud pode ajudar nessa transformação!

1. Plataformas de nuvem industriais

O Gartner prevê que até 2027 mais de 70% das companhias utilizarão plataformas de nuvem industriais (ICPs) para impulsionar negócios, contra menos de 15% em 2023. As ICPs são modelos de nuvem personalizados para um determinado setor e podem ser adaptadas às necessidades de cada empresa. 

Elas mesclam serviços SaaS, PaaS e IaaS com recursos subjacentes, como uma estrutura de dados do setor, uma biblioteca de pacotes de recursos de negócios, ferramentas de composição e outras inovações de plataforma. Isso permite que os diretores de TI possam se beneficiar dessa capacidade de personalização dessas plataformas para ganhar adaptabilidade e agilidade. 

A Plataforma Google Cloud oferece serviços integrados para facilitar essa evolução. Assim, as empresas são capazes de personalizar suas plataformas com serviços IaaS (como Google Compute Engine – GCE e o Google Cloud Storage), serviços PaaS (como Google App Engine e o Cloud Run) e serviços SaaS (como o Google Workspace, conjunto de aplicativos de produtividade que é oferecido como um serviço). 

2. Democratização da IA Generativa 

A democratização da IA generativa (GenAI) é uma tendência tecnológica que acontecerá pela confluência de modelos pré-treinados, cloud computing e código aberto, disponibilizando esses modelos acessíveis a trabalhadores. De acordo com o Gartner, até 2026 mais de 80% das empresas utilizarão APIs e modelos GenAI e/ou implantarão aplicativos habilitados para GenAI em ambientes de produção, em comparação a menos de 5% no início de 2023.

As empresas devem compreender que os apps GenAI são grandes fontes de informações internas e externas acessíveis para usuários de todos os setores corporativos. Adotar a GenAI é uma forma de ampliar o acesso do conhecimento e das competências na empresa. 

“Grandes modelos de linguagem permitem que as empresas conectem seus trabalhadores ao conhecimento em um estilo conversacional com uma rica compreensão semântica”, acrescenta a empresa de pesquisa. 

Além do Duet AI, que auxilia engenheiros e analistas de dados no BigQuery, Looker, Spanner, Dataplex e ferramentas de migração de banco de dados, o Google Cloud oferece recursos em analytics como o BigQuery Studio, que ajudam a impulsionar a democratização da IA Generativa. O BigQuery Studio é um ambiente de trabalho único para engenharia de dados, análise e fluxo de demandas otimizado que auxilia a impulsionar a eficiência das equipes. As novas integrações aos modelos básicos da Vertex AI auxiliam as organizações a capacitar seus data lakehouses com inovações para análise entre nuvens, governança e compartilhamento seguro de informações.

3. Tecnologia sustentável 

A tecnologia sustentável abrange uma estrutura de soluções digitais utilizadas para alcançar resultados ambientais, sociais e de governança (ESG) que apoiam o equilíbrio ecológico e os direitos humanos a longo prazo. A utilização de tecnologias como a IA, a criptomoeda, a Internet das Coisas e a computação em nuvem vem ampliado preocupações sobre o consumo de energia e os impactos ambientais relacionados. É imperativo garantir que a utilização das TI seja mais eficiente, circular e sustentável. O Gartner estima que, até 2027, 25% dos CIOs verão a sua remuneração pessoal ligada ao impacto tecnológico sustentável.

Recentemente, o Google lançou um conector que permite a análise geoespacial agregada por meio da integração entre Earth Engine e do BigQuery. Assim, as empresas conseguem processar imagens de satélite em dados tabulares, ampliando os horizontes do tratamento de dados geoespaciais. Isso permite criar aplicativos escaláveis e de alto desempenho para  apoiar governos e empresas a enfrentarem desafios globais, como mudanças climáticas, risco geográfico e sustentabilidade. 

4. Força de trabalho ainda mais conectada 

A fim de acelerar e dimensionar o desenvolvimento de talentos, esta tendência tecnológica utiliza aplicações inteligentes e análises da força de trabalho para obter orientações que apoiam a experiência, o bem-estar e a capacidade profissional de desenvolver as suas próprias competências. Em paralelo, eleva resultados empresariais e o impacto positivo para as partes interessadas. A expectativa do Gartner é que até 2027 cerca de 25% dos CIOs usarão iniciativas de força de trabalho conectada aumentada para reduzir o tempo de aquisição de competência em 50% para funções-chave.

O Google Workspace impulsiona a produtividade uma vez que permite que os usuários colaborem em tempo real. Dentre os colaboradores que usam Google Workspace, cerca de 36% têm mais tempo para o trabalho criativo e 24% gastam menos tempo em tarefas repetitivas ou administrativas, de acordo com uma pesquisa da IDC. Em busca de mais eficiência e mais tempo para focar no que importa, as empresas escolhem migrar para o Google Workspace.

5. Desenvolvimento acelerado pela IA

Outra tendência tecnológica é o “desenvolvimento aumentado por IA”, que é baseado no uso de tecnologias de IA, como GenAI e aprendizado de máquina, para apoiar engenheiros de software no projeto, codificação e teste de aplicativos. De acordo com o Gartner, a engenharia de software assistida por IA será cada vez mais presente nas empresas para ampliar a produtividade do desenvolvedor e permitir às equipes de desenvolvimento atenderem à crescente demanda por software para administrar os negócios. O uso dessas ferramentas traz inúmeros benefícios: os engenheiros de software gastam menos tempo escrevendo código e têm mais tempo para atividades mais estratégicas, como o design e a composição de aplicativos de negócios. 

Para auxiliar no desenvolvimento aumentado por IA, o Google Cloud oferece o Vertex AI, uma plataforma de IA abrangente que permite aos clientes construir, implantar e dimensionar modelos de machine learning. O Vertex AI disponibiliza APIs para modelos de fundação líderes e ferramentas para prototipar rapidamente, ajustar modelos com seus próprios dados e implantar facilmente em aplicativos. Recentemente, o Google anunciou a integração da IA generativa ao Vertex AI, o que representa uma virada de jogo no setor, facilitando ainda mais a criação de aplicações baseadas em machine learning.

 

image-2

A Geoambiente é Parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.

 

 

Fale com nossos especialistas

 

Sobre o(a) autor(a)

Thamirys Santana

Formação em Comunicação Social e especialização em Gestão da Experiência do Consumidor. Conta com experiência em planejamento de conteúdo digital, marketing B2B, endomarketing e gestão de canais.

Deixe um Comentário