Google Cloud Infraestrutura / Devops

10 diferenciais da GCP comparada a outros provedores de nuvem pública

Google Cloud - GCP
Escrito por Karen Ferraz

A Plataforma Google Cloud (GCP) é reconhecida como provedor líder para serviços de computação em nuvem por quatro anos consecutivos pelo Gartner. Isso porque a plataforma facilita a jornada das empresas para a nuvem pública, tornando-se viabilizadora da transformação digital.

São diversos recursos para ajudar organizações a inovar com mais rapidez e economizar dinheiro. Sem contar que o Google segue uma abordagem aberta para oferecer mais flexibilidade e escolha à medida que as empresas crescem.

Sua empresa também pretende concretizar iniciativas digitais e impulsionar a migração para a nuvem pública a fim de modernizar ambientes, aumentar a agilidade dos negócios e responder a um contexto híbrido trazido pela pandemia?


Leia mais: Como modernizar sistemas legados com adoção da nuvem pública do Google?

Então, confira por que o Google Cloud é o melhor provedor de nuvem pública e junte-se a nós!

  1. Infraestrutura global e desempenho: o Google possui data centers em 28 regiões ao redor do mundo, o que o torna o maior e a rede de menor latência entre os provedores de nuvem em hiperescala.
  2. Segurança sem abrir mão de flexibilidade: a nuvem do Google é uma maiores redes privadas gerenciadas, o que minimiza os riscos dos consumidores serem expostos na internet pública.
  3. Compliance e proteção dos usuários: possui mais de 90 detectores pré-definidos de dados sensíveis, o que aumenta a segurança dos consumidores e garante o cumprimento de regulações de privacidade dos dados, como a LGPD.
  4. Plataforma híbrida e multicloud inovadora: só o Anthos permite implementação de aplicações gerenciamento on-premises e entre nuvens, com 100% da abordagem baseada em software.
  5. Versatilidade e poder de escolha: gerenciamento da plataforma Apigee API permite que empresas conectem legados facilmente em ambientes híbridos e multi-cloud.
  6. Ecossistema totalmente aberto: o Google é o 1º contribuidor do Cloud Native Computing Foundation e criador do Kubernetes, aprovado pela AWS e Azure.
  7. Serviço totalmente gerenciado e fácil de usar: o recurso BigQuery da GCP escala automaticamente milhares de cores em segundos. Em comparação, a AWS e Azure exigem configuração manual dos desenvolvedores e times de TI.
  8. Open source gerenciado: o Google possui o único marketplace open source que provê faturamento unificado, suporte e experiência para lidar com serviços Cloud.
  9. Democratização da inteligência artificial e machine learning: recursos com o AutoML e BigQueryML permitem que times sem cientistas de dados usem recursos de IA e ML que não são oferecidos pelos concorrentes. Já o recurso de transcrição de voz “Speech-to-text” oferece mais de 125 variantes de línguas, mais que AWS e Azure.
  10. Tomada de decisão acelerada: o Google TPU (Tensor Processing Unit), um circuito integrado específico do aplicativo do acelerador de IA desenvolvido pelo Google, é de 15 a 30 vezes mais rápidos que GPUs e CPUs contemporâneos, tornando o aprendizado de máquina muito mais rápido.

Não deixe de conferir: Google Cloud x AWS: por que escolher GCP?

Por que a Google Cloud Platform?

A Plataforma Google Cloud (GCP) abrange um pacote de modelos de serviços de computação em nuvem oferecido pelo Google. É uma das líderes de mercado quando se trata de infraestrutura em nuvem, sistema de gerenciamento de base de dados e serviços desenvolvidos com base em inteligência artificial.

Vantagens ao migrar para a nuvem do Google:

  • Cobertura global: utiliza a rede de fibra óptica global privada do Google, que oferece interconectividade direta entre os data centers;
  • Migração em tempo real: com o Google Cloud você pode migrar cargas de trabalho de uma máquina virtual para outra sem interrupção;
  • Segurança: fornece os mesmos níveis de segurança dos serviços próprios do Google, como Gmail, Docs e pesquisa;
  • Preço: precificação de serviços por segundo, com descontos para instâncias de longa duração. Não exige assinatura, ou seja, você paga pelo uso.

 

Veja também:

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

1 comentário

Deixe um Comentário