Google Cloud IA / Machine Learning

IA generativa: casos de uso no varejo e setor financeiro

Uma mão robótica digitando em um teclado de laptop. Na imagem, aparece o logo do Gemini AI, com a escrita IA Generativa.
Escrito por Felipe Del Nero

A IA generativa vem transformando como as empresas trabalham, proporcionando grande impacto na produtividade pessoal e corporativa. Entre os principais diferenciais desta tecnologia está a facilidade de uso, que a diferencia das formas anteriores de IA, permitindo que pessoas interajam com agentes virtuais de modo simples para solucionar uma variedade de problemas do dia a dia. 

As plataformas de IA generativa conseguem abordar diversos casos de uso, ampliando sua utilidade à medida que os dados são agregados. Nesse sentido, o potencial da IA generativa é inquestionável. Ela pode automatizar, melhorar e acelerar processos de trabalho. O impacto na produtividade pode incrementar de US$ 2,6 trilhões a US$ 4,4 trilhões por ano à economia global, segundo estimativas da consultoria McKinsey & Company. 

A seguir explicamos como as tecnologias de IA generativa do Google estão transformando algumas indústrias, ajudando a capacitar equipes para melhorar serviços cruciais e a resolver problemas que afetam sua entrega, inclusive identificando novos diferenciais competitivos.

Aplicações práticas da IA Google

Conheça os setores que estão à frente na adoção da IA generativa para impulsionar seus negócios. 

Varejo e bens de consumo

Cerca de 82% das empresas de varejo acreditam que a automação do atendimento ao cliente agrega valor, aponta pesquisa do Google. 

As frentes nas quais estas organizações mais utilizam IA generativa são:

  • Assistência em criação: apoio às equipes de criação do varejo na produção de imagens personalizadas e conteúdo criativo para campanhas e publicações editoriais, possibilitando personalização a nível individual. 
  • Comércio conversacional: solução e resposta a dúvidas de clientes para ajudar na tomada de decisões de compra, podendo fornecer recomendações. Por exemplo, uma IA pode sugerir interativamente um vestido de determinado tamanho ou estilo. 
  • Automação da interação com cliente: atendimento ao cliente mais simples por meio de resumos de conversas e automação de tarefas.
  • Desenvolvimento de novos produtos: pesquisa interna sobre o consumidor com consultas fáceis, resumos e geração de insights. Crie conceitos de texto e declarações para testar depois e conceitos visuais para designs de produtos e embalagens.

Case de sucesso Wendy’s

A rede de restaurantes norte-americana Wendy’s ‘s implementou um chatbot de IA no serviço de drive-thru, utilizando tecnologia de linguagem natural do Google. O objetivo é lidar com os pedidos personalizados dos clientes, comumente feitos fora do cardápio. 

Considerando que 75% a 80% dos clientes preferem o drive-thru, criar uma experiência de pedido fluida é desafiador devido à complexidade dos pedidos e ao ruído do ambiente. Assim, a IA generativa do Google Cloud é essencial para essa automação, aprimorando a experiência geral para clientes, funcionários e franqueados. 

Testes beta estão em andamento em um restaurante em Ohio, com planos de expansão para outros locais. As funcionalidades da tecnologia incluem conversação com clientes, entendimento de pedidos personalizados e respostas a perguntas frequentes — tudo baseado em dados do cardápio da Wendy’s e integração com sistemas existentes. O objetivo é simplificar o processo de pedido para os funcionários poderem focar na qualidade do serviço e dos alimentos.

Serviços financeiros

Para 79% das organizações de serviços financeiros os assistentes virtuais são ferramentas poderosas para seus negócios. É o que estima uma pesquisa do Google sobre o uso da IA generativa no segmento financeiro.  

As áreas nas quais estas empresas mais utilizam IA generativa são:

  • Pesquisa e síntese de documentos financeiros: apoio aos analistas para encontrar e compreender informações escondidas em contratos e outros documentos não estruturados.
  • Assistente virtual avançado: ajuda aos clientes para encontrarem respostas para suas dúvidas, com o mínimo de intervenção humana.
  • Pesquisa de mercado de capitais: uso do poder da IA como assistente de pesquisa para examinar milhares de documentos de origem, identificar e resumir informações essenciais.
  • Assistente regulatório e de compliance: auxílio para equipes comerciais e técnicas a acompanhar as mudanças regulatórias que impactam em seus negócios, garantindo que os controles e o compliance sejam implementados consistentemente (em processos de negócios e software).
  • Recomendações financeiras personalizadas: aumento nas vendas cruzadas e o nível de retenção por meio de mensagens individualizadas. Recomendações customizadas de produtos financeiros com linguagem coloquial e personalizada.

Case de sucesso Deutsche Bank

O Deutsche Bank está impulsionando o processo de tomada de decisões financeiras com a IA generativa e os LLMs do Google em grande escala. O intuito da iniciativa é fornecer insights aos analistas financeiros, ampliar a eficiência operacional e a velocidade de execução.

Os primeiros testes indicam ser possível reduzir drasticamente o tempo necessário para efetuar as operações bancárias e as tarefas dos analistas financeiros, capacitar colaboradores e aumentar a produtividade.

De acordo com Bernd Leukert Chefe de tecnologia, Diretor de Dados e Inovação do Deutsche Bank, a IA generativa está transformando a maneira como a instituição classifica e analisa informações em grande escala, o que possibilita atender às demandas dos clientes em todo o mundo.

Gemini AI: a inteligência artificial generativa do Google 

O Gemini, uma IA generativa desenvolvida pelo Google Cloud, se destaca por sua capacidade de reconhecer uma ampla variedade de tipos de entrada e saída, indo além do texto comumente utilizado pela maioria dos modelos. Além de processar texto, o Gemini também pode codificar áudio e vídeo.

O Gemini contempla uma família de modelos que podem ser executados em diversas aplicações e indústrias. Está disponível nos seguintes modelos: 

  • Gemini 1.0 Pro: alto desempenho para dimensionamento de tarefas de IA. Oferece equilíbrio entre qualidade, desempenho e custo. Pode ser utilizado para inúmeras tarefas de IA, como resumo, edição, resumo, geração e classificação. 
  • Gemini 1.0 Ultra: recomendado para tarefas de alta complexidade. Tem desempenho robusto em áreas como instruções complexas, multilinguismo, raciocínio e código. É otimizado para resultados de alta qualidade.
  • Gemini 1.5: modelo multimodal de tamanho médio. Oferece escalabilidade em diversas tarefas e possui recurso inovador na compreensão de contexto longo. Pode executar até 1 milhão de tokens em produção. 

Como obter a IA generativa do Google?

O Gemini representa um avanço significativo na missão do Google de democratizar a IA para empresas. Ao aproveitar o poder da inteligência artificial do Google, você pode otimizar o tempo de suas equipes e impulsionar a produtividade. 

Entre em contato com os especialistas da Geoambiente e comece a jornada de IA generativa da sua empresa! 

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A Geoambiente é parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem. Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público).

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Sobre o(a) autor(a)

Felipe Del Nero

Diretor Comercial
Com MBA em Gestão Empresarial, é especialista em soluções e novidades do ecossistema Google Cloud. Conta com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de negócios envolvendo a tecnologia dos produtos e serviços do Google.

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