Google Cloud IA / Machine Learning

7 áreas em que a IA do Google pode otimizar em seu negócio

Um close do logotipo do Gemini IA do Google em um fundo preto.
Escrito por Thamirys Santana

A IA do Google está presente em todo o ecossistema de soluções corporativas da big tech. Isso quer dizer que a inteligência artificial nunca foi tão democrática e acessível às empresas dos mais diferentes tamanhos. 

Confira a seguir todas as áreas e processos do seu negócio em que a IA do Google pode ajudar a otimizar e impulsionar a produtividade dos seus colaboradores, liberando seu capital humano para focar em atividades estratégicas. 

1 – Desenvolvimento de código 

A IA generativa oferece diversas soluções de assistência de código de IA para acelerar o trabalho de desenvolvedores nas organizações.

É o caso do Gemini Code Assist, a ferramenta de assistência de código do Google. Testes com desenvolvedores do Google indicaram que eles conseguiram concluir tarefas comuns de desenvolvimento numa velocidade 40% mais rápida, além de terem gasto 55% menos tempo escrevendo novos códigos. Alguns clientes do Google registraram ganhos na produtividade dos desenvolvedores acima de 30%.

2 – Preparação de dados

As análises de negócio dependem da qualidade dos seus dados. Contudo, nem sempre as empresas conseguem lidar com grandes conjuntos de dados de várias fontes devido a formatos inconsistentes e erros, o que torna a limpeza, transformação e estruturação de dados um desafio. A IA entra em cena para simplificar o processo de preparação, validação e enriquecimento de dados. O BigQuery, data warehouse do Google, utiliza o poder da IA do Google para a preparação de dados.

Isso permite às empresas limpar e gerir dados de forma eficaz, além de criar pipelines visuais com pouca necessidade de código ou atualizá-los dentro do BigQuery.

3 – Obtenção de insights

As análises de dados começam com a exploração dos mesmos, que consiste em identificar o conjunto de dados correto, compreender a estrutura dos dados, verificar padrões-chave e determinar os insights mais valiosos que se busca extrair. Uma tarefa complexa e demorada que pode ser realizada com apoio da IA.

Com o modelo de IA generativa do Google, o Gemini, é possível ampliar as possibilidades de pesquisa semântica no BigQuery, identificando as tabelas mais importantes. Com as informações de metadados e perfil dessas tabelas do Dataplex, o Gemini no BigQuery possibilita consultas relevantes com apenas um clique.

4 – Assistência aos clientes 

Os agentes de IA generativa podem ajudar os clientes de qualquer empresa a alcançar objetivos específicos. Por exemplo, auxiliar um consumidor a encontrar um vestido de festa. Tais agentes compreendem informações multimodais e processam áudio, texto e vídeo, racionalizando diversas entradas. Eles também conseguem aprender com o tempo. O Google oferece diversos recursos de agente de IA, como a partir do Vertex AI, que facilita a implantação de modelos personalizados e conectá-los a dados, sistemas e processos corporativos para criar agentes de IA generativa.

5 – Produtividade dos colaboradores e processos de negócios

Os agentes de IA generativa também facilitam tarefas de trabalho rotineira, permitindo que os colaboradores priorizem atividades mais estratégicas. Um exemplo é o Gemini para Workspace, um agente com tecnologia de IA integrado ao Gmail, Documentos, Meet, Planilhas e muito mais. Este agente ajuda as pessoas a escrever e-mails, criar apresentações, resumir reuniões em vídeo e facilitam a realização de uma série de atividades com simples comandos em texto.

Também permitem que seus colaboradores sejam mais produtivos uma vez que agilizam processos, gerenciam tarefas repetitivas, respondem perguntas do seu time, bem como editam e traduzem comunicações críticas.

6 – Segurança cibernética

A IA do Google também ajuda a enfrentar a crescente complexidade dos ataques cibernéticos. Há diversas inovações em segurança baseadas em IA para segurança, desenhadas para oferecer resultados mais robustos e apoiar as equipes de proteção corporativa.

Os Agentes de Segurança do Google, por exemplo, fornecem assistência na prevenção, detecção e resposta às ameaças cibernéticas. O modelo de IA generativa do Google, o Gemini, utiliza a linguagem natural para oferecer insights sobre o comportamento de invasores, bem como converte linguagem natural em detecções e resume dados de eventos, faz recomendações de ações a serem tomadas, além de orientar os usuários por meio do chat.

7 – Criação para marketing

Os agentes criativos baseados em IA generativa podem desempenhar o papel de uma equipe de design e produção de alto nível, colaborando com imagens, slides e exploração de conceitos. O Google oferece ao mercado tecnologias robustas que permitem construir esses agentes criativos, como é o caso do Vertex AI. Esses agentes são capazes de apoiar equipes de marketing, produção de áudio e vídeo, e ajudar profissionais criativos a agilizarem diversas criações. 

Avance na jornada de IA com o Google

A inteligência artificial está transformando a forma como as empresas trabalham e como os colaboradores executam suas tarefas. O Google oferece um ecossistema completo que permite a implementação desses agentes de IA, seja para apoiar funcionários no trabalho, ajudar no atendimento a clientes ou otimizar as atividades de criação do marketing. 

Impulsione a adoção da IA generativa na sua organização com uma plataforma empresarial de IA que oferece um conjunto completo de recursos, com custo e desempenho otimizados, e que seja aberta e de fácil integração com sistemas existentes. A Geoambiente é parceria premier do Google e possui uma equipe de especialistas pronta para ajudar você a criar aplicativos de IA generativa e extrair valor dessa nova tecnologia.

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Sobre o(a) autor(a)

Thamirys Santana

Formação em Comunicação Social e especialização em Gestão da Experiência do Consumidor. Conta com experiência em planejamento de conteúdo digital, marketing B2B, endomarketing e gestão de canais.

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