Criar dashboards e relatórios nunca foi tão fácil com as ferramentas oferecidas pela Plataforma Google Cloud. Como Looker, solução de BI do Google que fornece análises intuitivas e de autoatendimento, e o Looker Studio (antigo Data Studio), uma ferramenta completa de business intelligence empresarial que permite ir além dos painéis e fornecer inteligência para tomar decisões orientadas por dados.
Essas soluções facilitam criar relatórios empresariais para diversas áreas, como vendas, marketing, finanças e RH. Desse modo, ajudam a otimizar processos e aumentar a geração de receita devido a suas robustas capacidades de apresentação de dados para análises.
Veja a seguir como essas soluções de BI do Google Cloud facilitam para qualquer pessoa criar, analisar, explicar e visualizar relatórios e dashboards de forma simples e rápida!
Como criar um dashboard com o Looker Studio?
O Looker Studio é uma solução avançada de análise de dados e visualização que capacita empresas a tomar decisões informadas e baseadas em dados. Graças a seu painel intuitivo, qualquer pessoa pode navegar e analisar dados facilmente. Por ser uma solução baseada em nuvem, pode ser acessada em qualquer lugar, viabilizando o trabalho híbrido.
Um dos grandes diferenciais do Looker Studio é a personalização de painéis. Ele disponibiliza uma ampla gama de elementos visuais, como gráficos e diagramas, para criar relatórios interativos e mais atraentes. A ferramenta é ideal para obter insights de operações, comportamento dos clientes, tendências de mercado e outros diversos cenários.
O Looker Studio fornece uma compreensão mais profunda dos seus dados, capacitando a tomada de decisões data-driven. Ele simplifica a exploração de conjuntos de dados complexos, além de revelar padrões e insights ocultos.
Comece a criar relatórios no Looker Studio de forma eficiente:
- Conecte suas fontes de dados: o Looker suporta mais de 800 fontes de dados, como uma tabela ou consulta específica do BigQuery, uma propriedade do Google Analytics ou um arquivo das Planilhas Google. Para começar a criar seu relatório, basta conectar sua fonte de dados ao Looker para iniciar o trabalho.
- Crie relatórios: depois de vincular sua fonte de dados, crie relatórios personalizáveis no Looker para revelar tendências e padrões, facilitando a interpretação de dados.
- Construa dashboards: os dashboards são conjuntos de relatórios e visualizações que fornecem uma visão geral dos seus dados. Com o Looker, você pode construir painéis personalizados que proporcionam uma visualização em tempo real do desempenho do seu negócio, com a possibilidade de comparar as informações com períodos anteriores facilmente.
- Experimente diferentes visualizações: explore as diversas ferramentas de visualização do Looker, como gráficos de barras e mapas de calor, para descobrir as apresentações mais funcionais para seus dados.
Vantagens de utilizar o Looker Studio para criar dashboards e relatórios
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Personalização de visualizações do Looker Studio
A interface de arrastar e soltar do Looker torna a criação de visualizações personalizadas totalmente acessível. Essa flexibilidade abrange criar dashboards e relatórios personalizados que exibem métricas e insights essenciais.
Templates e modelos pré-definidos de relatórios
O Looker oferece modelos já prontos para criar relatórios personalizados. São relatórios de marketing (como performance de site e monitoramento de Google Ads), e-commerce, controle de despesas e viagens, etc. Confira a galeria.
Temas personalizados
Utilize os temas para personalizar a família de fontes, a cor do texto, a cor do plano de fundo, a cor do botão, a cor do bloco e outros elementos visuais dos seus dashboards.
Tipos de gráficos e diagramas
Use os gráficos e diagramas prontos para facilitar a visualização de informações em seus relatórios ou dashboards. Há diversas opções, dentre eles tabelas, pivot table, séries temporais, gráficos de pizza ou colunas e outros. Eles podem ser adicionados aos painéis conforme a necessidade de análise. Veja os recursos disponíveis.
Adição de páginas e navegação nos relatórios
Adicione páginas e opções de navegação em seus relatórios. Está é uma forma de organizar dados relacionados, otimizar o desempenho desses documentos e diminuir a complexidade dos mesmos.
As páginas separadas de navegação são úteis para melhor visualização de dados por categorias. Por exemplo, em um relatório de marketing, é possível usar diferentes páginas de navegação para separar as informações de mídia paga dos resultados orgânicos de uma campanha.
Customização de cores de seus relatórios
Trabalhe com cores personalizadas em seus relatórios. É possível alterar as cores de componentes e valores.
Quer personalizar seus relatórios?
Como vimos, o Looker Studio apoia as empresas com diversas funcionalidades que possibilitam a personalização e compreensão de seus dados por meio de relatórios e dashboards fáceis de criar.
A Geoambiente é parceira Premier do Google Cloud, atuando no fornecimento de soluções como o Looker e Looker Studio, com o suporte completo na elaboração de dashboards e relatórios para as diferentes áreas e demandas da sua empresa.
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