Análise GeoEspacial Geoprocessamento

Como a IA pode ajudar na análise de imagens de satélite?

Uma imagem de um satélite acima da terra.
Escrito por Mario Fomaca Jr.

A inteligência artificial (IA) representa uma grande evolução na análise das imagens de satélite obtidas por meio de sensoriamento remoto. A aplicação de algoritmos nessas análises permite a identificação de padrões para responder a eventos do presente com assertividade e prever eventos futuros, trazendo mais resiliência.

O uso de IA em imagens de satélite é empregado em áreas como agronegócio ou no setor público, para antecipar e melhorar a capacidade adaptativa a desastres climáticos, monitoramento das lavouras, monitoramento ambiental, planejamento urbano, gestão dos recursos hídricos, dentre muitos outros. Entenda a seguir como a IA ajuda na análise de imagens de satélite e veja como este recurso é crucial em setores-chave. 

IA aplicada na análise de imagens de satélite

A IA é um campo da Ciência da Computação dedicado ao desenvolvimento de sistemas e algoritmos capazes de realizar tarefas que demandam a inteligência humana, tais como reconhecimento de voz, análise de imagem e aprendizado. Nesse contexto, a IA emprega modelos inteligentes para automatizar processos repetitivos, visando aumentar a produtividade, economizar tempo, identificar padrões e prevenir incidentes.

A IA é uma ferramenta poderosa na análise de imagens de satélite obtidas por meio do sensoriamento remoto, uma vez que permite o processamento de grandes volumes de dados, identificação de padrões complexos e a obtenção de insights acionáveis para diversas aplicações. Além disso, a IA pode ser utilizada para análise de diferentes tipos de dados de sensoriamento remoto. Por exemplo, desde áreas urbanas, como a análise de eventos climáticos que podem afetar uma cidade, até ambientes rurais, com o estudo de uma área agrícola, com a gestão e monitoramento dos cultivos. 

Veja como a IA ajuda na análise de imagens de satélite:

Eficiência e automatização de tarefas

A incorporação da Inteligência Artificial (IA) no campo da análise de dados permite aos analistas e cientistas de dados otimizarem suas operações de maneira notável em termos de eficiência e produtividade. Ao recorrer a técnicas avançadas de IA, é possível realizar análises em larga escala de imagens de satélite, identificando padrões e detectando características específicas de forma ágil e precisa.

A IA se destaca por sua capacidade de processar grandes volumes de dados de maneira rápida e sistemática. Essa agilidade é crucial, pois não apenas reduz o tempo necessário para análises, mas também permite que profissionais foquem em interpretações mais avançadas e na tomada de decisões estratégicas.

Ao ser aplicada em diversas áreas, como agricultura, monitoramento ambiental e urbanismo, a IA não apenas proporciona resultados de alta precisão, mas também agiliza processos que, de outra forma, demandariam considerável tempo e recursos. Isso não apenas otimiza a tomada de decisões, mas também impulsiona a eficiência operacional em setores cruciais para o desenvolvimento sustentável e a gestão responsável dos recursos naturais.

Tomada de decisão orientada por dados

Através da automatização na análise de imagens de satélite, a IA proporciona informações robustas para embasar processos decisórios. Estamos nos referindo a insights valiosos que capacitam agricultores a gerenciar seus cultivos de forma mais eficiente, além de fornecer dados cruciais para a gestão de recursos naturais, planejamento urbano, resposta a desastres naturais e monitoramentos ambiental e agrícola.

Escalabilidade

A IA permite o processamento eficiente de extensos conjuntos de dados em períodos reduzidos, possibilitando a manipulação em larga escala de informações provenientes de satélites. Isso viabiliza análises abrangentes em diversas escalas, que englobam desde níveis locais até regionais e globais.

Análises de alta precisão

Os algoritmos de IA podem ser treinados em conjuntos substanciais de dados, permitindo a detecção de padrões complexos e a realização de análises com elevada precisão. Dessa forma, torna-se viável a identificação de características específicas na superfície terrestre, tais como o uso da terra, alterações ambientais, entre outras.

Além disso, a capacidade adaptativa da IA permite a atualização contínua dos algoritmos, aprimorando constantemente sua eficácia na identificação de padrões e análise de dados. Isso significa que, à medida que novas informações são incorporadas ao sistema, a IA pode aperfeiçoar sua capacidade de reconhecimento e oferecer insights cada vez mais precisos.

Identificação de padrões

Os algoritmos de IA conseguem detectar padrões em imagens, incluindo formas e outros aspectos físicos. Isso possibilita a identificação de características que podem não ser facilmente reconhecidas por métodos tradicionais de análise.

Adicionalmente, no campo do sensoriamento remoto, as redes neurais desempenham um papel crucial. Por exemplo, as redes neurais convolucionais (CNNs) são amplamente empregadas em satélites equipados com sensores de alta resolução. Essas redes são eficazes na identificação de detalhes específicos na superfície terrestre, como padrões de vegetação, mudanças topográficas e áreas urbanas.

Em aplicações de identificação de padrões, as redes neurais recorrentes (RNNs) são frequentemente utilizadas para analisar sequências temporais, permitindo o estudo da evolução de fenômenos naturais ao longo do tempo. Esses exemplos ilustram como as redes neurais desempenham um papel fundamental no avanço da interpretação de dados complexos em sensoriamento remoto, contribuindo significativamente para a identificação e compreensão de padrões relevantes.

Aplicações de IA na Análise de Imagens de Satélite

A abundância de dados de sensoriamento remoto e os avanços nos algoritmos de Inteligência Artificial ampliam consideravelmente o potencial de aplicações dessas tecnologias em conjunto, proporcionando soluções para uma variedade de desafios. Abaixo, apresentamos aplicações em duas áreas que se destacam no uso da IA associada a imagens de satélite: agronegócio e monitoramento ambiental.

Agronegócio

A IA desempenha um papel crucial na análise de imagens de satélite no setor agrícola, oferecendo diversas contribuições, como no monitoramento do uso do solo e das lavouras. A IA demonstra sua capacidade ao classificar automaticamente o uso da terra em imagens de satélite, identificando coberturas do solo, variedades de culturas agrícolas, práticas de manejo, e até mesmo oferecendo estimativas da produtividade, contagem de plantas, além da detecção de áreas com falhas de plantio ou presença de ervas daninhas. Essas análises oferecem insights valiosos para o planejamento agrícola, monitoramento ambiental e detecção de alterações no uso da terra.

Monitoramento ambiental

A aplicação da IA na análise de imagens de satélite possibilita a detecção de mudanças na paisagem, como desmatamento, expansão urbana e alterações na cobertura do solo. Esses dados desempenham um papel fundamental no monitoramento do impacto das atividades humanas no meio ambiente, auxiliando governos e empresas na busca por soluções para a conservação e gestão de recursos.

A detecção de padrões em imagens de satélite e dados ambientais permite a previsão de eventos naturais, como enchentes, inundações, incêndios florestais, deslizamentos de terra, entre outros. Essas informações são importantes para permitir ação rápida do poder público e a mitigação dos efeitos dos desastres sobre a população. A utilização da IA nas análises de imagens de satélite e dados geoespaciais é também fundamental na avaliação do risco de desastres naturais e ambientais, orientando a tomada de decisões para a redução de riscos.

Google Earth Engine (GEE) 

Soluções fundamentadas em inteligência artificial têm progredido significativamente para aprimorar o desempenho das tecnologias de sensoriamento remoto. O Google, exemplificando, disponibiliza tecnologias de processamento geoespacial, inteligência artificial e análise de dados que aprimoram o processamento e a visualização de informações.

Entre as ferramentas mais promissoras para a análise de dados geoespaciais destaca-se o Google Earth Engine (GEE). Esta plataforma, hospedada na nuvem do Google (Google Cloud), oferece uma análise de dados ambientais em escala global, concedendo acesso a uma vasta biblioteca de dados geoespaciais públicos, multitemporais e gratuitos para otimizar a interpretação dessas informações.

Adicionalmente, o GEE está integrado ao BigQuery, permitindo o armazenamento dos dados geoespaciais em formato tabular, ampliando assim as possibilidades de tratamento de dados provenientes de sensoriamento remoto. Isso viabiliza a geração de análises gráficas por meio do BigQuery Geo Viz, além de integrar esses dados ao BigQuery ML e Vertex AI para a aplicação de técnicas avançadas de inteligência artificial. 

Conclusão

A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a análise de imagens de satélite e dados geoespaciais, graças à sua habilidade em processar grandes volumes de dados, identificar padrões e fornecer insights valiosos para diversas aplicações. A combinação dessas tecnologias não apenas aumenta a precisão, mas também fornece informações cruciais para a tomada de decisões em vários setores, como agricultura, órgãos governamentais e setores ambientais.

image-2

A Geoambiente tem mais de 25 anos de experiência em projetos de Análise Geoespacial e Sensoriamento Remoto. Incorporamos tecnologia de big data, machine learning e analytics para a extração de dados de imagens de satélite, para auxiliar os nossos clientes a encontrar as melhores soluções para os seus desafios.

Queremos conhecer seu projeto! Nos apresente seus desafios e objetivos para que nosso time desenvolva a solução ideal para as necessidades da sua empresa.

 

 

Conheça o nosso trabalho

Sobre o(a) autor(a)

Mario Fomaca Jr.

Geospatial Specialist
Com formação em Engenharia Agrícola e mestrado em Sensoriamento Remoto, é especialista em projetos de processamento digital de imagens e dados de satélite, agrometeorologia, machine learning, AI e desenvolvimento de algoritmos para o processamento de dados obtidos via satélite.

 

Deixe um Comentário