Entrega de Última Milha Mobilidade

Last Mile Fleet Solution x On Demand Rides and Deliveries Solution: entenda a diferença e qual é a solução ideal para o seu negócio

delivery
Escrito por Karen Ferraz

Os consumidores buscam cada vez mais conveniência e esperam que suas compras sejam entregues em casa com agilidade, segurança e baixo custo. Somente nos Estados Unidos as entregas de produtos adquiridos no ecommerce devem dobrar até 2026, de acordo com a pesquisa do Pitney Bowes Parcel Shipping Index 2021. E mais: 90% dos consumidores americanos desejam entregas gratuitas com prazo de dois a três dias.

Essas novas tendências de consumo desafiam os gestores de logística e operadores de frota de entrega de última milha (last mile) a criar melhores experiências ao cliente. De olho nesse cenário, o Google lançou recentemente duas novas soluções de mobilidade baseadas na inteligência do Google Maps que auxiliam nas operações logísticas.

Estamos falando das soluções Last Mile Fleet Solution e On Demand Rides and Deliveries Solution. Entenda a seguir as principais diferenças entre elas e qual é a melhor opção para seu negócio.

Leia mais: Cloud Fleet Routing: conheça a API que ajuda usuários a criar planejamento de rotas de um jeito mais fácil

Last Mile Fleet Solution: otimize as etapas da entrega de última milha

  • A melhor opção para entrega agendadas, que não precisam chegar com tanta urgência como alimentos quentes e bebidas geladas. Estamos falando de entregas de produtos comprados em sites de-ecommerce e varejistas que precisam lidar com rotas complexas para otimizar custos.
  • Permite que sua empresa melhore todas as etapas da jornada de entrega da última milha: capturando endereços válidos, planejando rotas de entrega, direcionando motoristas com eficiência, acompanhando o progresso da remessa e analisando o desempenho da frota.
  • Proporciona uma infraestrutura que expande conforme o negócio cresce, oferecendo preços previsíveis por entrega. É baseada na solução On-demand Rides & Deliverys.
  • Com a Last Mile Fleet Solution, as empresas podem melhorar suas experiências com a entrada simplificada de endereços para ajudar a capturar endereços corretos. O rastreamento da remessa e os horários de chegada atualizados permitem que os consumidores estejam disponíveis para receber seus pedidos. E os locais de entrega detalhados ajudam os motoristas a deixar os pacotes no lugar certo.
  • A navegação passo a passo incorporada orienta os motoristas a concluir cada tarefa com eficiência com a interface familiar do Google Maps. A experiência no aplicativo oferece integração aos fluxos de trabalho dos motoristas, além de permitir a personalização da sua marca.
  • Locais de entrega detalhados e dados de tráfego podem melhorar os ETAs (estimated time of arrivals) para que os motoristas cheguem ao local certo na hora certa.
  • A visualização de todas as entregas do dia permite que os motoristas planejem suas paradas para o dia, para que possam ajustar seu plano de rota conforme necessário.
  • O roteamento aprimorado e a navegação no aplicativo ajudam os motoristas em seu trabalho diário, oferecendo melhor desempenho de entrega.

On Demand Rides and Deliveries Solution: a solução de operação de transporte e entrega sob demanda utiliza em todo o mundo

Route Planning and Dispatch overview
  • Trata-se de um toolkit (kit de ferramentas) de desenvolvimento do Google Maps que facilita a criação de soluções de mobilidade sob demanda.
  • Ideal para entregas rápidas de empresas de delivery (como apps de delivery de comida), que devem ser concluídas em um curto espaço de tempo, especialmente quando se trata de alimentos perecíveis, remédios e outros. Ex: entrega de uma pizza ou sanduíche que precisam chegar quentes até o destino, ou de sorvete e bebidas que precisam chegar gelados.
  • Não se restringe somente a entregas expressas, uma vez que pode ser aplicada para viagens de aplicativos de mobilidade já que permite acompanhar a rota em tempo real. Assim, esta também é uma solução que pode ser explorada por apps de mobilidade.
  • Utiliza um conjunto de APIs do Maps, Routes e Places do Google Maps em interfaces criadas especificamente para soluções de compartilhamento de viagens e entrega.
  • Otimização de rotas: a ferramenta incorpora a API Routes Preffered, API Directions e API Distance Matrix. Permite que as empresas encontrem a ordem ideal para que os motoristas concluam suas rotas.
  • Captura de endereço: a solução On Demand Rides and Deliveries oferece o recurso “Address Capture”, com base nas APIs Place Autocomplete e Geocoding. Isso permite resolver erros comuns no endereçamento de entregas (endereços não entregues, entrada de endereço imprecisa, necessidade de ajustes nos locais de entrega etc.).
  • Roteamento e navegação do motorista: integração da navegação passo a passo do Google Maps em seu aplicativo com recursos como rotas de veículos de duas rodas e tráfego ao vivo. O recurso “Driver routing and navigation” é composto pelo SDK de Navegação e o SDK Driver.
  • Acompanhamento de tarefas: por meio da solução, os clientes podem rastrear as rotas dos motoristas em tempo real, aumentando a taxa de sucesso da entrega. Este recurso chamado de “Rastreamento de remessa” inclui uma biblioteca JavaScript para soluções da web e mobile.
  • Análise de desempenho das frotas: com recurso “Fleet performance”, que também inclui uma biblioteca JavaScript para soluções da web e mobile, é possível visualizar a localização do veículo, velocidade, tempos de permanência, ETAs, rotas, tarefas concluídas e futuras. Ou seja, tudo para otimizar o desempeno de sua frota!

Leia mais: Como calcular os custos de pedágio e combustível em rotas com as novas APIs do Google Maps?




A Geoambiente é Parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário