Mobilidade Planejamento Logístico

Planejamento logístico: como analisar dados de desempenho?

Otimizando o desempenho da frota com o planejamento logístico eficiente.
Escrito por Thiago Sailer

Durante as temporadas de compras mais quentes do ano, como Black Friday e Natal, varejistas e e-commerces investem diferentes esforços na aquisição do cliente. Porém, a jornada de compra não termina somente quando a venda é concluída. Com um planejamento logístico adequado, eles devem garantir que os pedidos sejam entregues no prazo e que os clientes acompanhem o status de suas compras. Caso contrário, você terá um cliente insatisfeito, uma venda perdida, desperdício de tempo de suas equipes e impactos à sua marca.

Os dados são a chave de um planejamento estratégico logístico bem-sucedido. Especialmente em datas promissoras para aumento de vendas, contar com um histórico de análises de resultados logísticos ajuda a corrigir erros e melhorar a experiência do cliente durante a entrega. Coletar, analisar e interpretar dados de datas como Black Friday e Natal é crucial para compreender o desempenho das vendas e diagnosticar oportunidades de melhoria.

O recurso “Desempenho da frota”, disponível na Solução para entregas de última milha do Google Maps, permite que você forneça às equipes informações sobre sua frota de motoristas, incluindo ETAs, posições em tempo real, rotas e status das tarefas para otimização do desempenho da frota. 

Entenda a seguir como funciona o recurso Desempenho da frota (Fleet Performance) e como ele pode auxiliar no planejamento logístico com análises de resultados mais completas e precisas! 

Leia mais: Como calcular os custos de pedágio e combustível em rotas com as novas APIs do Google Maps?

Por que implementar uma cadeia logística data-driven?

A resposta é simples: para executar as operações e a cadeia de logística com mais eficiência! Varejistas data-driven podem aumentar a eficiência da operação e da cadeia de abastecimento em cenários reativos e proativos, reduzindo custos e ao mesmo tempo atendendo aos anseios do cliente.

A capacidade de compreender toda a cadeia de fornecimento e agir antes que um problema interno se torne um problema para o cliente depende do processamento de dados em streaming em tempo real provenientes de diversas fontes da empresa. Esses dados também permitem que os varejistas tomem medidas proativas em busca da eficiência operacional e ao que a McKinsey chamou de “realização omnicanal habilitada digitalmente”.

Uma pesquisa realizada pelo Google nos Estados Unidos aponta que quase três quartos dos varejistas não possuem visibilidade do estoque em tempo real, sendo este um dos principais obstáculos da cadeia de abastecimento que reduz a eficiência e a produtividade. A cadeia de abastecimento do futuro exige uma abordagem dupla: inovar de acordo com as prioridades financeiras, ao mesmo tempo que mantém a continuidade das operações comerciais. 

As plataformas que fornecem uma visão em tempo real das cadeias de abastecimento, juntamente com a análise de dados, são o caminho para ajudar os varejistas a construir resiliência, melhorando a eficiência.

Análises de resultados logísticos otimizam o desempenho da frota e o planejamento de rotas

A entrega na última milha pode chegar a mais da metade dos custos totais de envio. Ou seja,  a pressão para gerenciar sua frota com eficiência nunca foi tão alta. 

O recurso “Desempenho da frota” da solução para entregas de última milha do Google Maps possibilita aos gestores visualizar a frota em tempo real, incluindo o status da remessa e o progresso da rota, contribuindo para manter o desempenho máximo da frota. 

O tráfego preditivo e em tempo real é usado para fornecer ETAs referentes a um dia, o que oferece informações prévias sobre eventuais contratempos. Também é possível gerar insights sobre sua frota para otimizar o desempenho.

Além disso, exibe as paradas planejadas e as tarefas concluídas do motorista para o rastreamento de frota. Ele também oferece diversas métricas baseadas em registros que podem ser usadas para melhorar o desempenho. No SDK do motorista, é possível criar ferramentas internas com reconhecimento de local e localização geográfica com base no local.

O recurso “Desempenho da frota” abrange uma biblioteca JavaScript Fleet Tracking para soluções da web e para dispositivos móveis que proporciona aos gestores de frotas:

  • Atualizações de localização em tempo real renderizadas no mapa.
  • HECs (compartilhamento de localização) ajustados automaticamente de acordo com as mudanças de circunstâncias (como trânsito repentino).
  • Tarefas concluídas e paradas pendentes para fornecer insights sobre possíveis problemas.
  • Rotas precisas de um dia inteiro e HECs que melhoram a previsibilidade da entrega e também melhoram a capacidade de identificar possíveis problemas.

O recurso “Desempenho da frota” propicia análises do Cloud Logging (oferece métricas abrangentes baseadas em registros que podem ser usadas para receber insights sobre seus apps da solução de última milha) para ajudar a melhorar o desempenho da frota. Você pode aproveitar essas ferramentas de análise como o Visualizador de registros do Cloud, Alertas e o BigQuery, aperfeiçoando o planejamento logístico.

O Google Cloud Logging fornece métricas abrangentes com base em registros que podem ser usadas para receber insights sobre seus apps da solução para entregas de última milha da Plataforma Google Maps. As métricas de registros são baseadas no conteúdo das entradas de registro. 

Essas métricas podem registrar o número de entradas de registro que contêm mensagens específicas ou extrair informações de latência relatadas nas entradas de registro. Você pode utilizá-las com base em registros nos gráficos e nas políticas de alertas do Cloud Monitoring.




A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

 

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Sobre o(a) autor(a)

Thiago Sailer

Head de Google Maps
Formado em Geografia e especialista em gestão comercial para as soluções da Google Maps Platform.

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