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5 novas funcionalidades no Google Maps que você tem que conhecer

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Escrito por Karen Ferraz

O Google Maps está cada vez melhor! O Google apresenta ao mercado constantes inovações em seus produtos, como é o caso da Plataforma Google Maps, o serviço baseado em inteligência de geolocalização mais utilizado no mundo.

“A plataforma no geral tem evoluído no sentido de facilitar o uso sem a necessidade de um conhecimento de código”, analisa Thiago Sailer Gerente Comercial da Geoambiente.
De modo geral, o executivo enxerga que as iniciativas codeless são uma tendência no mercado. Em relação ao Maps, isso fica evidente com o lançamento do Quick Buider no ano passado, que permite construir uma ferramenta baseada em dados de geolocalização com apenas alguns cliques.

Além disso, Sailer destaca que o Google vem adotando uma diretriz de venda de soluções prontas atreladas à plataforma Maps para diferentes verticais, como varejo, serviços financeiros, logística e imobiliário. “Essas soluções vêm para tapar o buraco de empresas que não tem um time de desenvolvimento robusto e fornecem mais autonomia para o cliente na hora de implementar novos recursos”. Como reflexo, é possível reduzir o tempo de implementação e o custo com desenvolvimento.

Confira a seguir as novidades mais recentes do Google Maps e as que estão no radar para serem lançadas nos próximos meses.

  1. Turn-by-turn navigation (Nav SDK): trata-se do lançamento mais aguardado do ano para o Google Maps, previsto para novembro. Esta SDK para mobile permitirá incorporar a navegação passo a passo do Maps dentro dos aplicativos, para até 25 pontos de referência.
    Assim, as empresas poderão personalizar a experiência de visualização, como os marcadores do mapa, o ângulo da câmera e as informações complementares. A funcionalidade é extremamente importante para apps que possuem frotas de motoristas, que atualmente precisam utilizar paralelamente o app do Google Maps para obter o passo a passo da rota. A SDK será disponibilizada somente às empresas de mobilidade e de transporte. 
  • 2. Otimização da Directions API: como parte dessa evolução constante do Maps, o aplicativo também está sendo atualizado com recursos de nova geração que o preparam para o mundo moderno. Essas novas funcionalidades agora estão disponíveis na Europa e nos EUA, sem previsão para o Brasil, e entregam rotas muito mais otimizadas. As inovações incluem rotas com baixo consumo de combustível para ajudar a reduzir a pegada de carbono dos veículos. Em vez de procurar as rotas mais rápidas para um destino, o Google Maps agora traz as mais econômicas com base em fatores como a inclinação da estrada, tipo de veículo, velocidade média de viagem.
  • 3. Estilização de mapas baseada na nuvem: essa novidade traz o mapa base do Maps do consumidor para as APIs e SDKs do Google Maps com objetivo de fornecer recursos de estilização de mapas baseada na nuvem que facilitam a estilização, a personalização e o gerenciamento de mapas usando o Console do Google Cloud. Desse modo, é possível criar uma experiência personalizada para seus usuários sem precisar atualizar o código dos seus apps sempre que fizer uma alteração de estilo. Agora, você pode criar e editar estilos de mapa para qualquer um dos seus apps que usam o Google Maps sem precisar fazer mudanças no código quando o ID do mapa estiver em vigor.
  • 4. Novos atributos do Place: o incremento de novos atributos à API do Places possibilita às empresas fornecer informações contextuais adicionais sobre um local. Esses novos atributos incluem: opções de serviço (retirada na calçada, compras na loja etc.); avaliações; tipo de local detalhado; status verificado da empresa; descrição da empresa em uma linha; acessibilidade para cadeira de rodas e outros. A vantagem é que agora você pode oferecer aos seus clientes os mesmos dados avançados do Google Places que eles experimentam no Google Maps. Isso significa que ficou mais fácil para os clientes selecionarem o local certo, graças às informações contextuais adicionais. 
  • 5. Melhorias no detalhamento do Street Maps: essas otimizações lançadas recentemente tornaram o Maps mais imersivo graças a uma combinação de rotas conhecidas e imagens aéreas com inteligência artificial. Com isso, quem busca direções para chegar a algum lugar pode experimentar uma área antes mesmo de chegar lá. Sob o ponto de vista aéreo, os usuários podem deslizar a tela para obter uma visão da rua (Street View) em uma transição suave e obter uma visão tridimensional de qualquer área para explorar restaurantes e empresas próximas, com informações úteis, como condições de tráfego. A experiência é mesmo imersiva: os usuários podem até dar uma olhada dentro de um restaurante antes de fazer uma reserva.


Geoambiente - Google Cloud Premier Partner

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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