Google Maps Platform Recursos Google Maps

Data-driven styling no Google Maps

Data-driven styling
Escrito por Karen Ferraz

Data-driven styling, ou estilização data-driven, para a Maps Javascript API foi lançada em junho pelo Google e permite às empresas o acesso às mesmas delimitações disponíveis para usuários do Google Maps para construir experiências informativas e engajadoras em seus mapas.

Com este recurso, os desenvolvedores podem adicionar as mesmas fronteiras com as quais os usuários estão acostumados para destacar áreas de interesse e fornecer contexto adicional. Também é possível melhorar dados tabulares com a administração de delimitações do Google para criar mapas ricos e customizados que oferecem informações relevantes.

Leia mais: Como usar o BiqQuery para acessar todos os dados da companhia de forma centralizada?

O poder dos polígonos nos mapas

Exibir dados em mapas permite às empresas comunicar informações-chave aos usuários de forma amigável. Usar polígonos é uma maneira de fazer isso, uma vez que essas formas ajudam a evidenciar contextos. Construir um mapa no estilo “cloropath” ajuda a contar histórias por meio de dados e viabiliza experiências interativas ao usuário.

Polígonos são poderosos e expressivos

Os polígonos são uma ótima alternativa para visualizar dados, considerando que muitas organizações investem recursos financeiros na criação de fronteiras e delimitações em seus mapas, sem contar o tempo de desenvolvimento. Além disso, há o desafio de manter a acuracidade atualizada das delimitações feitas com fontes além do Google, o que resulta em experiências aquém do esperado, uma vez que os polígonos não correspondem às margens.

Data-driven styling

A novidade é que agora, por meio da Maps Javascript API e do Places ID, as empresas podem utilizar os mesmos polígonos para construir experiências informativas e engajadoras, além de reduzir o tempo necessário de desenvolvimento das aplicações. Com a estilização data-driven, o Google concede aos desenvolvedores todo o controle das delimitações nos mapas, que agora podem ser acessadas e ter sua aparência modificada nas aplicações.

Os dados podem ser alterados em diferentes níveis, como cidade, estado, país, código postal e outros. Assim, o desenvolvedor ganha tempo enquanto a atualização dos dados dessas delimitações fica por conta do Google!




A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário