Google Workspace Recursos Google Workspace

AppSheet: criação de aplicativos sem código para empresas

AppSheet
Escrito por Tiago Pinheiro

Cada vez mais organizações estão vendo os funcionários criarem seus próprios aplicativos e adotando recursos não validados internamente para realizar suas tarefas com mais eficiência. Estamos falando da “shadow IT” entrando em ação, já que neste contexto os colaboradores usam aplicativos não oficiais nos processos, o que pode deixar as companhias suscetíveis ao vazamento de informações confidenciais, falhas na comunicação e falta de organização.

Diante desse desafio, o Google Cloud fornece recursos para que as organizações consigam criar aplicativos sem código para seu ambiente, automatizando vários processos. Estamos falando do AppSheet, uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos sem código do Google Workspace, que permite que você crie apps de nível empresarial de forma automatizada.  

Com o AppSheet, qualquer usuário  pode produzir soluções tecnológicas integradas ao Google Workspace. Ao levar o AppSheet a mais usuários do Google Workspace, as ferramentas administrativas e de segurança continuam sendo uma prioridade. Esses controles de gerenciamento permitem aos administradores definir se os usuários podem compartilhar aplicativos externamente, conectar-se a dados de fontes externas, enviar e-mails para destinatários também externos e acessar aplicativos de fora da organização.

 

Google Appsheet

AppSheet: o que é e como funciona?

O AppSheet permite que os clientes possam digitalizar seus fluxos de trabalho, ajudando a automatizar qualquer uma de suas necessidades de negócios e a realizar atividades de maneira mais rápida e inteligente.

O AppSheet é uma plataforma de desenvolvimento sem código por meio da qual os colaboradores de uma empresa podem criar apps para a web e dispositivos móveis sem precisar dominar códigos de programação. É possível criar apps do AppSheet por meio de fontes de dados, como o Planilhas Google, Excel, Cloud SQL, Salesforce e outros conectores. A atividade do usuário no app é sincronizada com as fontes de dados integradas. 

Os apps criados com o AppSheet são dinâmicos e podem ser utilizados em dispositivos móveis e navegadores. Além disso, os usuários podem personalizar a interface dos apps com modelos de UX para criar uma diversidade de visualizações (como agendas, dashboards e outros). Ao integrar fluxos de trabalho automatizados nos apps, é possível automatizar tarefas como enviar notificações, escrever e-mails, criar relatórios e alterar dados nas fontes conectadas.

 

Por que usar o Appsheet?

  • Oferece integração com diversos serviços do Google;
  • Simplicidade e interface intuitiva, facilitando o início rápido dos usuários;
  • Fácil de usar e adequado para aplicativos simples com requisitos básicos;
  • Democratiza o desenvolvimento de apps por meio de sua plataforma que não exige domínio da programação; 
  • Simplifica criação de aplicativos móveis e de desktop poderosos, personalizados de acordo com as necessidades do seu negócio;
  • Obtenha mais eficiência removendo barreiras desnecessárias; 
  • Mantenha a governança e a segurança de TI com desenvolvimento liderado pelos usuários;
  • Crie automações e aplicativos personalizados de maneira rápida e fácil com uma nuvem aberta;
  • Capture dados ricos usando formulários, códigos de barras, locais, assinaturas e fotos;
  • Personalize recursos, UX, segurança e marca, além de gerenciar usuários com relatórios de segurança, autenticação e uso baseados em funções.

 

Automação de processos com o AppSheet

O AppSheet é apresentado como uma plataforma sem código, mas isso não significa que para os desenvolvedores não haja oportunidades de codificação. As automações da plataforma permitem criar e chamar webhooks, bem como incorporar funções do Google Apps Script.

Além disso, o AppSheet provê conectividade a vários serviços do Google e outras bases de dados por meio de conectores. É possível usar seu aplicativo AppSheet fora das automações, por exemplo, respondendo a eventos externos ou incorporando fontes de dados personalizadas. E o melhor: o AppSheet possui sua própria API para gerenciar aplicativos, que inclui operações CRUD (criar, ler, atualizar e excluir) para tabelas e ações de acionamento.

Processamento de documentos inteligente: utilize o Document AI do Google Cloud para extrair automaticamente os dados de fontes não estruturadas, como, por exemplo, PDFs de faturas e fotos de recibos e comprovantes, para executar os processos com mais eficiência.

Eventos de alteração de dados: crie bots para detectar alterações em dados em conjunto com fontes externas, como Planilhas Google e Salesforce, para acionar processos e aprovações.

Modularidade: configure bots de automação a partir de componentes completamente reutilizáveis: eventos, processos e tarefas.

Conectividade fluida: utilize APIs, fontes de dados, webhooks e software legado ou use a exportação de dados para exportar, fazer backup ou sincronizar dados de aplicativos com plataformas externas. 

Crie aplicativos no AppSheet usando a assistência do Duet AI: com o Duet AI, um colaborador com tecnologia de IA no AppSheet, é possível criar um aplicativo descrevendo sua ideia usando linguagem natural. Por exemplo, fornecendo ao Duet AI uma descrição de um aplicativo que gerencia inspeções de instalações, o Duet AI retornará um cartão de aplicativo que poderá ser utilizado para projetar o aplicativo de inspeção final.

Agora que você já conhece os benefícios do AppSheet, utilize o poder desta plataforma para economizar tempo para suas equipes e destravar a criação de apps sem código. Fale com os especialistas da Geoambiente para começar a utilizar este poderoso recurso do Google Cloud!

 

image-2

Geoambiente é Parceira Premier do Google e oferecemos vantagens para nossos clientes ao adquirir o Google Workspace, com um time técnico disponível para auxiliar na migração dos dados com segurança e metodologia que visa gerar o menor impacto ao seu time e operação.

Somos certificados e atualizados sobre todos os lançamentos, tecnologias e recursos do Google Workspace para que a sua empresa utilize as ferramentas de colaboração e reduza custos operacionais.

 

Fale com os nossos especialistas em Google Workspace

Sobre o(a) autor(a)

Tiago Pinheiro

Analista de Sistemas Sênior
Especialista em análise e desenvolvimento de sistemas GIS. Formação em Ciências da Computação e certificação Professional Cloud DevOps Engineer.

Deixe um Comentário