Cerca de um quarto da população mundial não possui um endereço oficial. Sem ele, essas pessoas não conseguem fazer compras online e recebê-las em casa ou até mesmo não são capazes de informar sua localização com precisão em situações de emergência para receber ajuda dos bombeiros ou de uma ambulância.
Para solucionar esse problema comum, o Google criou os Plus Codes. São endereços digitais bem simples baseados em coordenadas de latitude e longitude. Por meio deles, é possível encontrar qualquer lugar, seja uma residência em um bairro periférico, um comércio em uma rua sem nome ou uma casa em uma zona rural distante.
Por meio das APIs da Plataforma Google Maps, as empresas que realizam entregas ou serviços públicos como, bombeiros e polícia, podem utilizar os Plus Codes para localizar qualquer usuário e chegar a qualquer localidade.
Plus Codes: como funcionam?
A solução de endereçamento digital de código aberto gratuita do Google cria um código alfanumérico, geralmente associado a uma cidade. Dessa forma, um Plus Code é um código simples, que pode estar associado a uma cidade. Por exemplo, o Plus Code do posto de salvamento de uma das praias mais movimentadas do país é 2RG7+39, Copacabana, Rio de Janeiro.
Esse código funciona como um endereço tradicional, mas sem o nome da rua e do número da casa ou prédio. Para obtê-lo, basta abrir o Google Maps e clicar no ponto azul para que o código seja informado. Em seguida, você pode compartilhá-lo com qualquer pessoa, como se fosse um número de telefone. Também é possível descobrir o Plus Code de qualquer lugar ao clicar e segurar em um ponto do Maps ao colocar um alfinete e, então, obter o código daquele local específico.
Além de serem gratuitos e únicos, esses identificadores digitais estão disponíveis offline. Também podem ser impressos em cartazes e placas para orientar entregadores ou visitantes
Um recurso valioso para empresas de delivery e logística
Imagine quantas entregas acabam não sendo realizadas devido a endereços incorretos ou imprecisos. Por conta de sua precisão, os Plus Codes podem reduzir essas falhas e também diminuir os custos com retrabalhos e deslocamentos desnecessários para localizar o consumidor. E, ainda, oferecem uma experiência “sem toque” e “sem ligação” para os usuários.
Os Plus Codes são suportados pelas APIs da plataforma do Google Maps, incluindo Place Autocomplete, Place Details, Directions e Geocoding. Vamos ao exemplo de pesquisas que usam geocodigicação reversa que incluem Plus Codes. Os resultados dessas pesquisas trazem o valor “plus_code” e um valor “CASA” para a “location_type’ da propriedade (tipo de localização) e são bem fáceis de serem filtrados.
Suponha que um aplicativo de delivery ou site de e-commerce solicite que o usuário, no momento do check-out, insera um alfinete para determinar um local de entrega no Maps. Ele pode usar o Plus Code para este local se não houver um resultado próximo com um endereço tradicional.
Esse código também pode ser utilizado da mesma forma que as coordenadas de latitude e longitude são aplicadas das funcionalidades da Plataforma Google Maps, como inserir um endereço de destino na barra de pesquisa do Place Autocomplete ou solicitar uma rota na Directions API.
Além disso, eles são fáceis de soletrar ou de escrever/digitar e podem ser inseridos em campos de endereço de outras APIs da plataforma do Google Maps para fornecer um mecanismo de endereçamento consistente para a empresa. Assim, os Plus Codes permitem a qualquer negócio oferecer a qualquer usuário de qualquer parte do mundo a possibilidade de receber entregas e encomendas.
No fim das contas, esses códigos são tratados pelos sistemas das companhias da mesma maneira que um endereço tradicional graças às APIs da Plataforma Google Maps. Os Plus Codes, sobretudo, ajudam a promover a inclusão e acessibilidade, e ainda aumentam a capacidade das organizações de expandirem suas operações para qualquer localidade.